Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e orientar os alunos, a fim de que tenham condições de realizar as tarefas com autonomia.
Opcional: Google Jamboard (tutorial disponível aqui).
Introdução
Oriente os alunos, através de áudio, vídeo ou mensagem de texto, explicando a atividade e oferecendo informações sobre as tarefas propostas para garantir que eles tenham condições de realizar a atividade sozinhos. Diga que eles conhecerão um conto que tem como título Recado de fantasma, da autora Flavia Muniz. Caso seja possível, envie a foto da autora e fale um pouco sobre ela para garantir a aproximação dos alunos com a escritora. Pergunte a eles sobre o que acham que um texto com esse título vai tratar, levantando antecipações sobre o conto a partir das seguintes questões:
- Com esse título, do que você acha que trata o texto?
- Qual será o recado de fantasma?
Convide-os a conhecer o conto.
Desenvolvimento
Envie para os alunos o texto Recado de fantasma com lacunas, da forma como está proposta nos slides do Desenvolvimento do plano de aula. Você pode enviar o texto impresso, caso seja possível, e solicitar que os alunos o copiem no caderno, ou pode utilizar o Google Jamboard para enviar pelo WhatsApp ou e-mail e solicitar que os alunos preencham as lacunas. Oriente os alunos sobre a realização da atividade, explicando que eles deverão completar as lacunas do texto utilizando a flexão verbal correta, entre parênteses. Explicite para os alunos que existem duas flexões verbais do mesmo verbo nos parênteses, mas que eles só poderão utilizar uma para completar cada lacuna. Dê um exemplo para possibilitar que os alunos continuem a realização da atividade com autonomia. Oriente os alunos a ler o texto para um familiar, para analisarem a adequação no uso das palavras. Disponibilize um tempo para a realização da atividade e depois envie um áudio ou vídeo em que você realiza a leitura em voz alta do texto completo, solicitando que os alunos acompanhem com atenção e analisem a atividade feita para verificar se preencheram o texto com as palavras corretas. Oriente-os a corrigir possíveis erros.
Fechamento
Proponha aos alunos que gravem um áudio contando para a turma sobre o que aprenderam a respeito da concordância verbal e enviem no grupo de WhatsApp. Oriente que ouçam os áudios dos colega e complementem as suas anotações, caso considerem necessário.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem os familiares para participarem de uma roda de leitura com o conto Recado de fantasma. Proponha que falem sobre a autora e convidem os familiares a pensar sobre o conto antes da leitura. Depois, diga para que leiam o texto, proporcionando um bom momento de rotina em família.