Atividade para impressão - Discurso Direto e Indireto
Plano de Aula
Plano de aula: Discurso direto e indireto - Introdução
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Crônicas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.
Materiais necessários: Cópias da atividade escrita para todos os alunos. Lápis de cor.
Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego, Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial. Nesta aula, será trabalhada uma crônica humorística, que lança mão da ironia e do humor como forma de criticar aspectos da sociedade, política, cultura ou economia, garantindo uma leitura envolvente e a reflexão acerca dessas questões.
Dificuldades antecipadas: A alteração do discurso direto para indireto requer habilidades de leitura e escrita, como analisar e compreender o contexto dialogal, empregar adequadamente a pontuação e compreender o uso dos verbos de elocução. Essa atividade exigirá observação e apoio mais intensos do professor.
Referências sobre o assunto:
Tipos de discurso, Ana Paula de Araújo, disponível em: https://www.infoescola.com/redacao/tipos-de-discurso/. Acesso em 07 de outubro de 2018.
Os discursos na narração, disponível em: https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Unidade7_LC.pdf. Acesso em 15 de outubro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o slide para os alunos e faça uma breve introdução do assunto de que a aula irá tratar: Explique-lhes que, em um texto, a fala das personagens pode aparecer de diferentes maneiras - ditas por elas mesmas ou proferidas pelo narrador. Diga, ainda, que nesta aula, iremos analisar as situações discursivas em que as personagens têm voz, e falam em uma situação dialogal (discurso direto), bem como a estrutura desses discursos e os verbos de elocução.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Leia para o grupo a questão inicial, lançada no slide 3, para que voluntariamente exponham suas respostas e conhecimentos.
- À medida que os alunos forem respondendo, lance outros questionamentos, a fim de ampliar a discussão. Por exemplo, questione como são expostas as falas/depoimentos em uma notícia ou reportagem, pois, embora esses gêneros não tenham personagens, apresentam situações de fala, geralmente marcadas pelo uso das aspas - recurso que também é utilizado em alguns textos narrativos. É possível que alguns alunos citem o uso do discurso indireto, ainda que não o nomeiem.
- Para situá-los no tema da aula e despertar o seu interesse, explique-lhes que nesta aula eles conhecerão outra maneira de se construir a fala das personagens em narrativas, que devem ser escolhidas de acordo com a intenção comunicativa ou com o sentido que pretendem transmitir ao leitor.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 34 minutos
Orientações:
- Distribua o tempo da seguinte maneira: 20 minutos para a resolução e correção das questões 1, 2 e 3 + 14 minutos para a resolução e socialização da questão 4.
- Organize a sala em duplas e entregue uma cópia da atividade escrita para cada uma. Explique que a crônica A Bola, de Luís Fernando Veríssimo, com a qual trabalharam nas duas últimas aulas, será retomada nesta, porém, não mais com o foco na história, mas na construção dos diálogos.
- Solicite que respondam às questões 1, 2 e 3 da atividade, expostas nos slides 4 a 6. Os alunos deverão trocar ideias e discutir soluções para chegarem a um consenso nas respostas.
- Durante a resolução, circule entre as duplas, a fim de observar as hipóteses e conclusões a que chegaram e fazer as intervenções necessárias. No que se refere ao item C da questão 1, é importante que as crianças percebam que, diferente do que muitas vezes vemos nos textos narrativos, esses diálogos não são introduzidos pelo narrador por meio de verbos de elocução.
- Após a elaboração das três primeiras questões, promova um momento de socialização das respostas, durante o qual deve-se enfocar o raciocínio e as estratégias dos alunos para responder às perguntas.
- A questão 4, a que irão responder neste momento, é a mais desafiadora e, portanto, a que vai exigir mais atenção e apoio durante a realização. Haverá duas opções de propostas, que serão divididas entre as duplas de alunos. Determine, ao explicar a questão, quem reescreverá o trecho 1 e quem reescreverá o trecho 2.
- É importante, caso os alunos não se atenham às adaptações necessárias, chamar a atenção deles para aspectos como: estrutura paragrafal, eliminação do travessão e mudança das demais pontuações, acréscimo dos verbos de elocução e da conjunção ‘que’, dentre outros.
- Os trechos a serem reescritos são:
- Trecho 1: Parágrafos 2, 3, 4, 5, 6
- Trecho 2: Parágrafos 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17
- As duplas deverão ler para os colegas os trechos que reescreveram. Durante esse momento valide, comente ou corrija suas construções. É importante destacar e levá-los a perceber os traços de fala, de personalidade e a emoção transmitidas por meio do discurso direto.
Materiais complementares:
- Acesse a atividade escrita: aqui
- Caso deseje acessar as respostas da atividade escrita, acesse aqui
Desenvolvimento
Orientações: Continuação do texto.
Desenvolvimento
Orientações: Continuação do texto.
Desenvolvimento
Orientações: Continuação do texto.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Ainda trabalhando em duplas, os alunos devem responder ao questionamento exposto no slide 8, que visa ao fechamento e construção da ideia de discurso direto e indireto. Espera-se que eles associem o discurso direto à construção em que as personagens têm voz e, assim, dialogam diretamente com o leitor, e o discurso indireto à construção em que a voz da personagem é reportada pelo narrador.
- Abra um espaço de escuta para as duplas que se manifestarem e, ao longo da correção, questione quem concorda ou discorda da resposta dada. Dessa forma, você possibilita a troca de conhecimentos e das conclusões a que chegaram, para construir coletivamente o conceito de discurso direto e indireto.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e as orientações sobre as mesmas, a fim de que os alunos tenham condições de realizar a tarefa com autonomia;
Atividade disponível aqui;
Ferramentas de aula online, como Google Meet, Hangouts e Zoom.
Introdução
Faça uma orientação sobre a atividade para os alunos através de vídeo, áudio ou mensagem de texto, e envie pelo WhatsApp ou por e-mail. Diga que eles lerão crônicas e relembre as descobertas da aula anterior, sobre o tipo de narrador, fazendo uma explicação de como as falas dos personagens geralmente são apresentadas no texto, fazendo questionamentos como: "Vocês se recordam de algum texto em que as falas de personagens aparecem, por exemplo, depois de um travessão? Que outros modos de apresentar as falas de personagens você conhece?" Proponha aos alunos que reflitam sobre a questão e tentem se lembrar de textos lidos.
Desenvolvimento
Envie aos alunos a atividade. Oriente que leiam o texto A bola, de Luis Fernando Verissimo, e respondam às questões propostas na atividade. Faça uma orientação clara, explicando cada questão da atividade para dar o máximo de condições para que os alunos realizem a atividade com autonomia. Utilize as orientações do Desenvolvimento do plano de aula. Em outro momento, realize uma videoaula utilizando ferramentas como Google Meet, Hangouts ou Zoom, para dialogar sobre a atividade com os alunos e regular possíveis compreensões distorcidas sobre discurso direto e indireto.
Fechamento
Proponha aos alunos que registrem o que aprenderam com essa atividade. Para isso, utilize a consigna apresentada no slide do Fechamento do plano de aula.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que compartilhem com um familiar o que aprenderam sobre discurso direto e indireto, e o trecho da crônica reescrita alterando o tipo de discurso.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janira Sousa
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Discurso direto e indireto - Introdução
Finalidade da aula: Reconhecer o uso do discurso direto em crônicas, compreendendo o efeito de sentido por ele gerado e a função dos verbos de elocução.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Crônica
Objeto(s) do conhecimento: Discurso direto e indireto
Prática de linguagem: Análise Linguística / Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP30
Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.