Resumo da aula
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 08 minutos.
Orientações: Mostre o slide ou desenhe o exemplo na lousa e faça as perguntas descritas.
- Comece a aula fazendo estas questões aos alunos para sondar o conhecimento da turma sobre o tema;
- Veja se todos compreenderam bem o enunciado da questão apresentada;
- reforce para a turma o conceito de combinação;
- Explique um pouco sobre tabela de dupla entrada;
- Explique um pouco sobre a árvore de possibilidades;
- Veja se todos os alunos já entendem bem acerca deste tema;
- Mostre que nesse exemplo o objetivo é listar todas as possibilidades possíveis de combinação dessas 03 letras, ou seja, a combinação das letras não precisa ter significado;
- Dê atenção a todos os alunos para que nenhum fique de fora de processo de ensino-aprendizagem.
- Incentive a interação entre a turma, de maneira que, os alunos que têm mais facilidade em resolver o problema, ajudar aos que estão com dificuldade;
- Espera-se que o aluno apresente argumentos sobre o que ele entende por contagem e apresente argumentos sobre as estratégias que ele utiliza: listagem, árvore de possibilidades, tabela de dupla entrada, diagramas.
Propósito: Mostrar aos alunos que a partir da interação entre eles é possível dinamizar o processo de ensino-aprendizagem.
Discuta com a turma:
- Que informações você precisa para resolver o problema?
- Como definir a estratégia para solucionar problemas de contagem?
- Qual é a melhor estratégia para listar todas as combinações sem repetir ou esquecer de nenhuma?
Atividade principal (Slides 4 e 5)
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações:
- Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos;
- Explique aos aluno que eles devem utilizar os conhecimentos e estratégias que já conhecem para resolver as duas questões.
- Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo;
- Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias;
- Após o tempo necessário para a resolução do problema, peça que os alunos apresentem as suas soluções;
- Oriente aos alunos para preencher a tabela seguindo a ordem de combinações já fornecidas.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema e dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual a melhor estratégia para resolver as questões?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal (Slides 4 e 5)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
- Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos;
- Explique aos aluno que eles devem utilizar os conhecimentos e estratégias que já conhecem para resolver as duas questões.
- Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo;
- Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias;
- Após o tempo necessário para a resolução do problema, peça que os alunos apresentem as suas soluções;
- Oriente aos alunos para preencher a tabela seguindo a ordem de combinações já fornecidas.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema e dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual a melhor estratégia para resolver as questões?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 06 minutos.
Orientação: Peça aos alunos para compartilharem suas estratégias e explicar como pensaram para resolver. Você pode escolher algumas duplas para apresentar suas soluções e estratégias usadas para montar preencher a tabela e resolver as questões.
Discuta com a turma: Provoque os seguintes questionamentos para a turma.
- O que você acha sobre os modos de soluções de seus colegas?
- Qual a diferença entre o seu método de resolução e a dos seus colegas?
Propósito: Promover interação entre os alunos e apresentar as estratégias adotadas para elaborar o problema e finalizar a árvore de possibilidades.
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Encerre apresentando aos estudantes como resolver problemas de contagem pode ser fácil.
Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos na aula.
Discuta com a turma: Como identificar a melhor estratégia para resolver o problema em questão.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes digam em voz alta alguns caminhos que podem seguir para resolvê-la. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
- Explique aos alunos que é para fazer combinação entre os números dos dados (1 a 6) e as faces da moeda (Cara e Coroa).
Propósito:
- Deixar que o processo de ensino aprendizagem ocorra através da maior interação que esta atividade propõe entre aluno e professor;
- Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.
- Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação entre algumas porcentagens e suas frações equivalentes.
Discuta com a turma:
- Depois de tudo o que vimos nesta aula, qual a forma mais prática para resolver este problema?
- Existe outra forma de resolver este problema?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar