Resolução da atividade - Gráficos de colunas - LPO5_05SQA03
Plano de Aula
Plano de aula: Analisando textos de linguagem mista - Gráficos e Tabelas
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Crônicas
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: - Aparelho projetor de slides
- Folhas quadriculadas
- Canetinhas/lápis de cor
Informações sobre o gênero: Os gráficos e tabelas são textos presentes no cotidiano e muito comuns em jornais e revistas - aspectos em que se assemelham às crônicas. Apresentam as informações de forma clara e objetiva, facilitando, assim, sua análise e interpretação, características pelas quais são os gêneros mais adequados para apresentar dados quantitativos e comparativos. O trabalho com esses textos possibilita ricos momentos de interdisciplinaridade: explora-se a interpretação aliando-a à linguagem matemática, ambas de suma importância para o desenvolvimento da compreensão leitora de crianças.
Dificuldades antecipadas: A linguagem essencialmente visual presente nos gráficos e tabelas, embora direta e objetiva, pode gerar dúvidas, sobretudo pelo fato de ser nova para muitas crianças. É importante, portanto, acompanhar o processo de leitura, mediando, quando necessário, a análise dos dados apresentados.
Referências sobre o assunto: https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Ler o título com os alunos, comentando-o e explicando-o brevemente.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janira Sousa
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Analisando textos de linguagem mista - Gráficos e Tabelas
Finalidade da aula: - Ler e compreender dados contidos em gráficos e tabelas, bem como título, legenda e fonte.- Estabelecer relações de sentido entre textos de diferentes gêneros - Gráficos/tabelas e Crônicas - que exploram temas semelhantes ou complementares. - Compreender o contexto de produção de gráficos e tabelas, bem como os meios mais comuns de veiculação e suporte.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Crônica
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura / Imagens analíticas em textos
Prática de linguagem: Leitura / escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF05LP16, EF05LP23
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: - Aparelho projetor de slides
- Folhas quadriculadas
- Canetinhas/lápis de cor
(O projetor é de suma importância, pois possibilita a análise coletiva dos dados apresentados. Porém, caso a escola não disponha desse aparelho, pode imprimir o gráfico e as tabelas em tamanho ampliado e apresentá-los aos alunos, clicando aqui).
Informações sobre o gênero: Os gráficos e tabelas são textos presentes no cotidiano e muito comuns em jornais e revistas - aspectos em que se assemelham às crônicas. Apresentam as informações de forma clara e objetiva, facilitando, assim, sua análise e interpretação, características pelas quais são os gêneros mais adequados para apresentar dados quantitativos e comparativos. O trabalho com esses textos possibilita ricos momentos de interdisciplinaridade: explora-se a interpretação aliando-a à linguagem matemática, ambas de suma importância para o desenvolvimento da compreensão leitora de crianças.
Dificuldades antecipadas: A linguagem essencialmente visual presente nos gráficos e tabelas, embora direta e objetiva, pode gerar dúvidas, sobretudo pelo fato de ser nova para muitas crianças. É importante, portanto, acompanhar o processo de leitura, mediando, quando necessário, a análise dos dados apresentados.
Referências sobre o assunto: https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes