Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Entrando nos eixos (de simetria)
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Figuras bidimensionais: elementos e relações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Autora: Olenêva Sanches Sousa
Mentora: Paula Massi Reis Pires
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF05MA17: Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.
Objetivos específicos
- Retomar a característica da simetria e do eixo de simetria de figuras geométricas;
- Reconhecer figuras planas simétricas e seus eixos de simetria.
- Discutir, coletivamente, imagens de figuras simétricas e seus eixos de simetria.
- Pontuar a característica principal de simetria de uma figura geométrica.
- Reconhecer figuras que admitem e não admitem eixos de simetria, identificando os seus eixos.
Conceito-chave
Eixo de simetria de figuras geométricas
Recursos necessários
Recursos materiais docentes:
- Quadro e pincel;
- Computador, impressora e internet;
- Atividades impressas (uma cópia por estudante);
- Papel pardo (retângulos de igual tamanho para todos os grupos);
- Cartolina ou similar colorida (pedaços para serem construídos os elementos do ambiente social);
- Material de desenho para lousa (compasso, transferidor, esquadro, régua);
- Cronômetro.
Recursos materiais discentes:
- Lápis;
- Borracha;
- Papel pardo para a base da composição;
- Cartolina ou similar colorida para construção dos elementos;
- Papel;
- Lápis de cor;
- Régua;
- Esquadro;
- Transferidor;
- Compasso;
- Cola;
- Canetas esferográficas/hidrográficas coloridas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Retomar a característica da simetria e do eixo de simetria de figuras geométricas;
- Reconhecer figuras planas simétricas e seus eixos de simetria.
- Discutir, coletivamente, imagens de figuras simétricas e seus eixos de simetria.
- Pontuar a característica principal de simetria de uma figura geométrica.
- Reconhecer figuras que admitem e não admitem eixos de simetria, identificando os seus eixos.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.”
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.