Sobre este plano
Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (GEO5_06UND1) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor de slides ou imagens impressas.
Material complementar:
Imagens de meios de transporte. É importante que o professor selecione as imagens aos pares, de acordo com a transformação histórica. Ou seja, uma imagem de automóvel antigo e uma atual, repetindo esse procedimento para os meios de transporte: automóvel, trem, bicicleta, avião e navio. Disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zk7mY68T3pBh4ryD5KDPezU87XMKPFQSBn5fczzVHbCyPvx9WpN62mcMDMY5/geo5-06und1-acao-propositiva-imagens.pdf
Para você saber mais:
Texto que aborda a transformação dos meios de transporte: http://meios-de-transporte.info/transformação-dos-transportes.html , acessado em 24 de novembro de 2018
Sugere-se assistir ao vídeo “transformação dos Meios de Transporte”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=nGG3rQeZhkY
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete o slide para os alunos ou escreva no quadro.
Para você saber mais: http://meios-de-transporte.info/transformação-dos-transportes.html, acessado em 24 de novembro de 2018. Texto que traz uma visão geral sobre a transformação dos meios de transporte.
Conceitos prévios: O conceito de meio de transporte, como sendo uma forma de levar pessoas e/ou mercadorias de um local a outro.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente aos alunos as figuras que representam trens antigamente e atualmente. Em seguida, escreva no quadro a questão: Qual a diferença entre os meios de transporte?
Espera-se que os alunos consigam observar que as imagens retratam o mesmo meio de transporte em épocas diferentes.
Como adequar à sua realidade: As imagens, ainda que em preto e branco, não prejudicam o objetivo central da aula, não sendo necessária, portanto, a impressão colorida e/ou a projeção das mesmas.
Para você saber mais: Seguem links, que visam a aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento do trem a vapor e do trem magnético, retratados nesse slide.
http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/locom0/locom0.html
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI1152544-EI294,00-Entenda+como+funciona+o+trem+magnetico.html
Contextualização
Orientações: Apresente aos alunos as figuras que representam trens antigamente e atualmente. Em seguida, escreva no quadro a questão: Qual a diferença entre os meios de transporte?
Espera-se que os alunos consigam observar que as imagens retratam o mesmo meio de transporte em épocas diferentes.
Como adequar à sua realidade: As imagens, ainda que em preto e branco, não prejudicam o objetivo central da aula, não sendo necessária, portanto, a impressão colorida e/ou a projeção das mesmas.
Para você saber mais: Seguem links, que visam a aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento do trem a vapor e do trem magnético, retratados nesse slide.
http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/locom0/locom0.html
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI1152544-EI294,00-Entenda+como+funciona+o+trem+magnetico.html
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Após levantar as primeiras impressões sobre a transformação específica dos trens, deve-se expandir a discussão para outros meios de transporte, focando no impacto que a transformação dos meios de transporte trazem para a vida do ser humano e o espaço em que ele vive. É importante que o professor ouça e registre as falas dos alunos no quadro. Assim, o professor levanta questionamentos como: “como eram os automóveis antigamente? E agora? “, anotando no quadro as características expostas pelos alunos.
Não menos importante é que atente-se à fala dos alunos sobre impactos positivos ou negativos que a transformação dos transportes trouxe para o nosso cotidiano, bem como suas percepções temporais sobre esse processo.
Como expectativa de resposta, tem-se falas relativas ao aumento da rapidez, da segurança, do conforto, além de fatores ambientais.
Como adequar à sua realidade: Se não for possível a projeção do questionamento, escreva a pergunta no quadro.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Distribua para cada grupo de alunos duas imagens representando o mesmo meio de transporte em épocas diferentes, ou seja, um grupo de alunos receberá duas imagens de avião: uma do início do século XX e, outra, do século XXI. Outro grupo receberá imagens distintas de automóvel, o outro grupo de bicicleta, um navio e, assim, sucessivamente. É possível, que os meios de transporte se repitam na sala, porém isso não tem importância, mas atente-se para que as imagens sejam diferentes. (As figuras encontram-se nos materiais complementares).
As imagens contém informações sobre tempos e distâncias percorridas por aquele meio de transporte, antigamente e atualmente, para ajudar a compreender as transformações ocorridas ao longo do tempo.
Os grupos deverão elencar as mudanças ocorridas com cada transporte, focando no impacto na vida do ser humano.
Espera-se respostas envolvendo o aumento de rapidez, a segurança, o conforto e fatores relacionado com o meio ambiente.
Como adequar à sua realidade: Em salas muito numerosas, com uma quantidade de grupos maior, sugere-se que dois grupos analisem o mesmo meio de transporte. Para o caso de impossibilidade de impressão, sugere-se que o professor projete ou cole as imagens no quadro e realize a atividade de comparação juntamente com a sala.
Materiais complementares
Link para as imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zk7mY68T3pBh4ryD5KDPezU87XMKPFQSBn5fczzVHbCyPvx9WpN62mcMDMY5/geo5-06und1-acao-propositiva-imagens.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações: Os grupos apresentam, oralmente, para os colegas, a análise feita para cada meio de transporte, listando os impactos que a transformação de cada um deles causou na vida e no espaço ocupado pelos seres humanos.
Simultaneamente, o professor preenche no quadro, papel craft ou no próprio slide, a tabela apresentada, com as transformações relatadas por cada grupo, bem como as sugestões dos outros grupos, que podem surgir durante a apresentação. É importante ressaltar que, nessa tabela, podem ser consideradas as mudanças, tanto na transformação dos meios de transportes, como nas alterações que tal transformação causou no espaço ocupado pelo homem.
Após esse procedimento, o professor solicita à sala, que classifique as transformações apontadas como positivas ou negativas para o ser humano, marcando os positivos de azul e os negativos, de vermelho. É importante que cada transformação seja discutida coletivamente, ouvindo-se e analisando possíveis divergências de opinião, para que a decisão sobre a cor a ser usada seja de consenso da turma.
Procure, em cada mudança citada pelos grupos, fazê-los refletir sempre sobre como tal mudança afetou a vida das pessoas e o espaço onde vivem.
Para efeito de conclusão, o professor discute o resultado final obtido na tabela, buscando relativizar a transformação dos meios de transporte, que nem sempre traz, apenas, transformações positivas para o cotidiano das pessoas e para o espaço onde vivem.
A tabela possui, como expectativa de resposta, dizeres dos alunos relativos ao aumento da rapidez, da segurança, do conforto, além de fatores relacionados com o meio ambiente (positiva ou negativamente). Assim, espera-se que os alunos citem, em um ponto de vista positivo, as questões relativas ao aumento do conforto, velocidade e, consequentemente, menor tempo de percurso. Em um viés negativo, espera-se que sejam citados exemplos relativos ao maior gasto de combustível e, consequentemente, aumento da poluição.
A tabela pode ser preenchida em papel craft, no quadro, ou no próprio slide, de acordo com as condições de projeção oferecidas.