Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Para você saber mais:
A modernização da indústria
https://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=234910
Industrialização
https://www.infoescola.com/historia/industrializacao/
Contextos prévios: Atividades econômicas, indústria.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicie a aula lendo o tema para a turma e questione-os se eles sabem do que se trata esse tema. Pergunte a eles o que é modernização, o que é indústria e o que é modernização da indústria. Fique atento às respostas, uma vez que alguns podem ter conhecimento prévio acerca do assunto, já outros talvez não. Sua mediação é importante neste momento, pois você está apresentando o tema de sua aula para a turma, situe-os.
Para você saber mais:
Os desafios da indústria brasileira
https://www.cartacapital.com.br/economia/os-desafios-da-industria-brasileira
05 benefícios que justificam a modernização da indústria
http://www.blsistemas.com.br/05-beneficios-que-justificam-a-modernizacao-da-industria/
Contextos prévios: É interessante que a turma tenha conhecimento prévio acerca de modernização, indústria, avanços tecnológicos.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie esta etapa fazendo alguns questionamentos aos alunos: Turma, o que vocês veem na imagem? O que esta imagem representa? Esta indústria utiliza maquinários avançados? Esta empresa utiliza novas tecnologias? Essa indústria é moderna?
Converse com os alunos sobre a modernização da indústria, relatando que, na atualidade, as empresas conseguem produzir grandes quantidades de produtos em pouco tempo graças às transformações que a modernização possibilitou. Assim como é importante também relatar que esse processo foi possível graças aos avanços tecnológicos de máquinas e equipamentos, assim como do processo de produção. Você pode buscar apoio no tópico “Para você saber mais”, assim como utilizar textos do livro didático de sua turma.
Para você saber mais:
O caminho para a modernização
http://patrocinados.estadao.com.br/o-que-o-brasil-quer/futuro-da-industria/o-caminho-para-a-modernizacao/
Tecnologia e modernização da indústria
http://www.data.com.br/tecnologia-e-modernizacao-na-industria/
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Pergunte aos alunos como eles percebem as mudanças e transformações que a modernização da indústria trouxe. Faça perguntas como: Vocês acham que as indústrias sempre foram como são nos dias de hoje? Como vocês imaginam que eram as indústrias antes? E o processo de produção de um produto? Era demorado? Quem fazia esses serviços, homens ou máquinas? E agora, como está?
Relate sobre como era a indústria antigamente, falando, por exemplo, na quantidade de pessoas que eram contratadas para produzir os produtos, assim como sobre a demora no processo de produção, para que os alunos consigam fazer comparativos sobre as transformações que a indústria sofreu ao longo dos anos. Você pode buscar apoio no tópico “Para você saber mais”, assim como utilizar textos do livro didático de sua turma.
Para você saber mais:
Inovação é fundamental para modernização e aumento da competitividade da indústria
https://www.fiern.org.br/inovacao-e-fundamental-para-modernizacao-e-aumento-da-competitividade-da-industria-diz-presidente-da-cni/
Modernização da indústria
https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/colunas/observador/2019/02/671583-modernizacao-da-industria.html
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Oriente os alunos a observarem as imagens sobre indústrias da atualidade e indústrias antigas. Peça que eles apontem quais imagens são sobre indústrias modernas e porquê e quais imagens são sobre indústrias antigas e porquê. Peça para que façam comparativos a partir de perguntas como: Comparando as imagens e as transformações nas indústrias, vocês acham que o número de trabalhadores entre elas é igual? Qual tipo de indústria precisa de mais trabalhadores, a moderna ou a antiga? Como é a mão de obra dessas indústrias? As pessoas trabalham menos ou mais na indústria antiga? E na moderna? Qual modelo de indústria utiliza informática e robôs?
Após isso, oriente a turma para que, individualmente, pensem sobre quais avanços e transformações a modernização trouxe para as indústrias. As respostas devem ser escritas no caderno dos alunos em forma de texto ou lista. Você deve fazer observações dos registros dos alunos enquanto eles produzem para fazer as intervenções necessárias.
Para você saber mais:
Revolução Industrial
https://escolakids.uol.com.br/historia/revolucao-industrial.htm
Resumo de História: Revolução Industrial
https://youtu.be/PBJ4nDMIu7o
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Nesta etapa, organize a turma em círculo para que dialoguem sobre os transformações que a indústria sofreu ao longo dos anos com base no que escreveram a partir da Ação Propositiva. Instigue-os a fazerem comparativos sobre as mudanças ocorridas no decorrer do tempo, para que identifiquem transformações na indústria. Logo após, questione-os sobre como percebem o fato de os avanços tecnológicos estarem cada vez mais presentes ou sobre como a indústria produz com mais rapidez atualmente e qual a importância de aspectos como este para as empresas. É importante ressaltar na sistematização o fato de que algumas indústrias, embora haja modernização, ainda usam de práticas antigas, como linha de produção com grande quantidade de trabalhadores não qualificados, longas jornadas de trabalho e produção manual.
Faça as mediações necessárias, observando os argumentos dos alunos e respeitando a faixa etária. Lembre-se sempre de pedir que justifiquem as respostas, caso o momento seja compartilhado em turma.
Para você saber mais:
Revolução Industrial - Parte 1 - Brasil Escola
https://youtu.be/9Y1wYtNM90s
Revolução Industrial - Parte 2 - Brasil Escola
https://youtu.be/BK81SHfBpBE