Plano de Aula

Plano de aula: Ortografia: Correspondências regulares e irregulares

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Nosso vocabulário

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar com as regras de correspondência fonema-grafema regulares e irregulares, por meio de palavras de uso frequente no contexto escolar e de outras palavras vistas no cotidiano.

Materiais necessários: Quadro, pincel, pedaços de papel retangulares, lápis, borracha, cola, cartolina, folhas de ofício coloridas, dicionários, canetinhas coloridas, régua, imagens, pedaços de papel e caixa.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades relacionadas à escrita das palavras, em suas relações fonema-grafema regulares, mas, especialmente, nas irregulares. Para isso, oriente os alunos para a percepção do som das palavras, observando se há ou não correspondência com a escrita.

Referências sobre o assunto: MORAIS, Artur Gomes de. O aprendizado da ortografia, 3º edição. Editora Autêntica: 2007.

NOVA ESCOLA. A hora de ensinar ortografia. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/325/a-hora-de-ensinar-ortografia. Acesso em 05 de julho de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula.

Veja outros planos que exploram a habilidade EF05LP01 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS