Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Entra volume, sai capacidade
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medição do volume de cubo e paralelepípedo
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alexandre Tolentino de Carvalho
Mentor: Fábio Menezes da Silva.
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF05MA21 - Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos e medir volumes por meio de empilhamento de cubos, utilizando, preferencialmente, objetos concretos.
Objetivos específicos
- Calcular correspondência entre volume e capacidade por meio de deslocamento de líquidos.
- Relacionar centímetro cúbico com milímetro cúbico.
Conceito-chave
Correspondência entre volume e capacidade.
Recursos necessários
- Lápis,
- Borracha,
- Caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Calcular correspondência entre volume e capacidade por meio de deslocamento de líquidos.
- Relacionar centímetro cúbico com milímetro cúbico.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.