Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para o envio das propostas de atividades, orientações e devolutivas que contribuam para a autonomia dos alunos na realização da atividades;
Videoaula disponível aqui;
Atividade disponível aqui.
- Opcionais: Google Jamboard (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça uma orientação em áudio, vídeo ou mensagem de texto explicando a atividade e envie pelo WhatsApp aos alunos. Retome os conceitos de verbo e tempo verbal, discutidos na aula passada, trazendo alguns exemplos de frases trabalhadas previamente. Envie uma videoaula sobre conjugação verbal e proponha aos alunos que assistam e anotem as informações no caderno.
Desenvolvimento
Envie aos alunos, por WhatsApp ou e-mail, a notícia "Clássico dos games" com as lacunas no lugar dos verbos, como proposto nos slides de Introdução e Fechamento do plano de aula (caso seja possível, imprima a atividade e solicite que os familiares a retirem na escola, ou, caso não seja possível, envie a atividade aos alunos e solicite que copiem no caderno, ou organize a atividade no Google Jamboard e envie aos alunos orientando-os sobre como preencher as lacunas usando a caneta da ferramenta). Oriente-os a ler as pistas da atividade e descobrir os verbos para preencher as lacunas (eles podem convidar os familiares para essa atividade). Depois de preencherem todas as lacunas, oriente que leiam o texto completo e reflitam sobre a adequação das palavras colocadas em cada lacuna. Disponibilize um tempo para a realização da atividade e envie o texto completo para os alunos corrigirem.
Fechamento
Proponha aos alunos que registrem no caderno o que aprenderam sobre o tempo verbal escrevendo uma definição para cada:
Verbos no presente indicam…
Verbos no passado indicam…
Verbos no futuro indicam...
Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem os familiares para lerem as pistas e descobrirem juntos os verbos.