Plano de Aula
Plano de aula: A retomada de termos pelos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pronomes possessivos e demonstrativos
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é é verificar e utilizar as relações anafóricas estabelecidas pelos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos e seus efeitos de sentidos em textos de divulgação científica.
Materiais necessários: Folhas de sulfite ou A4 em quantidade suficiente para os grupos de quatro alunos, dicionários.
Dificuldades antecipadas: Não-reconhecimento dos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.
Referências sobre o assunto:
ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
A Superlua explicada. vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=8Z1lGEao58U . Acesso em 12 de outubro de 2018.
FERRAREZI JÚNIOR, Celso. Produzir textos na educação básica: o que saber, como fazer. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
Tema da aula
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Relembre o conhecimento acerca dos pronomes e qual o papel deles na retomada de palavras, expressões ou trechos dentro do texto. Espera-se que cheguem à conclusão de que os pronomes são recursos importantes para a conexão, reiteração e associação de elementos relevantes à continuidade de sentido no texto (ANTUNES, 2005).