Roteiro Alternativo
Plano de Aula
Plano de aula: Eleições no Brasil: é importante participar
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cotidiano no tempo presente
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: cola branca, revistas para recorte, tinta guache, caneta hidrográfica, papel A3 ou cartolina, projetor, computador.
Material complementar:
- Roteiro Alternativo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PPGVUK3D66D89wQWESwRET2JJPK7uqVGvUf5wRTZTdbrunxtPFYJVYmSsQfd/his5-09und08-roteiro-alternativo.pdf
- O voto no Brasil, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/83CnYunrER9bkkmMk8cFNUFRKD9en7eUaPzVsavJv4S69gz2GpNk4VEWH6Yn/his5-09und08-o-voto-no-brasil.pdf
Para você saber mais:
- DIAS, Renata Lívia Arruda de Bessa. Voto consciente: um forte instrumento de mudança política e social. Tribunal Superior Eleitoral. Disponível em: http://www.tse.jus.br/o-tse/escola-judiciaria-eleitoral/publicacoes/revistas-da-eje/artigos/revista-eletronica-ano-ii-no-5/voto-consciente-um-forte-instrumento-de-mudanca-politica-e-social. Acesso em 20 de abril de 2019.
- GUAGLIANONE, Diego, e CAMPOS, Aline. Você conhece a história do voto no Brasil? Veja nossa linha do tempo. UBES. Disponível em: http://ubes.org.br/2018/voce-conhece-a-historia-do-voto-no-brasil-veja-nossa-linha-do-tempo/. Acesso em 20 de abril de 2019.
- GEREMIAS, Allan Albuquerque. A história do voto no Brasil. Site Politize. Disponível em: https://www.politize.com.br/historia-do-voto-no-brasil/. Acesso em 20 de abril de 2019.
- Entenda a diferença entre votos válidos, brancos e nulos. TRE-RO. Disponível em: https://tre-ro.jusbrasil.com.br/noticias/2395908/entenda-qual-a-diferenca-entre-votos-validos-nulos-e-brancos. Acesso em 21 de abril de 2019.
- Infográfico - é uma espécie de gráfico com elementos visuais e dados para informar, muito usado como complemento do texto em matérias jornalísticas e sites.
- ROCHA, Hugo. Infográfico: o que é, como fazer os mais criativos e exemplos. Disponível em: https://klickpages.com.br/blog/infografico-o-que-e/. Acesso em 21 de abril de 2019.
- A importância do voto consciente. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9_aU1j1MwVs. Acesso em 23 de maio de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: projete o slide e peça para que um aluno faça a leitura para toda a turma. Após esse momento, levante alguns questionamentos:
- Por que devemos votar?
- O que é uma eleição?
- Quem são os representantes do povo eleitos pelo voto?
- O que você acha sobre o voto obrigatório?
Para você saber mais:
- DIAS, Renata Lívia Arruda de Bessa. Voto consciente: um forte instrumento de mudança política e social. Tribunal Superior Eleitoral. Disponível em: http://www.tse.jus.br/o-tse/escola-judiciaria-eleitoral/publicacoes/revistas-da-eje/artigos/revista-eletronica-ano-ii-no-5/voto-consciente-um-forte-instrumento-de-mudanca-politica-e-social. Acesso em 20 de abril de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: exiba o vídeo: A importância do voto consciente. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9_aU1j1MwVs. Acesso em 23 de maio de 2019.
O vídeo tem duração de 4’10’’, e trata-se de uma entrevista feita com o juiz eleitoral sobre a importância de se escolher um bom candidato. A intenção do vídeo é trazer a discussão sobre a responsabilidade de eleger os nossos representantes, uma vez que somos obrigados a votar, e por isso responsável por nossas escolhas.
Após a exibição do vídeo é importante que haja um momento de discussão sobre os seguintes tópicos:
- Voto consciente
- Arrecadação de impostos
- Gestão de verbas públicas
- Corrupção
IMPORTANTE: procure baixar o vídeo antes da aula para evitar problemas com a internet, por se tratar de um vídeo do Youtube, há vários tutoriais na rede que ensinam como fazer isso!
Caso não haja a possibilidade de exibição do vídeo imprima o Roteiro Alternativo, organize os alunos em círculo direcione o debate com as questões explícitas no roteiro.
- Roteiro Alternativo, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PPGVUK3D66D89wQWESwRET2JJPK7uqVGvUf5wRTZTdbrunxtPFYJVYmSsQfd/his5-09und08-roteiro-alternativo.pdf
Para você saber mais:
- DIAS, Renata Lívia Arruda de Bessa. Voto consciente: um forte instrumento de mudança política e social. Tribunal Superior Eleitoral. Disponível em: http://www.tse.jus.br/o-tse/escola-judiciaria-eleitoral/publicacoes/revistas-da-eje/artigos/revista-eletronica-ano-ii-no-5/voto-consciente-um-forte-instrumento-de-mudanca-politica-e-social. Acesso em 20 de abril de 2019.
Problematização - parte 1
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: projete esse slide para os alunos. Faça os apontamentos seguindo o tempo cronológico do histórico do voto no Brasil. Esse gráfico está disponível para impressão.
O voto no Brasil, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/83CnYunrER9bkkmMk8cFNUFRKD9en7eUaPzVsavJv4S69gz2GpNk4VEWH6Yn/his5-09und08-o-voto-no-brasil.pdf
Para a discussão de cada etapa do gráfico:
- 1532 - Primeira eleição organizada no Brasil. Só votavam os selecionados pela linhagem familiar, renda e propriedade e pela participação nas áreas civil e militar da época, visando escolher o Conselho Administrativo da “vila”. (UBES)
- 1824 - Novo sistema eleitoral com a criação do Senado e da Câmara dos Deputados. O voto era obrigatório e apenas homens com mais de 25 anos de idade, alfabetizados e com uma renda anual determinada podiam participar. Assalariados em geral, soldados, índios e escravos estavam excluídos dessa regra, ficando de fora do processo eleitoral. (UBES)
- 1932 - Marco na história da mulher brasileira. O voto feminino no Brasil foi assegurado, após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres ao voto. (UBES)
- 1983 - Luta pela democracia com movimento Diretas Já! Durante a ditadura militar, a participação dos eleitores para escolha do presidente e governadores foi vetada, e durante os anos de 1983 e 1984 uma intensa mobilização social ocupou as ruas de todo o país pedindo eleições diretas. (UBES)
- 1988 - Avanço nas eleições brasileiras com a Constituição Cidadã. Com a força da campanha “Se liga, 16! pelo país e intensa pressão do movimento estudantil, os jovens de 16 e 17 anos conquistaram o direito ao voto facultativo. Analfabetos também passaram a ter direito ao voto facultativo, aumentando consideravelmente a quantidade de eleitores no país. (UBES)
A proposta aqui é levantar a ideia de que o voto é um direito conquistado pelos brasileiros e que é importante dentro da democracia em que vivemos, pois somente através dele é que podemos ter esperança de um futuro melhor.
Para você saber mais:
- GUAGLIANONE, Diego, e CAMPOS, Aline. Você conhece a história do voto no Brasil? Veja nossa linha do tempo. UBES. Disponível em: http://ubes.org.br/2018/voce-conhece-a-historia-do-voto-no-brasil-veja-nossa-linha-do-tempo/. Acesso em 20 de abril de 2019.
- GEREMIAS, Allan Albuquerque. A história do voto no Brasil. Site Politize. Disponível em: https://www.politize.com.br/historia-do-voto-no-brasil/. Acesso em 20 de abril de 2019.
<title> Problematização - parte 2
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: projete o slide para os alunos. Inicie a leitura, e nos tópicos realize a leitura coletiva dos tipos de voto. Após a leitura de cada tópico explique como esses votos influenciam ou não no resultado geral da eleição.
A proposta aqui é informar o aluno sobre a importância de cada voto, e de como a escolha de votar branco ou nulo influencia no resultado final da eleição.
Para isso levanta alguns questionamentos:
- Por que alguns eleitores preferem votar em branco?
- Para você é legal anular o voto?
- Você concorda com o voto obrigatório?
Para você saber mais:
- Entenda a diferença entre votos válidos, brancos e nulos. TRE-RO. Disponível em: https://tre-ro.jusbrasil.com.br/noticias/2395908/entenda-qual-a-diferenca-entre-votos-validos-nulos-e-brancos. Acesso em 21 de abril de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: organize a turma em 3 grupos para que eles possam produzir um infográfico sobre a importância do voto.
Cada grupo irá receber uma folha A3 ou um pedaço de cartolina. Na sala estará disponível: cola branca, revistas para recorte, tinta guache, caneta hidrográfica.
Os alunos irão basear sua produção em cima do conteúdo apresentado na aula. Podem também usar o vídeo como referência ou o gráfico. É importante deixar claro que cada grupo irá criar um trabalho único e não pode haver cópia dos outros grupos.
Esses infográficos serão expostos no mural da escola onde toda a comunidade escolar tenha acesso.
Para você saber mais:
- Infográfico - é uma espécie de gráfico com elementos visuais e dados para informar, muito usado como complemento do texto em matérias jornalísticas e sites.
- ROCHA, Hugo. Infográfico: o que é, como fazer os mais criativos e exemplos. Disponível em: https://klickpages.com.br/blog/infografico-o-que-e/. Acesso em 21 de abril de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS5_09UND08
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em pdf, word, txt; email; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reflitam sobre a importância do voto eleitoral para se garantir uma condução política adequada às necessidades da sociedade.
Agende uma videoconferência e faça os questionamentos propostos no Objetivo e no Roteiro Alternativo, compartilhe com os alunos o vídeo proposto, abra uma discussão com a turma sobre o que eles têm de noção ou posição sobre este assunto. Em seguida dê continuidade às orientações.
Problematização
Envie o gráfico que será usado nesta etapa para o WhatsApp da turma para que os alunos façam uma leitura prévia e tenham argumentos para poderem participar do debate proposto.
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa. Deixe que todos os alunos participem com suas reflexões e análises.
Sistematização
A atividade proposta nesta etapa deverá ser pensada em ser executada de forma assíncrona . Informe aos alunos que eles podem executar a tarefa com os recursos que possuírem, mas que podem utilizar os recursos digitais (Paint, Jamboard, PowerPoint) - esta atividade poderá ser feita individualmente ou no formato original do Plano.
Defina uma data para que os alunos publiquem seus infográficos no grupo de WhatsApp da turma. Crie um mural com este material e depois poste nas redes sociais da escola e no próprio grupo.
Para conhecer:
Email: https://www.youtube.com/watch?v=tzeC14NfwB8
Classroom: https://www.youtube.com/watch?v=UkAkcYOYmDU&feature=youtu.be
Hangouts: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200
Padlet: https://youtu.be/ahrXd0Kqwso
Google Docs: https://youtu.be/H6QtVQxs7AE
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout: https://support.google.com/hangouts/answer/3110347?visit_id=637253638688042898-2876232531&rd=1
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, conversem com os alunos sobre o processo democrático do voto (e como é importante que desde cedo se engajem com a questão) e junto com os alunos produzam o infográfico para compor o mural da turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Izabela Lopes
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas
Objeto (s) de conhecimento: As tradições orais e a valorização da memóriaO surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.
Palavras-Chave: voto direto; eleições no Brasil; voto obrigatório; voto nulo; voto branco.