Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: O cálculo mental e a divisão
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fluência em cálculo mental com as quatro operações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Paula Gilves
Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
Complemento da habilidade (EF05MA07) - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Objetivos específicos
- Desenvolver estratégias de cálculo mental em operações do campo multiplicativo, através de estimativas.
Conhecimento Prévio
Sistema de numeração decimal e tabuada.
Conceito-chave
Cálculo Mental
Recursos necessários
- Lousa e giz
- Cópia das atividades
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Desenvolver estratégias de cálculo mental em operações do campo multiplicativo, através de estimativas.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam..
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que na aula de hoje não terão apenas que realizar cálculos mentalmente, terão que compartilhar como pensaram para a realização dos mesmos.
Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.
Discuta com a turma:
- É possível fazer conta sem utilizar lápis e papel? Como? (Aqui certamente dirão que pode-se utilizar calculadoras e outros materiais concretos)
- E se não pudermos utilizar nada disso, dá pra fazer conta? Como?
- Alguém quer nos contar como resolveria uma conta sem utilizar esses materiais?
Retomada
Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que na aula de hoje não terão apenas que realizar cálculos mentalmente, terão que compartilhar como pensaram para a realização dos mesmos.
Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.
Discuta com a turma:
- Alguém já precisou fazer um cálculo mental?
- Qual era a situação?
- Como você pensou?
Retomada
Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que nas atividades não terão apenas que realizar cálculos mentalmente, terão que compartilhar como pensaram para a realização dos mesmos. Professor, durante a realização desse plano, será muito importante que o aluno compartilhe, em todos as propostas, como pensou e que estratégias utilizou.
Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.
Discuta com a turma:
- Vocês concordam com o raciocínio de Mariana?
- Como vocês pensaram?
Atividade principal
Tempo sugerido: (slides 6 e 7) = 20 minutos
Orientações: Nesta etapa, após separar a turma em duplas ou trios (ficando a critério do professor) considerando os saberes que cada um possui, de modo que esses saberes sejam próximos, ou um aluno irá calcular e o outro ficará apenas observando, explique aos alunos que na atividade de hoje terão que utilizar o cálculo mental e, em seguida, socializar com o professor e os amigos como pensou e quais estratégias utilizou para chegar ao resultado obtido. Faça a leitura compartilhada deste slide, garantindo que todos alunos compreendam a proposta. Explique que, deverão pensar em parceria do/s amigo/s da dupla/trio e, pensar no cálculo da divisão não como o algoritmo convencional, mas com estratégias que facilitem sua resolução sem o uso de materiais concretos.
Professor, você pode projetar ou imprimir esse slide para que os alunos acompanhem a leitura do mesmo. Uma estratégia de leitura bem interessante no caso de comandas como essa, seria, a medida que forem lendo, ir selecionando/grifando as informações mais relevantes para a resolução da situação.
Propósito: Compreender a comanda da atividade para resolvê-la com autonomia.
Discuta com a turma:
- Alguma dúvida até aqui?
Materiais complementares
Atividade principal
Tempo sugerido: (slides 6 e 7) = 20 minutos
Orientações: Professor, entregue para cada dupla/trio uma cópia deste slide. Retome oralmente a proposta do slide anterior, para certificar-se que os alunos compreenderam o que foi solicitado.
Lembre-se de garantir que os saberes das duplas/trios sejam próximos para que os alunos se ajudem durante a resolução da proposta. Retome que deverão trabalhar em parceria do/s amigo/s da dupla/trio e, pensar no cálculo da divisão não como o algoritmo convencional, mas com estratégias que facilitem sua resolução sem o uso de materiais concretos.
Vá circulando pela sala observando e intervindo nas duplas/trios com questionamentos como: “Vocês podem me explicar como pensaram para chegar a esse resultado?” “Será que não haveria uma outra forma de chegar a esse mesmo valor?”. Professor, durante sua observação e intervenção, vá selecionando alguns alunos para compartilharem com os demais as estratégias utilizadas para que garanta diferentes estratégias de resolução da operação.
Propósito: Criar estratégia para o cálculo mental da divisão, sendo capaz de utilizá-la dentro e fora do ambiente escolar.
Discuta com a turma:
- Vamos observar como alguns alunos pensaram. (Chamar à lousa os alunos que você selecionou previamente, de modo a garantir estratégias diferenciadas de resolução. Enquanto eles compartilham com os amigos como pensaram, é interessante que vá registrando na lousa a medida que verbaliza, de modo que todos possam compreender seu raciocínio.)
- Alguém pensou diferente?
- Todos chegaram aos mesmos valores?
Materiais complementares
Resolução da Atividade Principal
Atividade principal
Tempo sugerido: (slides 6 - 8) = 20 minutos
Orientações: Ainda em duplas ou trios (ficando a critério do professor) considerando os saberes que cada um possui, de modo que esses saberes sejam próximos, ou um aluno irá calcular e o outro ficará apenas observando, explique aos alunos que nesta atividade também erão que utilizar o cálculo mental e, em seguida, socializar com o professor e os amigos como pensou e quais estratégias utilizou para chegar ao resultado obtido. Faça a leitura compartilhada deste slide, garantindo que todos alunos compreendam a proposta. Explique que, deverão pensar em parceria do/s amigo/s da dupla/trio e, pensar no cálculo da divisão não como o algoritmo convencional, mas com estratégias que facilitem sua resolução sem o uso de materiais concretos.
Professor, você pode projetar ou imprimir esse slide para que os alunos acompanhem a leitura do mesmo. Uma estratégia de leitura bem interessante no caso de comandas como essa, seria, a medida que forem lendo, ir selecionando/grifando as informações mais relevantes para a resolução da situação.
Propósito: Compreender a comanda da atividade para resolvê-la com autonomia.
Discuta com a turma:
- Alguma dúvida até aqui?
Materiais complementares
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 9 - 14) = 15 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana na resolução da mesma situação.
Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
- Alguém utilizou a mesma estratégia de Mariana na resolução desta operação?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 8 - 14) = 15 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana na resolução da mesma situação.
Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
- Alguém utilizou a mesma estratégia de Mariana na resolução desta operação?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 8 - 14) = 15 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana na resolução da mesma situação.
Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
- Alguém pensou como Mariana na resolução desta operação?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 8 - 14) = 15 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana na resolução da mesma situação.
Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- A Mariana e o Bruno utilizaram formas diferentes de calcular a mesma operação. Quem acertou?
- Alguém saberia nos explicar as estratégias utilizadas por Bruno e por Mariana na resolução desta operação?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 9 - 14) = 15 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana na resolução da mesma situação.
Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
- Alguém utilizou a mesma estratégia de Mariana na resolução desta operação?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 9 - 14) = 15 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas por Mariana na resolução da mesma situação.
Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
- Alguém utilizou a mesma estratégia de Mariana na resolução desta operação?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que após a discussão pode-se concluir que o cálculo mental é mais uma estratégia para facilitar nosso dia a dia, mas que é preciso pensar em estratégias, como a decomposição por exemplo para facilitar os cálculos. Deve frisar que, no cálculo mental, o importante é chegar ao resultado correto e não acabar primeiro. Professor, você pode projetar, imprimir ou até passar na lousa o conteúdo deste slide.
Propósito: Socializar a importância do cálculo mental e da necessidade de saber utilizá-los adequadamente no dia a dia.
Discuta com a turma:
- O que aprendemos na aula de hoje?
Raio x
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade e a realizem individualmente. Circule pela sala e questione alguns alunos para saber como estão pensando durante a realização da atividade proposta. Em seguida, socialize a resolução com os alunos. Professor, neste momento é interessante pedir que alguns alunos (escolhidos por você enquanto circulava pela sala e os observava na realização da proposta), expliquem aos colegas como pensaram ao fazer a atividade. Muitas vezes, as dúvidas de algumas crianças são sanadas em correções coletivas como essa.
O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um para possíveis ajustes de uma próxima aula.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outra situação, avaliando os conhecimento sobre cálculo mental, utilizando estimativa.
Discuta com a turma:
- De onde deve partir meu raciocínio para calcular essas operações mentalmente?
Materiais complementares
Resolução da atividade complementar
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_02NUM04
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal e Discussão das soluções
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Caso a aula ocorra de forma síncrona em alguma plataforma que possibilite a interação com os alunos, verbalize as instruções propostas e, posteriormente, proponha uma discussão/reflexão sobre como os alunos realizaram os cálculos mentalmente. Caso a aula ocorra de forma assíncrona você pode compartilhar com os alunos as instruções em formato de texto ou enviar um áudio para a turma.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma os problemas presentes nesta atividade e solicite que tentem resolvê-los. Solicite que os alunos reproduzam em seus cadernos a tabela da Atividade 1. Você pode enviar as imagens dos slides ou enviar o documento com as atividades, você o encontra aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2MUZAwhHWmqddCUkhhC4ReGe6RgHTXyQYZBqAWP2xMmE32M6Dqr4FuHm8Ztt/ativaula-mat5-02num04.pdf. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes poderão enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.
Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma a resolução da atividade e utilize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar a reflexão dos problemas. Deixar para os alunos a leitura e interpretação dos slides dessa etapa da aula pode confundi-los. Então, caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, sugerimos que você verbalize cada etapa da resolução mostrando um slide por vez. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona você pode gravar um vídeo mostrando os slides e refletindo as etapas dos cálculos.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre estratégias para realizar cálculo mental. Proponha que eles realizem uma brincadeira com seus familiares com cálculo mental. Alguém pode ficar responsável por indicar uma operação de adição ou subtração e a pessoa que indicar mais rapidamente a resposta correta marca pontos. Caso a pessoa erre o resultado ela perde pontos. O integrante da família que estiver indicando as operações pode conferir os resultados utilizando uma calculadora.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Paula Gilves
Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
Complemento da habilidade (EF05MA07) - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Objetivos específicos
- Desenvolver estratégias de cálculo mental em operações do campo multiplicativo, através de estimativas.
Conhecimento Prévio
Sistema de numeração decimal e tabuada.
Conceito-chave
Cálculo Mental
Recursos necessários
- Lousa e giz
- Cópia das atividades