Quilombolas. A Revolta dos Escravos
Plano de Aula
Plano de aula: Literatura de cordel como fonte histórica
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Marcos de memória
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI07) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folha de sulfite, uma para cada aluno. Barbante. Prendedores.
Material complementar: Conteúdo da problematização.
Breve histórico da chegada do cordel no Brasil.
Literatura de Cordel ganha título de Patrimônio Cultural Brasileiro.
Conteúdo da sistematização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HramgnfsSFdVDRzpY7YfS7tUX2hbUBNfyuvGNHA2wyh3HJyH2FQFFdE6EURT/his5-07und05-contextualizacao-situacoes-do-cotidiano.pdf
Conteúdo da problematização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TkrVfPcSAzPvus7FxXBpfPYwVhHdtxUzbfZkp9wDtwcabuJVHXUxYUZuMfrV/his5-07und05-quilombolas.pdf
Para você saber mais: O que é a Literatura de Cordel https://www.youtube.com/watch?v=80eX1e0NVzw Acesso em 20/01/2019.
Introdução ao estudo de história https://www.youtube.com/watch?v=XS4vA0aSeNQ Acesso em 20/01/2019.
Academia Brasileira de Literatura de Cordel http://www.ablc.com.br Acesso em 20/01/2019.
Trecho da novela Cordel Encantado. Disponível em <https://globoplay.globo.com/v/7316585> Acesso em 20/01/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Caso não seja possível, escreva no quadro ou leia para os alunos. Explique aos alunos que o objetivo é perceber que diferentes fontes históricas são usadas para tratar e explicar de um mesmo assunto.
Para você saber mais: Introdução ao estudo de história, disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=XS4vA0aSeNQ> Acesso em 17/01/2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Para essa aula é necessário pedir aos alunos com antecedência que realizem uma pesquisa e tragam para a aula tirinhas, imagens, fotos que representam o cotidiano, o dia a dia, um tema polêmico, algo que aconteceu em outro momento, no passado distante ou mais recente, ou que acontece atualmente. Se os alunos puderem entregar por email ou pen drive, você pode colocá-las nesse slide para contextualizá-las.
Caso seja mais viável receber as imagens impressas, monte um painel ou cole-as no quadro. Caso não seja possível pedir essa pesquisa aos alunos, apresente esse slide com as imagens que representam alagamentos, trabalho infantil, construções em lugares inadequados e queimadas, ou seja, situações que retratam um acontecimento, uma vivência cotidiana que pode ser usada como documento para retratar esse povo. É indicado que os alunos estejam em duplas ou em um semicírculo, favorecendo a construção coletiva de hipóteses, confirmações ou não.
Pergunte aos alunos o que essa imagens representam. É importante fazer com que os alunos percebam que são representações de situações presentes no nosso dia a dia. São registros da forma de vida das pessoas e sua interação com o meio. Esses documentos quando analisados retratam nossa forma de vida.
Não havendo a possibilidade de inserir as imagens que os alunos trouxeram, você pode projetar esse slide. Se não for possível projetar as imagens, imprima-as: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HramgnfsSFdVDRzpY7YfS7tUX2hbUBNfyuvGNHA2wyh3HJyH2FQFFdE6EURT/his5-07und05-contextualizacao-situacoes-do-cotidiano.pdf
Para você saber mais: Explicação da Literatura de Cordel. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=80eX1e0NVzw> Acesso em 19/01/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Dê alguns minutos aos alunos para que analisem o slide, façam a leitura coletiva desse trecho do cordel e pensem sobre as seguintes questões. Vocês já viram folhetos como esses? Estrutura de escrita semelhante? Ouça os alunos. E a partir das respostas, pergunte a eles se conhecem o cordel. Pensando na contextualização e agora na problematização, qual a função do Cordel? Como ele pode ser representado? Existe uma única forma de registrar um momento, um acontecimento histórico? Depois da discussão deixe claro aos aluno que podemos usar diferentes fontes históricas para representações, como registros escritos, desenhos, fotografias, objetos, a oralidade, músicas, danças.
As imagens de folhetos e o cordel são documentos históricos que retratam uma situação, são registros. Imprima o conteúdo deste slide clicando em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xSukKYjnG5PQMCd6gUX3z34ztRn5fT4XyjEPz2JgZVw8rHF7EAdbUHJz6HxM/his5-07und05-quilombolas-a-revolta-dos-escravos.pdf
Após a análise inicial, pergunte aos alunos sobre o contexto, a mensagem retratada no cordel Quilombolas - A Revolta dos Escravos. Explore com os alunos questões como: Qual situação e quais momentos históricos são abordados no cordel? Quais são as mudanças na formação continental desde a Pangeia até a formação atual?
Explique aos alunos que esse trecho do cordel retrata uma situação, a da formação e transformações dos continentes. Que essa “Terra antigamente¨ é a Pangeia, formação de cerca 230 milhões de anos atrás. A América do Sul e a África se encaixavam, fazendo parte de um gigantesco continente chamado Gondwana. Até de dividir e ter a formação atual. Conduza para que os alunos percebam que o cordel retrata uma história, por isso, é uma fonte histórica. Para imprimir esse trecho do cordel clique https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TkrVfPcSAzPvus7FxXBpfPYwVhHdtxUzbfZkp9wDtwcabuJVHXUxYUZuMfrV/his5-07und05-quilombolas.pdf
Se achar pertinente para essa aula você pode imprimir (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qFVUTQ9yc7j67y5DQTmAe7cEfg5mSEwCXpsZnEwPvCUEAR2HenejRDs5rga5/his5-07und05-folhetos-de-cordel.pdf) um breve resumo da chegada do cordel no Brasil e sobre a literatura de cordel ser considerada patrimônio cultural (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Bz7WnNaDrSWVcZnVrtpwkzNWJ2d2bBvUAyKWv7AVZYUw28HvckFAJrcjszTs/his5-07und05-patrimonio-cultural-brasileiro.pdf)
Como adequar à sua realidade: Se na sua cidade ou região houver cordelistas, trovadores, repentistas, você pode substituir o conteúdo pelo regional. Acrescente fotos do trabalho e dos cordelistas de sua região.
Para você saber mais: Para acessar o cordel, Quilombolas. A Revolta dos Escravos acesse o site da Academia Brasileira de Literatura de Cordel Disponível em<http://www.ablc.com.br/quilombolas-a-revolta-dos-escravos> Acesso em 20/01/2019.
O link a seguir, é um trecho da novela Cordel Encantado que retrata a história de um rei e sua família, o drama de tentar encontrar sua filha. Disponível em <https://globoplay.globo.com/v/7316585> Acesso em 20/01/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: A proposta de atividade é a produção de uma estrofe de cordel, uma tirinha, um desenho que represente um momento, um fato, uma vivência e que esse registro é um documento, um retrato de um acontecimento. É importante deixar claro que no cordel, as imagens são documentos históricos que retratam uma situação, uma história. Entregue aos alunos uma folha de sulfite dobrada ao meio, para a produção do cordel. A produção pode ser em dupla, ou grupos, conforme as orientações para o início dessa aula.
Após a conclusão faça uma exposição na sala da produção dos alunos. Fixe os folhetos no barbante com prendedores. Para os alunos que optarem pelo repente você pode gravar a apresentação e inseri-los na exposição.
Os alunos que optarem em fazer um repente , é possível usar instrumentos musicais, fazer em duplas ou trios. É também possível gravar e expor os vídeos também.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a importância da oralidade e da escrita para a construção e manutenção de identidade de uma sociedade.
Siga as orientações definidas. Envie os documentos e orientações desta etapa para os alunos utilizando os meios de comunicação estabelecidos pela sua escola. Agende uma videoconferência para dar início à proposta.
Caso ache interessante, altere o mural de fotos de acontecimentos por um vídeo com uma retrospectiva dos acontecimentos (irreverente e animada), como este (disponível aqui). Envie aos alunos antes de iniciar a aula.
Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou Classroom. Siga as orientações definidas.
Envie ao alunos o link (disponível aqui), uma reportagem sobre o cordelista de 7 anos, para que os alunos conheçam um pouco mais sobre a literatura de cordel e se inspirem para a próxima etapa.
Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa: oriente a execução através de uma videoconferência, mas, para que os alunos tenham possibilidade de fazer um bom trabalho, agende para outro momento a entrega da produção proposta. Peça para os alunos, além de escreverem seus cordéis, que façam a ilustração para a exposição. Enquanto durar o isolamento, você pode optar por fazer esta exposição utilizando o recurso digital Padlet, onde os alunos poderão colaborar com seus cordéis para a construção desta exposição.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Peça que a família se envolva na produção do cordel, ajudando na parte escrita e na ilustração. Caso os membros da família queiram, podem produzir um cordel peça que também enviem o material para compor a exposição da turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Amanda Reis
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas.
Objeto (s) de conhecimento: As tradições orais e a valorização da memória.O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias.
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.
Palavras-Chave: Fontes históricas; Preservação da cultura; Cordel
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA