Plano de Aula

Plano de aula: Medindo com precisão

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Relação entre as unidades de medida de massa, capacidade e comprimento

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alexandre Tolentino de Carvalho

Mentor: Fábio Menezes da Silva.

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF05MA19 - Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.



Objetivos específicos

Estabelecer relações entre unidades de medidas padrão e sua milésima parte.  

Realizar transformações entre unidades de medidas de mesma grandeza por meio de divisões ou multiplicações.

Conceito-chave

Transformações entre unidades de medida de mesma grandeza.

Recursos necessários

  • Lápis;
  • borracha;
  • caderno;
  • régua;
  • copos descartáveis de vários tamanhos: 100 ml, 200 ml, 400 ml;
  • garrafas de refrigerante de vários tamanhos: 2 L, 600 ml;
  • objetos de medição (régua, trena, balança, jarra ou copo graduado).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Estabelecer relações entre unidades de medidas padrão e sua milésima parte.  

Realizar transformações entre unidades de medidas de mesma grandeza por meio de divisões ou multiplicações.