Plano de Aula

Plano de aula: Medindo com precisão

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Relação entre as unidades de medida de massa, capacidade e comprimento

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alexandre Tolentino de Carvalho

Mentor: Fábio Menezes da Silva.

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

EF05MA19 - Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.



Objetivos específicos

  1. Relacionar tipos de grandezas e unidades de medidas aos tamanhos e quantidades dos objetos primando pela precisão da medida.
  2. Compreender os submúltiplos de uma medida padrão como fatores essenciais na busca por mensurações precisas.
  3. Familiarizar-se com algumas medidas do cotidiano.



Conceito-chave

Relações entre unidades de medida de mesma grandeza.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno, régua, objetos do cotidiano (caixas, embalagens, sapato, latas), régua, barbante e ripas de madeira.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Relacionar tipos de grandezas e unidades de medidas aos tamanhos e quantidades dos objetos primando pela precisão da medida.
  2. Compreender os submúltiplos de uma medida padrão como fatores essenciais na busca por mensurações precisas.
  3. Familiarizar-se com algumas medidas do cotidiano.



Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.