Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp e e-mail.
Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, encaminhe aos alunos a imagem disponível aqui.
Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide da contextualização e a matéria completa, evidenciada no slide, que consta no plano original. Peça aos alunos para identificarem o título da matéria, fonte, data da publicação e do que trata o texto.
Em seguida, apresente a pergunta prevista: “O que é um descarte irregular de material eletrônico?”. Peça para registrarem suas respostas no caderno.
Problematização
Encaminhe aos alunos:
1. o vídeo: Lixo eletrônico – qual o melhor destino para ele? – disponível aqui;
2. o slide da problematização.
Em seguida, peça para fazerem o registro da resposta à pergunta.
Ação propositiva
Encaminhe o slide da ação propositiva e peça para fazerem o registro da investigação proposta por meio de um mapa mental.
A ideia é que os alunos possam contar com o auxílio dos familiares.
O mapa mental pode ser feito no papel ou no Word, e deve tratar do descarte de material eletrônico, indicando as consequências do descarte incorreto e do correto, bem como trazer a recomendação de possíveis lugares para se fazer isso no local/município onde moram.
Para a construção do mapa mental, é importante que assistam aos seguintes vídeos:
- Mapa mental: um método criativo de estudo – disponível aqui;
- Como fazer mapas mentais no Word e baixar fontes – disponível aqui.
Sistematização
Nesta etapa, encaminhe a atividade da sistematização prevista no plano original e peça que a realizem individualmente.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos ao seguinte vídeo:
- Lixo eletrônico - disponível aqui;
- Especialista alerta para os riscos do descarte incorreto do lixo eletrônico - disponível aqui.