Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_15GEO04
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: Malha quadriculada
Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal e Discussão das soluções
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade, peça que os alunos reproduzam o quadro (eles podem utilizar malha quadriculada caso possuam) e que façam um desenho de forma livre. Solicite que nomeiem, usando letras maiúsculas (A, B, C, D,...), os pontos a serem ligados, respeitando a ordem. Os estudantes podem compartilhar seus desenhos através de imagens e enviar as coordenadas em formato de texto. Uma atividade que pode ser interessante é os estudantes compartilharem apenas as coordenadas de seus desenhos e então trocá-las entre os colegas - assim, há a possibilidade de um reproduzir o desenho do outro sem saber o que será.
Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções; e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas soluções em formato de texto ou áudio.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade. Os alunos não precisam reproduzir o mapa em seus cadernos. Solicite que eles indiquem as posições (letra/número) dos itens em destaque e enviem suas resoluções em formato de áudio ou vídeo. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, os alunos podem verbalizar suas resoluções.
Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma as estratégias de resolução presentes nesta etapa do plano de aula. Você pode perguntar aos alunos se eles teriam outras estratégias de resolução.
Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos as características do plano cartesiano e como ele pode ser utilizado em problemas de localização. Caso considere viável, compartilhe com os estudantes o slide presente nessa etapa do plano de aula.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Os alunos podem alterar a posição da bandeira e gerar outras situações de resolução.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre coordenadas no plano cartesiano. Uma atividade familiar que pode ser realizada é o desenho na malha quadriculada utilizando coordenadas. O aluno pode criar anteriormente o desenho e, interagindo com um familiar, indicar as coordenadas que devem ser pintadas, uma atividade parecida com a realizada na Retomada deste plano, que também pode ser realizada.