Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE07, identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Atividades do plano e lápis de cor.
Material complementar:
Atividade da ação propositiva:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z9QRYNznbpgvcvHg8wqTvvWKXNXEnJtPZmwDjBDcX4MBQ9jr4xGcSAtZd3Cq/geo5-07und01-atividade-da-acao-propositiva.pdf
Atividade da sistematização:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A7MFKvACZGGVSRSau7ke3ShdKXD2abkSPUnJhzVVJXjeUmbAxGep7jk7kmRu/geo5-07und01-atividade-da-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
PENA, Rodolfo F. Alves; SOUSA, Rafaela. Fontes de energia. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm>. Acesso em: 20 fev 2019.
REIS, Pedro. Fontes de energia renováveis e não-renováveis. Disponível em: <https://www.portal-energia.com/fontes-de-energia/>. Acesso em: 20 fev 2019.
Empresa de pesquisa energética. Disponível em: <http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/dados-abertos>. Acesso em: 20 fev 2019.
Contextos prévios: Espera-se que o conceito e os tipos de fontes de energia renováveis já tenham sido trabalhados em sala de aula.
O conceito de fontes de energia renováveis usado neste plano será: fontes de energia que possuem a capacidade de serem repostas naturalmente, o que não significa que todas elas sejam inesgotáveis. E nem toda fonte renovável de energia é limpa, ou seja, está livre da emissão de poluentes ou de impactos ambientais em larga escala.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia o slide com os alunos. Espere por respostas.
Se houver alguma fonte de energia renovável que os alunos desconhecem, esclareça o conceito:
Energia Hídrica- A energia da água dos rios que podem ser convertidas em energia eléctrica, como por exemplo as barragens;
Energia Eólica- A energia dos ventos que pode ser convertida em electricidade através de turbinas eólicas ou aerogeradores;
Energia Solar- A energia do Sol pode ser convertida em electricidade ou em calor, como por exemplo os painéis solares fotovoltaicos ou térmicos para aquecimento do ambiente ou de água;
Energia Geotérmica- A energia da terra pode ser convertida em calor para aquecimento do ambiente ou da água;
Energia das Marés- A energia da movimentação natural de subida e descida do nível das águas em um local.
Energia das Ondas- A energia da movimentação da águas de um local para outro.
Energia Biomassa- É a energia que se obtém durante a transformação de produtos de origem animal e vegetal para a produção de energia calorífica e elétrica. Na transformação de resíduos orgânicos é possível obter biocombustíveis, como o biogás e o biodiesel, por exemplo.
Como adequar à sua realidade: Se houver alguma usina que use fontes renováveis para gerar energia na sua região, use-a como exemplo.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia a pergunta com os alunos. Pergunte também:
- Será que em todo o Brasil são usadas fontes de energia renováveis?
- Será que em todo o Brasil as fontes de energia renováveis usadas são as mesmas?
- Qual a importância de aumentar a utilização desse tipo de fontes de energia?
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Monte com os alunos, no quadro, uma legenda para o mapa que será gerado, escolham uma cor para cada fonte renovável de energia usada no Brasil (Energia Hídrica, Energia Eólica, Energia Solar, Energia Termo, Energia Biomassa e Energia Nuclear).
Entregue para cada grupo o mapa da sua região disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A7MFKvACZGGVSRSau7ke3ShdKXD2abkSPUnJhzVVJXjeUmbAxGep7jk7kmRu/geo5-07und01-atividade-da-sistematizacao.pdf
Então com base na legenda do quadro, oriente os alunos a colorirem cada estado do mapa com a cor da MAIOR fonte renovável de energia, informação disponível nos gráficos da atividade da ação propositiva.
Após este momento, exponha, no quadro, todos os mapas coloridos para os alunos e pergunte:
- Qual a fonte renovável de energia mais comum no Brasil?
- Qual a fonte renovável de energia menos comum no Brasil?
- Na nossa região qual a mais comum?
- No nosso estado qual a mais comum?
Um exemplo de como os mapas podem ser organizados no quadro está disponível em https://educa.ibge.gov.br/images/vamoscontar/blog/2018_02_23_blog_marcia-muniz.jpg.
Para complementar a atividade, peça aos alunos para escreverem um parágrafo sobre as vantagens do usa da fonte de energia mais utilizada na região que analisou.