Ficha avaliativa - Esportes de rede e parede.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Bola para o outro lado
Descrição
No desenvolvimento deste plano, procuramos ampliar as aprendizagens sobre os esportes de rede e parede. Os estudantes irão pesquisar, analisar e recriar modalidades de rede e parede com regras e exigências motoras complexas em relação àquelas praticadas em anos anteriores, retomando seus elementos comuns. As atividades são pontuadas por reflexões e análises dos estudantes, em um ambiente de descoberta e participação coletiva.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Esportes de rede.
Objetivos de aprendizagem
- Discutir acerca das características das modalidades de rede, enquanto jogo e esporte.
- Reconhecer os materiais e as adaptações necessárias à prática dos esportes de rede.
- Comparar esportes de rede com outras modalidades.
- Reconhecer o ambiente físico onde as modalidades de rede são praticadas.
- Respeitar as diferenças de desempenho e gosto pessoal na prática dos esportes de rede.
- Elaborar formas de prática nas quais todos exerçam funções para atingir os objetivos da modalidade.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Esportes de rede/quadra dividida ou parede de rebote: apresentando conceitos
Os esportes de rede/quadra dividida ou parede de rebote são modalidades cujo objetivo é lançar, arremessar ou rebater um objeto (bola ou peteca) em direção à quadra adversária, sobre uma rede ou contra uma parede, de maneira que o adversário seja incapaz de devolvê-lo (GONZÁLEZ, 2006). Inúmeras modalidades podem ser assim classificadas e se orientam por características semelhantes. Como exemplos de esportes de rede/quadra dividida, podemos citar as modalidades: voleibol, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa, badminton, peteca, futevôlei e o beach tennis. Como exemplos de esportes de parede de rebote, temos squash, raquetebol e pelota basca. Importante destacar que em algumas modalidades, como tênis, tênis de mesa e badminton, a trajetória da bola ou peteca sobre a rede é direta. Em modalidades como voleibol e futevôlei, por exemplo, há a possibilidade de passar a bola para os companheiros de equipe antes de enviá-la para a quadra adversária.
Esportes de rede e parede: características do esporte e do jogo
Os esportes e os jogos são produtos culturais, isto é, se transformaram ao longo do tempo, de acordo com as necessidades e interesses dos praticantes. Entretanto, há de se destacar as diferenças existentes entre eles. Os esportes são regidos por regras comuns válidas em todo o mundo, estabelecidas por meio de convenção, com o objetivo de organizar a comparação de resultados ligados ao rendimento. Os jogos, por outro lado, podem ter suas regras alteradas numa determinada localidade, conforme a conveniência de um grupo (BOOG; URIZZI, 2017). Assim, surgem diferentes formas de se praticar uma mesma modalidade. O jogo um, dois, três, corte, popularmente jogado nas ruas ou campinhos de bairros, pode ser considerado um jogo, pois, ainda que se assemelhe ao voleibol, não obedece todas as regras, incluindo número de jogadores, dimensões do campo ou equipamentos. Na escola, as práticas esportivas também podem ser consideradas jogos, uma vez que as regras são adaptadas de modo a favorecer a participação de todos os estudantes.
Bibliografia
BOOG, A. C. Práticas corporais e a Educação Física Escolar: 3º ao 5º anos. São Paulo: Boreal Edições, 2017.
DARIDO, S. C. et al. Práticas corporais: Educação Física 3º a 5º anos. São Paulo: Moderna, 2017.
GONZÁLEZ, F. J. Sistema de classificação dos esportes. In: REZER, R. (Org.). O fenômeno esportivo: ensaios crítico-reflexivos. Chapecó: Argos, 2006.
Materiais sugeridos
- Bolas de borracha.
- Bolas de tênis.
- Cones ou latas.
- Elástico, corda ou barbante.
- Papelão.
- Jornal.
- Cola.
- Tesoura.
- Fita crepe.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Inicie a atividade com uma conversa com os estudantes acerca do que sabem sobre o tema. Explicite os objetivos da aula e resgate o conceito e as características dos esportes de rede e parede experimentados em anos anteriores. Para isso, sugere-se a elaboração de um cartaz. Aqui, sugerimos imagens das modalidades voleibol, tênis de mesa e tênis. Se for necessário, use imagens ampliadas, vídeos legendados ou outro tipo de material adequado às necessidades dos estudantes.
A seguir, peça aos estudantes que analisem as imagens e amplie a discussão: Quem se recorda destes esportes? Como se marcam pontos neles? Há características em comum entre os espaços onde acontecem esses jogos? É possível identificar nas imagens os papéis e funções de cada jogador? Quais movimentos realizados vocês conseguem identificar? São movimentos simples? Complexos? Em uma modalidade coletiva, como um jogador pode ajudar seu parceiro ou equipe a marcar um ponto? Quais materiais disponíveis na escola podemos utilizar para a prática destas modalidades? Em quais espaços podemos jogar? Pensam que será preciso realizar alguma adaptação de materiais e espaços?
Observe atentamente a participação dos estudantes, principalmente aqueles que você já conhece e que podem apresentar alguma dificuldade de compreensão. Na sequência explique que irão experimentar o tênis. Para isso, sugere-se a exibição do vídeo.
Neste plano, optou-se por tematizar o tênis, mas você pode escolher a modalidade que julgar apropriada.
Atividade
Só vale um pingo!
Solicite aos estudantes que se organizem em duplas e entregue uma bola de borracha para cada dupla. Proponha um desafio: explique que devem lançar e agarrar a bola com as mãos de um para o outro, permitindo que ela pingue apenas uma vez entre eles. Como fariam? É necessário delimitar o espaço do jogo? De quais maneiras a bola pode ser lançada ao colega? O que acontece se a bola pingar duas vezes? Como o jogo recomeça? Após algum tempo de experimentação, repita o desafio, dessa vez usando bolas de tênis. Ao final, conduza um breve momento de reflexão para que os estudantes relatem suas sensações, dificuldades, mudanças em relação ao tamanho da bola e ajustes necessários durante o jogo.
Bola no quadrado
Solicite aos estudantes que se organizem em duplas, trios ou quartetos. Com giz, peça para que desenhem um quadrado de aproximadamente 1,5 x 1,5m no chão. Oriente também para que verifiquem se é necessário fazer a marcação com outro material ou mesmo outro tipo de adaptação, de modo a incluir todos. Para cada dupla, trio ou quarteto entregue uma bola. Explique que os jogadores devem se posicionar do lado de fora do quadrado, e o jogo começa quando um dos jogadores lança a bola dentro do quadrado para que, em seguida, outro jogador a agarre antes que ela toque o chão e a devolva ao colega, lançando-a novamente dentro do quadrado. Oriente os estudantes para que estabeleçam a organização do jogo: Será um jogo 1x1, 2x2 ou todos contra todos? De quais maneiras a bola pode ser lançada no quadrado? O que acontece quando o colega não consegue agarrar a bola? Como se marcam pontos? Como o jogo recomeça? À medida que forem se familiarizando com o jogo, solicite que pensem em variações, de modo que o jogo se torne mais desafiador e mais próximo à lógica do tênis. Algumas sugestões são: diminuir o tamanho do quadrado, utilizar bola de tamanhos variados, substituir o lançamento e o agarre pela rebatida. Outra sugestão para tornar o jogo mais desafiador é, se possível, usar uma parede para lançar ou rebater a bola.
Solicite que os estudantes estejam atentos aos movimentos e deslocamentos realizados durante o jogo e tentem comparar com os movimentos e deslocamentos realizados em outras modalidades.
É importante que a atividade leve os estudantes a perceber e reconhecer as suas potencialidades. Eles devem explorar diferentes maneiras de executar a tarefa e resolver problemas motores. Porém, é importante que todos cumpram o que foi proposto. Neste caso, devem pensar como um grupo, observando não somente as suas potencialidades, mas as de cada um da sala, propondo e testando hipóteses para cumprir a tarefa.
Construindo a raquete
Agora é o momento dos estudantes construírem raquetes para, em seguida, experimentarem a modalidade. Sugere-se a utilização do vídeo a seguir.
Com as raquetes prontas, distribua bolas de tênis e proponha alguns desafios: Quem consegue rebater a bola para cima, sem deixá-la cair, por mais tempo? Quem consegue rebater a bola para cima alternando a posição da mão (forehand e backhand)? Quem consegue rebater a bola para cima, sem deixá-la cair, com a mão não dominante? Outra sugestão é realizar os desafios em duplas. Oriente-os para que se atentem aos movimentos necessários para a realização dos desafios. Ao final, permita que os estudantes relatem sensações, êxitos, dificuldades e ajustes realizados durante a atividade.
Mini tênis
Solicite aos estudantes que se organizem em quartetos para um jogo 2x2. Questione os estudantes sobre qual tipo de materiais podem ser usados para construir a rede e como fixá-los, assim como a altura ideal da rede para um jogo de tênis. Uma sugestão é usar um elástico, corda ou barbante preso entre as duas traves da quadra de futsal (se necessário, utilize outro ponto de ancoragem no local onde as aulas de Educação Física acontecem) para simular a rede. Ajude os estudantes a montar a rede e para que percebam a diferença da altura da rede de tênis em relação à altura da rede de voleibol, por exemplo. Assim, é importante que a rede fique numa altura em que os estudantes consigam rebater a bolinha de tênis por cima, usando a raquete que construíram. Peça que delimitem o espaço de jogo usando as linhas laterais da quadra de futsal, como linhas de fundo (utilize giz, fita crepe ou outro objeto para construir as linhas de fundo caso não seja possível usar as marcações de futsal; é possível também adaptar a quadra de jogo ao espaço que você tiver disponível na sua escola). Oriente-os também para que façam as linhas laterais. Converse com os estudantes se é necessário usar outros tipos de materiais para compor as marcações ou outro tipo de adaptação, de modo a incluir todos na atividade.
Explique que, para a realização do jogo, cada dupla deve se posicionar de um lado da rede. Cada estudante deve estar de posse de sua raquete e um cone ou lata vazia. Informe que, neste primeiro momento, a ideia é usar o cone (ou lata) para aumentar o tempo que um jogador tem para realizar a rebatida para o outro lado da rede. Por exemplo: quando o estudante A rebate a bola para o outro lado da rede, o estudante B deve permitir que ela pingue uma vez no chão e, antes de rebater, deve pegá-la “encaçapando-a” no cone (ou lata) e, na sequência, pingá-la no chão novamente e rebatê-la de volta para o outro lado. Na sequência, ajude os estudantes a pensar a organização do jogo: Como se marcam os pontos? É permitido trocar passes com o colega para construir a jogada? O que acontece quando um jogador não consegue encaçapar e rebater a bola? Como o jogo recomeça? A bola pode ser rebatida para qualquer lugar? Quantas vezes a bola pode pingar antes de ser rebatida?
Oriente os estudantes para que, durante a experimentação, estejam novamente atentos aos movimentos e deslocamentos realizados durante o jogo e tentem comparar com os movimentos e deslocamentos realizados em outras modalidades, bem como possíveis ajustes necessários para que os colegas possam participar da atividade. Após algum tempo de prática, conduza uma breve reflexão: Qual é o objetivo do jogo? Qual é o objetivo do tênis? O que deve fazer a dupla atacante? E a dupla defensiva?
À medida que forem se familiarizando com o jogo, solicite que proponham variações de modo a deixar o jogo mais desafiador. Assim como no jogo anterior, é importante que a atividade leve os estudantes a perceber e reconhecer as suas potencialidades. Permita que explorem diferentes maneiras de executar a tarefa e resolver os problemas táticos do jogo. É igualmente importante que todos cumpram o que foi proposto. Ademais, devem ser orientados a pensar como um grupo, observando não somente as suas potencialidades, mas as de cada um da sala, propondo e testando hipóteses para cumprir as tarefas.
Esportes de rede: criando um jogo
Solicite aos estudantes se organizem em três ou quatro grupos e que dividam a quadra, o pátio ou outro espaço disponível para as aulas, em quadrantes, de modo que cada grupo ocupe um desses quadrantes. Na sequência, peça para que cada grupo crie ou adapte um jogo contendo as características dos esportes de rede e parede. Para isso, deverão se apoiar nas experiências da aula e de anos anteriores, isto é, naquilo que já conhecem acerca dessas modalidades. É fundamental orientar os estudantes para que estejam atentos aos seguintes aspectos: a) estabelecer os objetivos do jogo; b) estabelecer formas de enviar e derrubar a bola do outro lado da quadra; c) estabelecer formas de proteger os espaços da própria quadra; d) pensar em adaptações que permitam a participação de todos os colegas; e) pensar em estratégias que evidenciem o potencial de cada um; f) o foco não deve ser o ganhar e perder, mas sim a participação e experimentação; g) organização, decisões e adaptações devem ser sempre ações coletivas, ninguém pode ficar de fora.
Pode ser que os estudantes tenham dificuldades em cumprir esta tarefa. Nesse caso, dê dicas e orientações que os ajudem a organizar as ideias, cumprir a atividade e garantir a participação efetiva de todos, tanto na criação quanto na experimentação dos jogos.
Momento da reflexao
Converse com os estudantes sobre as atividades. Para isso, é importante que todos participem desse momento. De acordo com a característica da turma, verifique se há a necessidade de utilizar outros recursos além da conversa, como um cartaz com imagens e/ou textos para que os estudantes observem, leiam as perguntas ou façam inferências sobre o que vivenciaram.
Recorde o jogo que só valia um pingo e, como sugestão, pergunte: Qual era o objetivo do jogo? Em que este jogo se assemelha aos esportes de rede e parede? Quais foram as dificuldades encontradas? As duplas pensaram em alguma estratégia? Espera-se que percebam que este jogo carrega algumas características dos esportes de rede e parede, ainda que modificações e adaptações tenham sido feitas para garantir a participação de todos.
Na sequência, proponha uma análise acerca do jogo bola no quadrado: Qual era o objetivo do jogo? O que foi preciso fazer para marcar o ponto? E para evitar que o adversário marcasse um ponto? Qual ação foi mais eficiente para dificultar o jogo do adversário? Foi necessário fazer adaptações para que todos os colegas participassem? Elas foram adequadas? O que poderia ter sido feito ou melhorado?
Resgate o jogo mini tênis e pergunte aos estudantes: Qual era o objetivo do mini tênis? Quais dificuldades vocês enfrentaram no jogo? O que a dupla atacante tinha que fazer? E a dupla defensiva? Perceberam semelhanças entre os jogos realizados? E as diferenças? Havia alguma? Será que o ambiente e o clima podem influenciar o resultado de uma partida de tênis? Quais capacidades físicas e habilidades motoras vocês usaram durante o jogo? Vocês conhecem algum outro esporte em que seja necessária a realização de rebatidas com raquete, rebatidas, corridas, mudança de direção e o uso da força e da velocidade? Vocês acham que existem diferenças de habilidade entre as pessoas? Como vocês acham que é possível lidar com essas diferenças de maneira que todos participem do jogo? O tênis das competições oficiais é o mesmo tênis que experimentamos na aula? Quais eram as diferenças? Por que era diferente? E sobre os materiais utilizados no jogo? Eles eram apropriados? Facilitaram ou dificultaram o desenvolvimento do jogo? Quais outras adaptações vocês imaginam que sejam necessárias para jogar tênis ou outro esporte de rede e parede? No jogo de duplas, o que cada um fez de modo a contribuir com o resultado do jogo? E o que mais poderia ter feito?
Incentive a turma a verbalizar suas impressões e sensações, explorando a oralidade. Se for necessário, ajude-os a organizar suas ideias. Ouça e observe com atenção as falas e faça anotações sobre a compreensão deles para compor a avaliação. Retome também pontos considerados importantes e registros realizados durante a atividade prática, bem como situações onde houve conflitos e/ou condutas positivas dos estudantes.
Sistematizacao do conhecimento
Procure evidenciar as aprendizagens dos estudantes por meio de uma conversa, organizando o que fizeram e discutiram até aqui. Considere a necessidade de utilizar estratégias adicionais para que todos compreendam seus avanços e necessidades.
Recupere as características que aproximam as modalidades de rede e parede. Nelas a equipe atacante deve sempre derrubar a bola (ou peteca) na quadra oposta ou forçar um erro do adversário para pontuar. Já a equipe defensiva deve proteger os espaços de sua própria quadra de modo a evitar que a bola caia do seu lado. Apresente os elementos dos esportes de rede e parede e os de outras categorias de modo que os estudantes consigam construir conceitos e perceber as semelhanças e diferenças entre as modalidades de rede e parede e as demais modalidades esportivas.
Retome os conceitos sobre as principais capacidades físicas (força, velocidade, equilíbrio, agilidade) e habilidades motoras (rebatidas, coordenação visomotora) requeridas nas atividades e necessárias à prática dos esportes de rede e parede. Converse com os estudantes sobre como exercitar essas habilidades e capacidades é importante para outras situações da vida, como as atividades diárias ou a prática de atividades físicas para a manutenção da saúde e lazer.
Explore aspectos relacionados às diferenças individuais de desempenho. Por exemplo: há estudantes que são mais fortes, mais velozes ou mais ágeis. Procure evidenciar como essas capacidades podem ser utilizadas no jogo. Converse com os estudantes sobre as sensações obtidas nos jogos experimentados. Fale sobre as diferenças individuais de desempenho e as adaptações de materiais e organização dos jogos que construíram e que permitiram que todos jogassem. Aproveite e retome os conceitos de jogo e esporte. No esporte formal, o objetivo é a valorização do mais forte, mais rápido ou mais hábil e a exclusão dos menos aptos. O jogo, por sua vez, tem características que permitem adaptação de regras, materiais, espaços visando a participação e experimentação de todos. Enfatize que nas aulas de Educação Física o objetivo é que todos avancem, cada um com o seu potencial. Assim, nas atividades propostas, valorizou-se o processo, a experimentação, e não o resultado.
Explore as habilidades da BNCC e explique aos estudantes os conceitos de protagonismo e trabalho coletivo numa perspectiva inclusiva, a partir das atividades desenvolvidas na aula. Nos jogos experimentados, houve situações nas quais os jogadores precisavam pensar em estratégias e adaptações para garantir a participação de todos. Nesse sentido, ainda que o tênis possa ser disputado individualmente, durante a aula, o trabalho coletivo foi fundamental para determinar o desempenho e a participação de todos durante as atividades.
Evidencie que, tanto na sala de aula quanto na Educação Física, o protagonismo e o trabalho coletivo são muito importantes. Ao exercitá-los, os estudantes podem desenvolver competências importantes para a vida, como valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, o posicionamento ético em relação ao cuidado com os outros, exercitar a empatia, o diálogo e a cooperação na resolução de conflitos.
Finalmente, enfatize que a escola é um local onde todos têm os mesmos direitos de aprender, experimentar e conhecer. Dessa forma, todas atividades, jogos e práticas esportivas devem ser experimentadas e apreciadas por todos, de acordo com suas potencialidades e interesses.
Registro e avaliacao
Proponha aos estudantes que façam um breve relato sobre as suas aprendizagens. Observe se compreenderam a sua solicitação. Se for necessário, apresente um relato a eles. O relato pode ser feito por múltiplas linguagens, em áudio, por escrito, em vídeo, oralmente, por desenho, de acordo com a escolha deles. Posteriormente, essas informações podem ser resgatadas para orientar os momentos de reflexão, dar seguimento ao plano e também compor a avaliação.
Para a avaliação, sugere-se a elaboração de um diário de campo. O diário de campo é um instrumento que permite registrar/anotar todos os dados, acontecimentos, observações, ou seja, todas as ocorrências que você julgar importantes.
Uma sugestão, para melhor organizar as informações no diário de campo, é estabelecer alguns critérios pelos quais você irá orientar suas observações, como no exemplo a seguir.
Esportes de rede e parede | ||||
Compreende/ realiza ações em situação de ataque? | Compreende/ realiza ações em situação de defesa? | Participa das discussões/ formula hipóteses? | Formula estratégias para o jogo respeitando o professor/colega? | |
Estudante 1 | Sim | Às vezes | Sim | Sim |
Estudante 2 | Não | Às vezes | Sim | Sim |
Estudante 3 | Sim | Sim | Sim | Não |
Para verificar as aprendizagens, sugere-se o uso de uma ficha avaliativa individual, elaborada a partir da proposta de Sadi (2010), a ser preenchida pelos estudantes. Essa ficha pode ser enviada como lição de casa ou ser completada em aula com o auxílio do professor. Caso seja necessário, você pode ler os enunciados e o estudante pode responder oralmente.
Dê feedbacks sobre o que responderam, possibilitando aos estudantes refletir sobre o seu preenchimento. Você poderá também inserir outras linhas e colunas de acordo com o que julgar necessário.
Barreiras
Barreiras
- Limitar a participação de estudantes em determinadas práticas.
- Solicitar apenas atividades escritas como forma de registro.
- Não priorizar movimentos simples na participação nos jogos.
Sugestões para eliminar ou reduzir a barreira
- Solicitar aos estudantes que incluam todos, ajustando as práticas de acordo com suas capacidades.
- Propor outras formas de registros, de acordo com as características dos estudantes.
- Variar as atividades, de acordo com as características dos estudantes, aumentando a complexidade à medida que conseguem realizar os movimentos.
Desdobramentos
Nas aulas subsequentes, prossiga com as aprendizagens. Sempre que necessário, retome com os estudantes as características, ações táticas e motoras dos esportes de rede e parede.
Organize os estudantes em grupos e solicite uma pesquisa acerca dos aspectos relacionados à lógica externa das modalidades de rede e parede. A pesquisa deve conter informações sobre o local de surgimento, por quem e quando essas modalidades foram criadas e quem são os maiores praticantes dessas modalidades na atualidade. Além disso, devem apresentar informações acerca das ações individuais e do trabalho coletivo necessários a essas modalidades.
Os resultados podem ser apresentados por escrito, exposição de cartazes, desenhos, produção de vídeos. A partir das informações levantadas com a pesquisa, possibilite que os estudantes continuem a adaptar e experimentem outras modalidades de rede e parede, compreendendo seus elementos constituintes e aprimorando as capacidades físicas e habilidades motoras envolvidas.
No decorrer das aulas, esteja atento para ajudar a turma, durante os jogos, a acertar a rebatida, correr, proteger os espaços vazios, posicionar-se e observar o posicionamento dos outros jogadores, e a desenvolver diferentes estratégias que possibilitem o cumprimento dos objetivos dos esportes de rede e parede. Além disso, é importante que as atividades sejam adaptadas de modo que os estudantes continuem experimentando as modalidades como for possível, numa perspectiva que valorize as diferenças de desempenho e a inclusão.
Inicie a aula comunicando aos estudantes que estudarão sobre as modalidades de esportes de rede e parede. Pergunte a eles o que sabem sobre o assunto, para entender de qual ponto iniciar as reflexões com eles. Utilize a dinâmica e as estratégias da Conversa inicial: apresente aos estudantes as imagens selecionadas sobre as modalidades de rede (voleibol, tênis de mesa e tênis de quadra) e faça os questionamentos contidos na Conversa inicial.
Apresente o vídeo 1 sobre a origem e o funcionamento do tênis, e diga-lhes que vamos realizar algumas atividades relacionadas a esta modalidade.
Atividade 1 – Habilidades com a bola de tênis (ou similar)
Solicite aos estudantes que consigam uma bolinha de tênis, ou mesmo de borracha (a mesma que se joga frescobol). Proponha que, sozinhos em casa, joguem a bolinha para cima e a peguem sem deixá-la cair no chão; joguem a bolinha para cima com uma mão e a peguem com a mesma mão, em seguida faça com a mão não dominante; joguem a bolinha para cima com uma das mãos e a peguem com a outra mão; procedam da mesma forma, mas agora deixando a bolinha quicar uma vez no chão. Agora, peça a eles que procurem um amigo com idade aproximada a sua, ou um adulto com quem tenham mais afinidade, para jogar junto. Jogue a bolinha para o amigo, mas ela deve quicar uma vez no chão para ele pegar com as duas mãos, depois, ele jogará da mesma maneira a bolinha para você: solicite que na sequência eles façam os mesmos movimentos, mas arremessando e recebendo a bolinha com uma das mãos. Sugira que eles criem regras, como, por exemplo: marcar um espaço e quem jogar a bolinha fora desse espaço dará um ponto para o outro, quem deixar a bolinha quicar duas vezes no solo também cederá um ponto para o outro, quem marcar o ponto recomeça o jogo, e assim por diante. Deixe-os livres para criarem as regras do seu jogo.
Atividade 2 – Construindo a raquete
Peça aos estudantes que assistam ao vídeo 2, “Como fazer uma raquete com material reciclável”.
Após fazerem suas raquetes, solicite aos estudantes que rebatam a bola com a raquete para cima, sem deixá-la cair pelo maior tempo possível; fazendo o mesmo movimento com a outra mão. Depois, diga aos estudantes que procedam da mesma forma que a atividade 2 junto de um amigo ou adulto com quem tenham afinidades, mas agora utilizando as raquetes. Para aumentar a dificuldade, solicite que eles joguem com algum objeto dividindo o espaço onde estão jogando, fazendo o papel de rede. Na aula seguinte, pergunte aos estudantes quais foram as sensações, êxitos, dificuldades e ajustes realizados durante a atividade.
Atividade 3 – Criando um jogo (esporte de rede e parede)
Solicite aos estudantes que, individualmente, criem ou adaptem um jogo contendo as características dos esportes de rede e parede. Eles deverão tomar como referencial o que já conhecem sobre essas modalidades. É fundamental orientar os estudantes para que estejam atentos aos seguintes aspectos: a) estabelecer os objetivos do jogo; b) estabelecer formas de enviar e derrubar a bola do outro lado da quadra; c) estabelecer formas de proteger os espaços da própria quadra; d) pensar em adaptações que permitam a participação de todos os colegas; e) pensar em estratégias que evidenciem o potencial de cada um; f) o foco não deve ser o ganhar e perder, mas sim a participação e experimentação; g) organização, decisões e adaptações devem ser sempre ações coletivas, ninguém pode ficar de fora. Recomende que o jogo deve ser pensado para ocorrer nos espaços da escola, que podem jogar meninos e meninas, que todos possam participar, que os materiais sejam adaptados, no caso a escola não tê-los. Eles poderão apresentar o jogo que criaram oralmente em uma aula remota, mas avise-os de que escolherão apenas alguns jogos criados pelos amigos para que sejam vivenciados nas aulas presenciais.
Este plano de atividade foi elaborado pelo time de autores NOVA ESCOLA.
Autor: Tiago Aparecido Nardon
Coautor: Laércio de Moura Jorge
Mentor: Ricardo Yoshio Silveira Ribeiro
Especialista da área: Luis Henrique Martins Vasquinho