Plano de Aula

Plano de aula: Problemas com perímetros e áreas

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Samara Cintia Pinho de Moraes

Mentor: Fabio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.

Objetivos específicos

  • Dar significado às medidas de perímetro e área, a partir de situação problema que possibilite comparações entre essas duas grandezas.

Conceito-chave

Perímetro e área de figuras planas.

Recursos necessários

  • Caderno,
  • Lápis e borracha,
  • Papel quadriculado,
  • Lápis de cor,
  • Papel sulfite para fotocópias.




Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Dar significado às medidas de perímetro e área, a partir de situação problema que possibilite comparações entre essas duas grandezas.
Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Propósito: Trata-se de um resumo da proposta para apoiar o professor na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Fazer leitura compartilhada com os alunos

Discuta com a turma:

  • O que é perímetro e área?
  • Qual a diferença entre os dois?