Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula propondo os questionamentos. Retome com os alunos a ideia de que a probabilidade de um evento ocorrer é determinada pelo número de casos favoráveis ao evento em relação ao total de resultados possíveis. Relembre que há várias formas de representá-la, entre elas as frações. Indique a possibilidade de expressar a probabilidade por meio de uma fração irredutível, ou de inúmeras frações equivalentes aos resultados obtidos.
Cite situações do cotidiano, ou pergunte-lhes sobre como saber qual qual a probabilidade de alguém ganhar um prêmio em um sorteio ou em um lançamento de moeda, entre outras.
Propósito: Retomar o conceito de probabilidade em sua forma fracionária.
Discuta com a turma:
- A quantidade de números pares e ímpares é a mesma?
- Podemos representar de outra forma essa probabilidade?
- Sempre é necessário simplificar a fração para compará-la a outra?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Projete ou leia a situação problema para seus alunos, você também poderá entregá-la de forma impressa. Possibilite que os alunos analisem a situações e as possíveis forma de compor a quantidade de pontos indicada na situação. Solicite que a turma registre as soluções de diferentes formas e que indiquem a probabilidade na forma fracionária.
Propósito: Identificar a probabilidade de atingir a pontuação do jogo e indicá-la na forma fracionária.
Discuta com a turma:
- Há somente uma forma de compor 40 pontos ?
- A ordem dos pontos obtidos em cada lançamento indica possibilidades diferentes?
- Qual o menor e o maior resultado possível nesse jogo?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de Intervenção
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 7)
Orientação: Explore inicialmente as soluções apresentadas pela turma. Você pode solicitar que um ou mais alunos registre a solução encontrada na lousa, antes de apresentar as estratégias dos slides. Conduza a leitura dos slides, explicando que é necessário identificar qual espaço amostral para esse evento. Para determinar esse número os alunos também poderão encontrar outras estratégias. Em seguida, discuta com a turma quais das possibilidades compõe o resultado 40 na soma dos pontos em cada lançamento, permita que discutam se a ordem dos lançamentos compõe possibilidades diferentes e se isso altera a indicação da resposta desse problema.
Propósito: Apresentar as diferentes propostas de resolução, analisando o espaço amostral e a quantidade de casos favoráveis para determinar a probabilidade na forma fracionária.
Discuta com a turma:
- É possível determinar o espaço amostral desse evento sem levantar todas as possibilidades? Como?
- A ordem dos pontos obtidos em cada lançamento compõe diferentes possibilidades?
- Existem composições que podem ser descartadas inicialmente? Por quê?
- Qual a maior pontuação que pode ser obtida nesse jogo?
- É possível obter 40 pontos com um número diferente de lançamentos?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 7)
Orientação: Explore inicialmente as soluções apresentadas pela turma. Você pode solicitar que um ou mais alunos registre a solução encontrada na lousa, antes de apresentar as estratégias dos slides. Conduza a leitura dos slides, explicando que é necessário identificar qual espaço amostral para esse evento. Para determinar esse número os alunos também poderão encontrar outras estratégias. Em seguida, discuta com a turma quais das possibilidades compõe o resultado 40 na soma dos pontos em cada lançamento, permita que discutam se a ordem dos lançamentos compõe possibilidades diferentes e se isso altera a indicação da resposta desse problema.
Propósito: Apresentar as diferentes propostas de resolução, analisando o espaço amostral e a quantidade de eventos favoráveis para determinar a probabilidade na forma fracionária.
Discuta com a turma:
- É possível determinar o espaço amostral desse evento sem levantar todas as possibilidades? Como?
- A ordem dos pontos obtidos em cada lançamento compõe diferentes possibilidades?
- Existem composições que podem ser descartadas inicialmente? Por quê?
- Qual a maior pontuação que pode ser obtida nesse jogo?
- É possível obter 40 pontos com um número diferente de lançamentos?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5 a 7)
Orientação: Explore inicialmente as soluções apresentadas pela turma. Você pode solicitar que um ou mais alunos registre a solução encontrada na lousa, antes de apresentar as estratégias dos slides. Conduza a leitura dos slides, explicando que é necessário identificar qual espaço amostral para esse evento. Para determinar esse número os alunos também poderão encontrar outras estratégias. Em seguida, discuta com a turma quais das possibilidades compõe o resultado 40 na soma dos pontos em cada lançamento, permita que discutam se a ordem dos lançamentos compõe possibilidades diferentes e se isso altera a indicação da resposta desse problema.
Propósito: Apresentar as diferentes propostas de resolução, analisando o espaço amostral e a quantidade de eventos favoráveis para determinar a probabilidade na forma fracionária.
Discuta com a turma:
- É possível determinar o espaço amostral desse evento sem levantar todas as possibilidades? Como?
- A ordem dos pontos obtidos em cada rodada compõe diferentes possibilidades?
- Existem composições que podem ser descartadas inicialmente? Por quê?
- Qual a maior pontuação que pode ser obtida nesse jogo?
- É possível obter 40 pontos com um número diferente de rodadas?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos a ideia de que a probabilidade de um determinado evento ocorrer é determinada pela razão entre o número de casos favoráveis em relação ao total de resultados possíveis. Retome os exemplos apresentados na aula, relembrando as representações fracionárias utilizadas, a comparação de frações e os momentos em que foi necessário determinar as frações equivalentes ou reduzi-las.
Propósito: Retomar as ideias centrais da aula sobre o conceito de probabilidade e sua forma de representação fracionária.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Apresente a situação e peça que os estudantes pensem nas possibilidades de resposta a esta questão. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Auxiliar os alunos a comparar a probabilidade de ocorrência de um evento, representando-a de forma fracionária.
Discuta com a turma:
- Como podemos determinar a probabilidade de Carolina ser escolhida?
- É possível determinar quem possui mais chances de ser escolhido?
- De que forma podemos representar essa probabilidade?
- É possível tornar irredutível a fração que representa a probabilidade de ocorrência desse evento?
Materiais complementares para impressão:
Atividade de Raio X
Resolução do Raio X
Atividade Complementar
Resolução da Atividade Complementar