Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Problemas com perímetros e áreas
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Samara Cintia Pinho de Moraes
Mentor: Fabio Menezes da Silva
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.
Objetivos específicos
- Dar significado às medidas de perímetro e área, a partir de situação problema que possibilite comparações entre essas duas grandezas.
Conceito-chave
Perímetro e área de figuras planas.
Recursos necessários
- Caderno,
- Lápis e borracha,
- Papel quadriculado,
- Lápis de cor,
- Papel sulfite para fotocópias.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Dar significado às medidas de perímetro e área, a partir de situação problema que possibilite comparações entre essas duas grandezas.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Fazer leitura compartilhada com os alunos
Discuta com a turma:
- O que é perímetro e área?
- Qual a diferença entre os dois?