Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: O foco deste momento é esclarecer ao alunos os conceitos que serão aprofundados na aula.
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Pretende-se com esse momento da aula retomar a discussão a respeito da operação da multiplicação entre um número decimal e um número inteiro, assim como analisar a estrutura básica de um problema matemático.
Solução:
A solução para o problema é: 1,25 x 7 = 8,75; Ela receberá R$ 8,75.
Propósito: Rever alguns conceitos que o aluno já deve ter construído, a partir da resolução coletiva do problema proposto. Dessa forma sugerimos alguns questionamentos que podem ajudar na retomada dos referidos conceitos.
Discuta com a turma:
- O que está sendo informado no problema?
- Qual é a pergunta do problema?
- Poderíamos resolver o problema utilizando a operação da adição? Justifique.
- Você concorda com um aluno que resolveu o problema utilizando a operação da multiplicação?
- Vamos refletir: Como o problema apresenta a repetição de um mesmo valor por um certa quantidade de vezes, portanto a operação a qual está relacionada é a multiplicação.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: A atividade principal será realizada em três momentos: atividade 1, atividade 2 e atividade 3.
Na primeira parte, vamos elaborar um problema matemático utilizando imagens. Na segunda, vamos montar um problema matemático utilizando partes de um texto. Na última parte, construiremos e resolveremos um problema matemático, coletivamente.
Propósito: Utilizar as representações como instrumento facilitador para a produção textual, ou seja, para elaborar um problema matemático.
Discuta com a turma:
- O que o texto que você montou quer dizer? Qual é a principal mensagem?
- Como você resolveria esse problema?
- A forma como você montou o texto favorece a compreensão do mesmo?
- Esta é a melhor forma de organizar este texto? Será que haveria outra?
- Observe a construção do colega ao lado, você compreendeu o problema que ele montou?
Materiais complementares
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Indicação de leitura complementar:
Leia a matéria “Problemas matemáticos sem problemas”, indicada no link abaixo. A matéria apresenta uma reflexão a respeito da dificuldade dos alunos para compreenderem os enunciados dos problemas, assim como propõe estratégias para o trabalho de compreensão e resolução de problemas matemáticos.
https://novaescola.org.br/conteudo/2730/problemas-matematicos-sem-problemas
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: É interessante levar o aluno a perceber a coerência da montagem, assim como da sua estrutura. E para isso alguns questionamentos podem contribuir.
A atividade consiste na organização de um problema de matemático, já elaborado, que foi apresentado de forma desorganizada. O objetivo é levar o aluno a perceber a importância e a necessidade de coerência e de uma certa lógica ao construir um texto. Além de perceber elementos ortográficos e suas respectivas funções e relevâncias dentro de um texto.
Propósito: Proporcionar continuidade ao trabalho de elaboração de problemas utilizando outras estratégias de produção textual, neste caso organização de fragmentos de situações problemas.
Discuta com a turma:
- Ao ler o texto que você organizou, você consegue compreender o problema?
- Qual é a informação principal?
- Qual é a pergunta principal?
- Esta é a melhor forma de organizar este texto? Será que haveria outra?
- Observe a construção do colega ao lado, você concorda?
- Qual é a solução de cada problema que você organizou?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: É interessante levar o aluno a perceber a coerência da montagem, assim como da sua estrutura. E para isso alguns questionamentos podem contribuir.
A atividade propõe o exercício de elaboração de um problema matemático levando-se em consideração os principais aspectos de um problema, além de resolvê-lo. Esta atividade deve ser realizada coletivamente, com a condução do professor no quadro, mediante a informação dada, ressaltando que esta informação apenas norteará o assunto da situação que será construída, mas o aluno pode atribuir valores ao litro de gasolina, tanto antes quanto após o aumento e outras problematizações também.
Propósito: Proporcionar continuidade ao trabalho de elaboração de problemas utilizando outras estratégias de produção textual.
Discuta com a turma:
- Ao ler informação dada, você consegue imaginar uma situação problema?
- Qual é a informação que não pode faltar no problema?
- Qual pode ser a pergunta principal?
- Esta é a melhor forma de organizar este texto? Será que haveria outra?
- Qual é a solução de cada problema que você organizou?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas.
Propósito: Discutir, coletivamente, algumas das possibilidades de resposta.
Discuta com a turma:
- Quais foram as dificuldades para a realização da atividade?
- Vamos trocar as colagens como colega do lado para ele possa resolver o problema que você criou. Agora, confira a estratégia de solução que seu colega utilizou. Ela responde ao problema que você elaborou?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas.
Propósito: Discutir, coletivamente, algumas das possibilidades de resposta.
Discuta com a turma:
- Quais foram as dificuldades para a realização da atividade?
- Vamos trocar as colagens como colega do lado para ele possa resolver o problema que você criou. Agora, confira a estratégia de solução que seu colega utilizou. Ela responde ao problema que você elaborou?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas.
Propósito: Discutir, coletivamente, algumas das possibilidades de resposta.
Discuta com a turma:
- Quais foram as dificuldades para a realização da atividade?
- Vamos trocar as colagens como colega do lado para ele possa resolver o problema que você criou. Agora, confira a estratégia de solução que seu colega utilizou. Ela responde ao problema que você elaborou?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: O momento de discussão das soluções é para a exploração das propostas de elaboração e de resolução apresentadas pelo aluno. É importante destacar que a ênfase deve ser dada ao processo e não ao resultado final, apenas.
Propósito: Discutir, coletivamente, algumas das possibilidades de resposta.
Discuta com a turma:
- Quais foram as dificuldades para a realização da atividade?
- Vamos trocar as colagens como colega do lado para ele possa resolver o problema que você criou. Agora, confira a estratégia de solução que seu colega utilizou. Ela responde ao problema que você elaborou?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: No encerramento faz-se necessário sintetizar os principais pontos de discussão que estejam associados ao objetivo da aula.
Propósito: O objetivo deste momento da aula é enfatizar os principais aspectos discutidos.
Discuta com a turma:
- Quais os elementos que não podem faltar ao elaborar um problema?
- Em qual contexto do problema devemos utilizar a operação da multiplicação?
- Quais foram as dificuldades em elaborar problemas que envolvessem números decimais?
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Essa atividade pretende de forma objetiva identificar o nível de articulação entre os conceitos discutidos na aula para a elaboração de um problema.
Propósito: O objetivo deste momento da aula é identificar a habilidade do aluno em articular as ideias de forma coerente para a elaboração de um problema que envolva a multiplicação de um número natural por um número decimal.
Discussão com a turma:
- Qual foi a principal dificuldade que você encontrou para elaborar o problema?
- O problema que você criou pode ser resolvido por outra operação? Qual?
Materiais complementares
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar