Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é empregar adequadamente os sufixos -ÇÃO, -SSÃO e -SÃO.
Materiais necessários: Reprodução da crônica “O sem-banco que virou banqueiro, de Moacyr Scliar e da poesia de Bráulio Bessa: “A amizade entre o homem e o cão”. Caso tenha dificuldade de fazer a reprodução dos textos, projete-os sobre uma tela ou parede.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem trocar letras em diferentes palavras por não levar em conta a (s) realização (ões) gráficas de um mesmo fonema e a produtividade dos sufixos.
Referências sobre o assunto: DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Empregando corretamente o s e o ss
Disponível em: https://portugues.uol.com.br/gramatica/empregando-corretamente-s-ss.html
Acesso em: 26.07.18 às 21h08.
GIACOMOZZI, Gilio; VALÉRIO, Gildete; VALÉRIO, Geonice. Descobrindo a gramática:
Língua Portuguesa – Ensino Fundamental. São Paulo: FDT. Edição Renovada. 4 volumes: 2º, 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Diga aos alunos que eles irão participar de uma disputa individual na qual deverão procurar, nos textos “O sem-banco que virou banqueiro”, de Moacyr Scliar e na poesia “A amizade entre o homem e o cão”, de Bráulio Bessa, palavras com os sufixos -ÇÃO, -SÃO, -SSÃO e escrevê-las no caderno. O vencedor deverá ser aquele que coletar o maior número de palavras em menor tempo.
- Construa uma tabela, no quadro, com três colunas: Na primeira, o ponto de partida é o sufixo -ÇÃO; na segunda, -SÃO e, por último, - SSÃO. Em dupla, os alunos deverão construir essa tabela, no caderno, e preenchê-la com as palavras retiradas dos textos. Vence a dupla que terminar a tabela em menos tempo.
Materiais complementares: Para acessar os textos que serão trabalhados, neste momento, clique aqui: “O sem-banco que virou banqueiro”
Referência:
O sem-banco que virou banqueiro, Moacyr Scliar, disponível em
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2602200702.htm. Acesso em 28.07.2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações:
A partir das atividades realizadas com a crônica “O sem-banco que virou banqueiro, de Moacyr Scliar e da poesia de Bráulio Bessa “A amizade entre o homem e o cão”:
- Pergunte para os alunos em que lugar ÇÃO, SÃO, SSÃO aparecem nas palavras (início, meio ou fim).
- Faça oralmente os seguintes questionamentos: (Os alunos deverão buscar as respostas na tabela).
- Qual dos três sufixos aparece mais nas palavras dos textos? Quantas vezes? ção
- Em qual palavra o sufixo aparece entre vogais e é derivada de palavras terminadas em -gredir? agressão
- Qual palavra surgiu da palavra ater? atenção
- Qual palavra surgiu do verbo pretender? pretensão
- Pergunte aos alunos quais regularidades observamos, nas atividades realizadas, em relação ao emprego dos sufixos -ÇÃO, -SSÃO e -SÃO ? ( Ajude-os nessa construção).
Possíveis respostas e intervenções do professor: A maior parte das palavras encontradas termina com -ÇÃO. Apresente as regras do sufixo ção: O sufixo -ção deve ser empregado:
Para substantivos derivados dos verbos -TER e -TORCER. Ex: Abster - Abstenção/ Ater - Atenção (Chame a atenção dessa palavra no texto)/ Obter - Obtenção; Palavras terminadas em TO, TOR ou em TIVO. Ex: Redator/ redação/, intuitivo/ Intuição, Canto/ Canção
Na formação de substantivos derivados de verbos com ideia de ação. Ex: Internar/ internação, Nomear/ nomeação.
Para que os alunos encontrem a regularidade do sufixo -SSÃO, escreva no quadro a seguinte lista de palavras (admitir, ceder, conceder, demitir, omitir, permitir, regredir, transgredir). Pergunte quais substantivos são derivados a partir desses verbos. Esperamos que os alunos consigam inferir os substantivos admissão, cessão, concessão, demissão, omissão, permissão, regressão, transgressão. A partir dessa discussão, construir a regra do -SSÃO: substantivos derivados dos verbos terminados em GREDIR, MITIR E CEDER, devem ser grafados com “ss”.
Em seguida, mostre aos alunos as palavras ascender, expelir, pretender, reverter, tender. Assim como na ocorrência do -SSÃO, esperamos que os alunos consigam inferir que essas palavras geram os substantivos ascensão, expulsão, pretensão, reversão, tensão. Posteriormente, apresente a regra: O sufixo -são deve ser utilizado em todos os substantivos derivados de verbos terminados em -ENDER, -VERTER e -PELIR.
Observação: As palavras que estão destacadas devem ser inferidas pelos alunos e escritas no quadro pelo professor.
2. Forme junto com os alunos a regra do emprego dos sufixos trabalhados a partir da reflexão feita com eles.
Materiais complementares: Para acessar a sugestão de resolução da atividade e encontrar mais explicação sobre o conteúdo abordado clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido:8 minutos
Orientações:
1. Ao final da aula, peça para os alunos escreverem, no caderno, as observações feitas no desenvolvimento da aula.
2. Discuta com eles a conclusão a que chegaram. Essa construção deve ser coletiva.
3. Como lição de casa, solicite que pesquisem, em materiais impressos variados, o maior número de palavras com a terminação- ÇÃO,- SÃO ou -SSÃO. Combine o dia que devem trazer o material para a sala.