Atividade para impressão - 'O melhor amigo'
Plano de Aula
Plano de aula: Produzindo o texto oral
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Crônicas
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana.
A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários: - Cópias dos textos para todas as duplas, de acordo com a crônica escolhida por elas (esta ou esta).
- Microfone, caixa de som.
- Recursos audiovisuais, de acordo com o planejamento de cada dupla (projetor, câmera etc.).
Informações sobre o gênero: A palavra crônica vem do grego chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por ser narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial. Nesta aula, as crônicas exploradas são textos orais; logo, o foco dar-se-á às peculiaridades desta prática de linguagem.
Dificuldades antecipadas: O processo de retextualização (neste caso, transformar um texto escrito em oral) não é tão simples, visto que exige estratégias e habilidades relacionadas a ambas as práticas de linguagem. Desta forma, é importante acompanhar a produção dos alunos, a fim de observar as dificuldades que se apresentarem e ajudá-los a saná-las.
Referências sobre o assunto:
Fonte: Avaliação em Língua Portuguesa - Contribuições para a prática pedagógica, Beth Marcuschi e Lívia Suassuna (orgs.), disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/8.pdf. Acesso em: 4/11/2018.
Fonte: Variação linguística e ensino, Janice Helena Chaves Marinho e Maria da Graça Costa Val, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2015%20Variacao_Linguistica.pdf . Acesso em: 10/11/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia o tema da aula, exposto na lâmina 2 para os alunos, explicando-o brevemente.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janira Sousa
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Produzindo o texto oral
Finalidade da aula: Produzir crônica oral, atentando para as características do gênero e desta prática de linguagem, como narrativa curta e do cotidiano, linguagem simples, tom de voz audível, transmissão de sentimentos e emoções, dentre outras.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Crônica
Objeto(s) do conhecimento: Formas de composição de gêneros orais/variação linguística/ relato oral/registro formal e informal
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP10/EF35LP11/EF15LP13
Esta é a 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.