Atividade para impressão - Aspectos do texto escrito e do texto oral
Plano de Aula
Plano de aula: Analisando textos orais - A Crônica
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Crônicas
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários:
Projetor para exibição dos vídeos. Folha para registro de texto oral x texto escrito (atividade de fechamento).
Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego, Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial. Nesta aula, as crônicas exploradas são textos orais; logo, o foco dar-se-á às peculiaridades dessa prática de linguagem.
Dificuldades antecipadas: A interpretação do discurso oral irá mobilizar novas competências nos alunos, para além da leitura. Aspectos como gestos, expressões, entonação e marcas de oralidade serão de suma importância para essa análise.
Referências sobre o assunto:
Fonte: Avaliação em Língua Portuguesa - Contribuições para a prática pedagógica, Beth Marcuschi e Lívia Suassuna (orgs.), disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/8.pdf. Acesso em 04/11/2018.
Fonte: Variação linguística e ensino, Janice Helena Chaves Marinho e Maria da Graça Costa Val, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2015%20Variacao_Linguistica.pdf . Acesso em: 10/11/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o questionamento exposto no slide para os alunos e deixe que eles reflitam sobre o assunto.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janira Sousa
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Analisando textos orais - A Crônica
Finalidade da aula: Identificar marcas próprias dos textos orais (gestos, expressões faciais, hesitações, dentre outros) no gênero Crônica.Conhecer e analisar textos orais do gênero Crônica.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Crônica
Objeto(s) do conhecimento: Formas de composição de gêneros orais / Variação Linguística / Relato oral / Registro formal e informal
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP10, EF35LP11, EF15LP13
Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.