GEO5_02UND08 - Sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: Cultura Brasileira: o Nordeste
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Dinâmicas populacionais em diferentes países.
Por: Tiego Da Silva Cruz
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, cartolina, cola, impressões.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RES9HczBRvnyW7QXPTdP66BYZfrCWVKezvWw75AUngJgvdVSfDPTpxsaJHsZ/geo5-02und08-contextualizacao.pdf
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n4g2snv4RFaTGYnrDBe3sbeYXbuFUQYXMhMMxkWTsMCrqtDbyfYN9HXbQcjs/geo5-02und08-acao-propositiva.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fwkMq2jSNeWqXhTXubEJ8TAtKyTGnk5Rhsre5fSvC25uvNPbRjrpe4kGyfsc/geo5-02und08-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Cultura do Nordeste - Projeto Pedagógico
https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/cultura-nordesteprojeto-pedagogico.htm
Cultura do Nordeste
https://www.todamateria.com.br/cultura-do-nordeste/
Contextos prévios: Região Nordeste, cultura.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicie a aula lendo o tema em voz alta ou pedindo para que a turma leia em conjunto. Faça perguntas como: Vocês sabem o que é cultura? O que é cultura? Vocês sabem algo sobre a região nordestina? Conhecem alguém da região Nordeste? E sobre a cultura do Nordeste, vocês sabem alguma coisa?
Para você saber mais:
Cultura nordestina #1
https://www.youtube.com/watch?v=ioPwjyN9tT0
Cultura nordestina #2
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Inicie esta etapa pedindo para que a turma leia o trecho do texto de Patativa do Assaré e, após isso, identifique junto da turma as informações sobre a fonte do texto. Faça perguntas como: Vocês conhecem Patativa do Assaré? Já ouviram falar sobre Patativa do Assaré? Lendo o texto, vocês notaram alguma palavra que nunca escutaram? Vocês acham que esse texto se refere a quem? Sobre que local ou lugar Patativa do Assaré se refere no texto? Quem seria a personagem do texto e em que local deve morar?
Em seguida, utilize o texto disponível no link Material complementar. Você deverá imprimir uma cópia para cada aluno ou se preferir uma cópia para duplas ou trios. Você pode ainda diminuir o tamanho da fonte do texto e duplicar ele na mesma página para economizar papel.
Peça para que os alunos leiam o texto e façam observações sobre as características culturais da região Nordeste. Pergunte a eles se eles já conheciam algum desses aspectos.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RES9HczBRvnyW7QXPTdP66BYZfrCWVKezvWw75AUngJgvdVSfDPTpxsaJHsZ/geo5-02und08-contextualizacao.pdf
Para você saber mais:
Diversidade cultural
https://www.todamateria.com.br/diversidade-cultural/
Alunos alagoanos aprofundam o estudo do cordel na sala de aula
Problematização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Inicie a Problematização lendo o seguinte caso para a turma: “Wescley, que mora na cidade do Rio de Janeiro, ganhou um novo vizinho, o Luiz Gonzaga. Luiz nasceu em Recife e foi morar no Rio, pois os pais foram transferidos pela empresa em que trabalham para lá. Com o passar do tempo e ao visitar a casa de Luiz, o garoto Wescley percebeu que a família de Luiz tinha costumes culturais diferentes dos que as pessoas do Rio de Janeiro têm. Por exemplo, no café da manhã, a família de Luiz sempre prepara alimentos como tapioca, canjica e pamonha. Outra coisa observada por Wescley foi que a família de Luiz gosta muito de ouvir e dançar forró”.
Após a leitura, indague os alunos e alunas: Pensando na história de Wescley e Luiz, que aspectos da cultura nordestina estão presentes no seu lugar de vivência?
Para você saber mais:
Escola homenageia literatura nordestina em festa de São João
Aspectos culturais da região Nordeste
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-culturais-regiao-nordeste.htm
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Imprima uma cópia do texto disponível no tópico Material complementar e recorte a tabela disponível. Divida a sala em grupos e entregue para cada equipe um tópico do texto. A divisão da sala deve acontecer de acordo com a quantidade de alunos e tópicos disponíveis.
Após isso, peça para que realizem a leitura para o grupo e identifiquem aspectos sobre as características culturais da região Nordeste. Esses registros deverão ser realizados por escrito no caderno deles.
Material complementar:
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n4g2snv4RFaTGYnrDBe3sbeYXbuFUQYXMhMMxkWTsMCrqtDbyfYN9HXbQcjs/geo5-02und08-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
Cultura da Região Nordeste
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/cultura-regiao-nordeste.htm
Cultura nordestina: conheça os pontos principais
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Nesta última etapa, você deverá imprimir o mapa da região Nordeste do Brasil disponível no tópico Material complementar em tamanho A3 para cada grupo. Após imprimir, recorte o mapa por estado, criando um quebra-cabeça para as equipes montarem.
Após isso, entregue as peças do mapa para as equipes e peça para que eles escrevam sobre as peças características que identificaram nos pequenos textos sobre a região nordeste. Ao final, cada grupo deverá montar no quadro da sala ou em um cartaz o seu mapa, apresentando as características estudadas por eles.
Material complementar:
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fwkMq2jSNeWqXhTXubEJ8TAtKyTGnk5Rhsre5fSvC25uvNPbRjrpe4kGyfsc/geo5-02und08-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Cultura popular nordestina
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/cultura-popular-nordestina/48613
Cultura nordestina - o preconceito é quebrado quando as pessoas passam a vivenciar
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp e e-mail.
Valores trabalhados
Cidadania e direitos humanos
Apresentação do tema da aula
Encaminhe aos alunos, por e-mail, WhatsApp ou na página virtual da classe, o seguinte vídeo, já previsto no plano original, no item “Para você saber mais”.
- Cultura nordestina – disponível aqui.
Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide da contextualização e faça as perguntas sugeridas nas orientações.
Em seguida, encaminhe o texto previsto no plano original, disponível aqui.
Peça que leiam o texto e destaquem os aspectos culturais mencionados.
Problematização
Encaminhe o slide da problematização e peça para fazerem o registro da hipótese sobre a questão problematizadora.
Ação propositiva
Encaminhe o texto desta etapa, previsto no plano original e disponível aqui.
Peça aos alunos que, individualmente, a partir do material encaminhado, elaborem uma tabela com imagens que retratem o texto, como no modelo abaixo:
Para a construção da ficha/tabela, é importante que assistam ao seguinte vídeo:
- Como inserir uma tabela no Word – disponível aqui.
Sistematização
Encaminhe o mapa desta etapa, previsto no plano original e disponível aqui.
Para aqueles alunos que conseguirem imprimir o mapa, peça que o recortem e façam um quebra-cabeça, como proposto no plano original. Aqueles que não conseguem imprimir podem copiar o traçado para montar o quebra-cabeça.
A ideia agora é montá-lo com os familiares.
Peça para tirarem fotos e compartilharem pelo WhatsApp, e-mail, agenda digital ou na página ou grupo virtual da classe.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos seguintes vídeos:
- Nordeste: cultura, arte e tradição – disponível aqui;
- O Brasil precisa do Nordeste – disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Tiego Cruz
Mentor: Simone Falconi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 5°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objetivo(s) de aprendizagem: Identificar elementos da cultura nordestina
Habilidade (s) da Base: (EF05GE02) Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA