Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Google Docs.
Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Encaminhe aos alunos a imagem disponível aqui, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta escolhida pela escola, como agenda ou sala de aula virtual.
Peça aos alunos para destacarem as energias não renováveis.
Contextualização
Sugere-se que esta etapa da aula seja feita de maneira sincrônica. Apresente o slide/imagem do plano original e dialogue com os alunos de acordo com as orientações previstas.
Problematização
Encaminhe o slide da problematização e as demais perguntas subsequentes, previstas nas orientações desta etapa, no plano original.
Peça aos alunos que registrem suas hipóteses sobre o problema.
Em seguida, acrescente o slide a seguir:
Pergunte, de maneira assincrônica ou sincrônica, o que entendem pela manchete da notícia. Espera-se que os alunos compreendam que há muitos âmbitos de discussão sobre os impactos da pandemia no Brasil e no mundo, e que até as empresas que atuam no ramo das fontes de energia não renováveis estão repensando suas ações.
Ação propositiva
Nesta etapa, o professor explica a atividade que os alunos realizarão assincronicamente.
Separe os alunos em grupo e, para cada grupo, encaminhe a ficha correspondente a uma região do Brasil, conforme previsto no plano original.
Peça que tirem uma foto da atividade resolvida e a compartilhem com o professor.
Sistematização
Nesta etapa, a proposta é que os alunos montem um mapa. Na proposta original, a ideia era fazê-lo em aula presencial, no quadro. Agora, os alunos devem construí-lo de maneira coletiva, utilizando o Google Docs.
Os alunos vão precisar:
1. Criar um arquivo e compartilhá-lo entre eles. O professor poderá ajudá-los nisso;
2. Acessar o documento;
3. Inserir a imagem do mapa do Brasil dividido em regiões, por meio do recurso: Inserir imagem – Pesquisar na Web;
4. Elaborar a legenda a partir do exercício da atividade da ação propositiva;
5. Reconhecer qual foi a fonte não renovável mais usada em cada região do Brasil;
6. Passar todas as informações para o arquivo;
7. Compartilhar o arquivo com o professor.
Lembre-se de que, para usar essa ferramenta e poder compartilhar o resultado posteriormente com o professor, é necessário ter um e-mail do Google.
Para ajudar no uso da ferramenta, acesse o tutorial disponível aqui.
Peça aos alunos que tirem uma foto ou print da página, e a compartilhem com o professor.
Convite às famílias
Assistam ao vídeo:
- Fontes de energia renováveis e não renováveis - disponível aqui.