Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Jogando no plano cartesiano
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Divertindo-se com o plano cartesiano
Descrição
Sobre o plano - MAT5_15GEO03 - Jogando no plano cartesiano
Autor: Luciene Vaz de Brito Vargas
Mentor: Paula Massi Reis Pires
Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF05MA14; Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.
EF05MA15; Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos, no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros
Objetivos específicos
Realizar o jogo Campo Minado para auxiliar na compreensão do Plano Cartesiano.
Conceito-chave
Plano cartesiano
Coordenadas cartesianas
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Lápis, borracha, régua.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Realizar o jogo Campo Minado para auxiliar na compreensão do Plano Cartesiano.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo previsto: 2 minutos.
Orientação ao Professor: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.