Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp e e-mail.
Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, peça aos alunos para procurarem no dicionário as palavras: PATRIMÔNIO e CULTURAL.
Na oportunidade de uma aula virtual com os alunos, é interessante que dialoguem sobre o tema, como sugerido nas orientações do plano original.
Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide da contextualização, que apresenta uma manchete com a expressão patrimônio cultural e a questão da degradação.
Problematização
Encaminhe o slide com a questão da problematização do plano original. Peça para fazerem o registro da resposta à pergunta no caderno.
Ação propositiva
Encaminhe aos alunos:
1. O slide da ação propositiva do plano original
2. A atividade prevista no plano original, disponível aqui.
É interessante que, em aula virtual com a turma, o professor discuta as imagens do slide do plano, como previsto originalmente.
Em seguida, peça para fazerem a atividade individualmente, de maneira assincrônica. Solicite aos alunos que acrescentem à atividade outra imagem e que a registrem em uma tabela, como no exemplo a seguir:
Sistematização
Nesta etapa, a ideia é socializar com todos os alunos as pesquisas feitas, compartilhando os arquivos por WhatsApp, e-mail ou outra ferramenta de uso da escola. Em seguida, peça aos alunos para fazerem uma lista, conforme previsto no plano original, dos tipos de poluição que apareceram na pesquisa.
Para a construção da ficha/tabela, é importante que assistam ao seguinte vídeo:
- Como inserir uma tabela no Word – disponível aqui.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos ao seguinte vídeo:
- Preservação do patrimônio cultural brasileiro contribui para a formação da identidade do país - disponível aqui.