Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia o conteúdo do balão com alunos e discuta com eles quais são as possíveis formas de dividir 12 figurinhas entre duas crianças. Possivelmente eles dirão que podemos dar 6 figurinhas para cada uma pensando em uma divisão equitativa. Questione se existem outras possibilidades de divisão que não seja em partes iguais. Deixe que eles expressem suas opiniões e depois mostre que podemos dividir de forma não equitativa visto que essa não foi uma exigência da situação problema proposta.
Propósito: Introduzir a ideia de divisão em partes proporcionais.
Discuta com a turma:
- Como vocês fariam essa divisão?
- Só existe uma forma de dividir?
- É possível dividir de modo que as crianças recebam quantidades diferentes de figurinhas? Como?
- O problema especificou que a divisão deve ser em partes iguais? Então como podemos dividir?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Leia o problema com os alunos e peça que resolvam em duplas. Cada aluno deve receber um folha com a atividade pois os dois devem fazer os registros. Durante a atividade, observe o trabalho das duplas e as estratégias de solução que estão empregando.
Propósito: Trabalhar o conceito de divisão proporcional.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar para responder cada uma das questões?
- Qual seria a forma mais justa de dividirmos o dinheiro?
- Como podemos saber quanto cada um deve receber para que seja justo?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)
Orientação: Questione as duplas sobre como pensaram para responder cada uma das questões. Deixe que eles apresentem suas estratégias e discuta com a turma se estão adequadas ou não e como podemos ter certeza disso. Depois apresente a solução dos slides e discuta com eles.
Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para resolver?
- Quais estrategias podemos utilizar?
- Como vamos saber quanto cada um deve receber?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)
Orientação: Questione as duplas sobre como pensaram para responder cada uma das questões. Deixe que eles apresentem suas estratégias e discuta com a turma se estão adequadas ou não e como podemos ter certeza disso. Depois apresente a solução dos slides e discuta com eles.
Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para resolver?
- Quais estrategias podemos utilizar?
- Como vamos saber quanto cada um deve receber?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)
Orientação: Questione as duplas sobre como pensaram para responder cada uma das questões. Deixe que eles apresentem suas estratégias e discuta com a turma se estão adequadas ou não e como podemos ter certeza disso. Depois apresente a solução dos slides e discuta com eles.
Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para resolver?
- Quais estrategias podemos utilizar?
- Como vamos saber quanto cada um deve receber?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)
Orientação: Questione as duplas sobre como pensaram para responder cada uma das questões. Deixe que eles apresentem suas estratégias e discuta com a turma se estão adequadas ou não e como podemos ter certeza disso. Depois apresente a solução dos slides e discuta com eles.
Propósito: Discutir as possíveis formas de solução encontradas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para resolver?
- Quais estrategias podemos utilizar?
- Como vamos saber quanto cada um deve receber?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia o conteúdo dos balões com os alunos e destaque que a divisão proporcional é em muitos casos a forma mais justa e adequada de resolver muitas situações problemas.
Propósito: Sistematizar a ideia de divisão em duas partes proporcionais.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Reforce, de forma simples e objetiva, que a divisão em partes proporcionais é importante para resolver muitos problemas.
Propósito: Encerrar a aula resumindo o que foi estudado.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem dividindo os números em partes proporcionais aplicando o que foi estudado na aula.
Propósito: Aplicar o conceito de divisão em duas partes proporcionais.
Discuta com a turma:
- Como vocês estão pensando?
- Como podemos efetuar as divisões?
- Como podemos ter certeza de que os valores são proporcionais?
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar