GEO5_09UND1 - Contextualização - Notícia
Plano de Aula
Plano de aula: Percebendo distâncias na cidade: conexões e interações
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de processo de alfabetização cartográfica
Por: Cristiane Bassani
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Régua de 15cm ou 30cm.
Material complementar:
Mapa da região metropolitana de São Paulo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/53zua2u4PhwSMkdws9kA3ChCdFCesqRWgN2dnqcrQv6qWMuUWVnZw8JdqMJD/geo5-09und01-acao-propositiva-mapa-regiao-metropolitana-de-sp.pdf
Cópia de notícia: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c9r6Jnas7hyqhwWKB3EvTfS6MrvxTEztZW5adEjrtekd4eKdMUn5QfTXKcvU/geo5-09und1-contextualizacao-noticia.pdf
Para você saber mais:
https://exame.abril.com.br/brasil/onde-vive-quem-mais-demora-para-chegar-ao-trabalho-no-brasil/ - texto que aborda a questão das cidades-dormitório no Brasil.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392005000400006 - Artigo discutindo o movimento pendular na cidade de São Paulo.
Conhecimentos prévios: Escala cartográfica
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma.
Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS