Plano de aula: Planejamento de resenha crítica digital

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha crítica e Vlog infantil de crítica

Sobre esta aula: Esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica / Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Oralidade. Nesta aula será utilizado um Vlog de crítica a ao livro O orfanato da Senhorita Peregrine para crianças peculiares. O foco desta aula é o planejamento de uma resenha crítica para ser apresentada em uma gravação de vídeo ou áudio. É importante retomar o conhecimento sobre a forma de composição do gênero da resenha crítica que é um texto argumentativo em que o autor apresenta o material resenhado, faz uma crítica e o recomenda ou o rejeita. A resenha crítica apresenta uma análise e um julgamento do produto, com o objetivo de convencer o leitor/espectador a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada.

Assistir a Vlogs publicados em sites na internet possibilita que o aluno se familiarize com gêneros textuais que circulam fora do ambiente escolar, reconheça o vlog como um espaço de divulgação de ideias e formação de opinião dos espectadores, desenvolva sua criticidade para se posicionar criticamente em diferentes situações em seu cotidiano. Observar como a apresentadora expõe sua opinião, o cenário, a organização de sua fala, a utilização de imagens, a escolha do vocabulário, além dos aspectos próprios dos gêneros orais, como aspectos paralinguísticos (tom de voz, ritmo da fala, pausas, risos, suspiros) e aspectos cinésicos (postura corporal, gestos, expressões faciais), instrumentaliza o aluno para que possa planejar sua resenha crítica para ser divulgada em meio digital.

De acordo com a BNCC, é importante que o aluno, além de consumir de produtos digitais, também os crie de forma ética, crítica, reflexiva e significativa, nas diferentes práticas sociais.

Materiais necessários: Telão, computador com acesso à internet, TV. Se não for possível utilizar computador com acesso à internet durante a aula, é possível baixar o vídeo antecipadamente, gravá-lo em pen drive e exibi-lo em um aparelho de TV.

Informações sobre o gênero: Vlog é um videoblog, um blog em formato de vídeo em que o autor fala de assuntos variados e depois o vlogueiro ou vlogger hospeda o vídeo em sites na internet. O trabalho com gêneros orais na escola é fundamental para que o aluno compreenda os diferentes contextos e situações sociais em que se produz textos orais, desde textos informais como pedido de informações, rodas de conversa, até os mais formais como seminários. Assim como os textos escritos, os gêneros apresentados em meio de produção sonoro apresentam uma comunicação multimodal, como tons da fala, expressões faciais, gestos, direção do olhar, indispensáveis à construção do sentido do texto oral.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade para desenvolver o planejamento da resenha crítica oral e aplicar o conhecimento de que a resenha crítica oral precisa ser planejada. Planejar a expressão facial e corporal e linguagem que contribuem para a construção do sentido do texto na resenha crítica oral.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF, 2017. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2018.

MARCUSCHI, Beth. Avaliação em língua portuguesa: contribuições para prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 144p. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/8.pdf>. Acesso em 01 nov. 2018.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 208p. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/29.pdf>. Acesso em 24 out. 2018.

ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas. Belo Horizonte: Ceale, 2006. 60 p. Disponível em:

<http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2013%20Relacoes_Fala_Escrita.pdf>. Acesso em 01 nov. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

• Explique aos alunos que, nesta aula, eles farão o planejamento de uma resenha crítica para ser gravada em vídeo ou áudio.
  • Convide os alunos a assistirem a uma resenha crítica publicada em um Vlog de crítica e observarem como a apresentadora expressa suas ideias.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos