Imagem para impressão
Imagem para impressão
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha Crítica e Vlog infantil de crítica, no campo de atuação da Vida cotidiana/Vida pública/Todos os campos. A aula faz parte do módulo de introdução: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma). Resenha crítica é um gênero textual em que o autor apresenta o material resenhado (neste caso o filme Mulher-Maravilha), faz uma crítica e o recomenda ou o rejeita. A resenha crítica apresenta uma análise e um julgamento de um filme, livro, apresentação teatral, apresentação de dança, show, games, programa de TV, com o objetivo de convencer o leitor/espectador a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. Nesta aula a resenha crítica estudada é escrita, mas há também resenhas críticas orais que circulam em forma de vídeos. Se possível, promova a leitura dos textos em seu suporte real, pois dessa forma os alunos terão contato com os textos em seu meio de circulação e poderão compreender melhor a função social desses textos.
Fonte: “Filme de super-heroína é tão bom que parece da Marvel”, Thales de Menezes, Folha de São Paulo, disponível em:
Fonte: Crítica de espectadora sobre o filme Mulher-Maravilha. Marcela R. Publicado no site Adoro Cinema, disponível em:
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-173720/criticas/espectadores/recentes/
Acesso em 27 de julho de 2018
Fonte: Crítica de espectadora sobre o filme Mulher-Maravilha. Marcela L. Publicado no site Adoro Cinema, disponível em:
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-173720/criticas/espectadores/recentes/?page=8
Materiais necessários:
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:
<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/>.
KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Disponível em:
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196
Tempo sugerido: Reserve 2 minutos.
Orientações: Apresente o assunto aos alunos. Explique que nesta aula haverá o exercício de expressar e ouvir opiniões.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Material complementar: Clique aqui para imprimir a imagem.
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
Fonte: “Filme de super-heroína é tão bom que parece da Marvel”, Thales de Menezes. Folha de São Paulo. Disponível em:
https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/05/1888696-filme-de-super-heroina-e-tao-bom-que-parece-da-marvel.shtml. Acesso em 27/07/2018
Orientações:
Fonte: Crítica de espectadora sobre o filme Mulher-Maravilha. Marcela R. Publicado no site Adoro Cinema, disponível em:
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-173720/criticas/espectadores/recentes/. Acesso em 27 de julho de 2018
Fonte: Crítica de espectadora sobre o filme Mulher-Maravilha. Marcela L. Publicado no site Adoro Cinema, disponível em:
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-173720/criticas/espectadores/recentes/?page=8. Acesso em 27 de julho de 2018
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
1 - Mantenha os alunos organizados em duplas.
2 - O registro pode ser feito no caderno.
3 - Faça a primeira parte do registro (O que eu já sabia sobre textos de opinião) em duplas; a segunda parte do registro (O que eu aprendi nessa aula sobre textos de opinião) pode ser feita coletivamente, com orientação do professor e contribuição de todos os alunos. O fechamento da aula é um momento importante porque os alunos retomam o que foi aprendido, organizam seu pensamento para expressá-lo, conversam com seus parceiros nas duplas e comparam o que sabiam com o que aprenderam.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp;
Imagem para análise, disponível aqui;
Texto para leitura, disponível aqui.
- Opcionais:
Ferramentas de chamada de vídeo: WhatsApp, Google Meets etc.
Introdução
Envie aos alunos, pelo WhatsApp, a imagem do slide da Introdução no plano de aula, junto com as orientações para a realização da atividade, em uma mensagem de texto, áudio ou vídeo. Utilize as questões da Introdução do plano, mas selecione apenas aquelas que possibilitem ao aluno dialogar com os familiares sobre as imagens e identificar as diferentes opiniões, evitando uma grande quantidade de questões, uma vez que eles precisarão gerenciar esse diálogo com a família. Outra opção é realizar uma chamada de vídeo, usando ferramentas como WhatsApp, Google Meets, Hangouts, ou outra de sua preferência, para abrir um diálogo com os seus alunos, utilizando as questões da Introdução do plano de aula. Oriente-os a anotar regras que considerem importantes para o diálogo. Solicite que os alunos enviem as regras anotadas e construa um painel para enviar de volta para eles.
Desenvolvimento
Envie a resenha crítica sobre o filme "Mulher-Maravilha" aos alunos. Oriente que leiam o título e reflitam sobre ele a partir de questões norteadoras:
- Qual será o assunto do texto?
- Qual será a opinião do autor sobre o assunto?
Oriente os alunos a realizar a leitura do texto completo e lance as questões propostas no Desenvolvimento do plano de aula, sugeridas após a leitura. Solicite que os alunos localizem as questões no texto, grifando os trechos selecionados. Depois, solicite que os alunos leiam as opiniões dos espectadores, proposta no slide 2 do Desenvolvimento da aula, localizando a opinião de cada um deles e anotando no caderno as três opiniões sobre o filme.
Fechamento
Oriente os alunos a registrar uma nota sobre o que aprenderam a respeito dos textos de opinião. Utilize a atividade do slide do Desenvolvimento do plano de aula.
Convite às famílias
Caso seja possível, sugira aos alunos que convidem os familiares para assistir ao filme "Mulher-Maravilha" e, depois, conversar sobre suas opiniões a respeito da obra.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rosemary Silva
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Resenha Crítica
Finalidade da aula: - Refletir acerca da importância de expressar opiniões e de respeitar o pensamento divergente.- Identificar a função social de textos de opinião que circulam em campos da vida social.- Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Resenha Crítica
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos / Estratégias de leitura.
Prática de linguagem: Leitura/Escuta compartilhada e autônoma.
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP01, EF15LP02
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha Crítica e Vlog infantil de crítica, no campo de atuação da Vida cotidiana/Vida pública/Todos os campos. A aula faz parte do módulo de introdução: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma). Resenha crítica é um gênero textual em que o autor apresenta o material resenhado (neste caso o filme Mulher-Maravilha), faz uma crítica e o recomenda ou o rejeita. A resenha crítica apresenta uma análise e um julgamento de um filme, livro, apresentação teatral, apresentação de dança, show, games, programa de TV, com o objetivo de convencer o leitor/espectador a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. Nesta aula a resenha crítica estudada é escrita, mas há também resenhas críticas orais que circulam em forma de vídeos. Se possível, promova a leitura dos textos em seu suporte real, pois dessa forma os alunos terão contato com os textos em seu meio de circulação e poderão compreender melhor a função social desses textos.
Fonte: “Filme de super-heroína é tão bom que parece da Marvel”, Thales de Menezes, Folha de São Paulo, disponível em:
Acesso em 27 de julho de 2018
Fonte: Crítica de espectadora sobre o filme Mulher-Maravilha. Marcela R. Publicado no site Adoro Cinema, disponível em:
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-173720/criticas/espectadores/recentes/
Acesso em 27 de julho de 2018
Fonte: Crítica de espectadora sobre o filme Mulher-Maravilha. Marcela L. Publicado no site Adoro Cinema, disponível em:
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-173720/criticas/espectadores/recentes/?page=8
Acesso em 27 de julho de 2018
Materiais necessários:
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:
<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/>.
KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Disponível em:
https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: