Plano de Aula

Plano de aula: Cobertura vegetal e o equilíbrio do ambiente

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ciclo hidrológico: permeabilidade do solo, cobertura vegatal e erosão do solo

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Descrição

Este plano é composto por duas aulas de 50 min, do componente curricular de Ciências, para estudantes do 5º ano. Nele, os estudantes irão investigar o papel da vegetação no equilíbrio ambiental, compreendendo também como a tecnologia pode colaborar com a preservação da natureza.

Esta sequência de aulas permitirá aos estudantes compreenderem a relação direta entre cobertura vegetal, equilíbrio ambiental, emergência climática e o papel da Inteligência Artificial (IA) nesse contexto. As aulas têm o objetivo de promover o pensamento crítico aliado ao uso consciente de tecnologias na tomada de decisão sobre as emergências ambientais.

Contexto e progressão das habilidades

Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da IA, considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

computador, tablet ou celular com acesso à Internet.

Recursos educacionais digitais:
computador conectado à internet.

Materiais diversos:
papel, caneta, cartolina e folhas.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Cobertura vegetal - restinga.

  • Equilíbrio climático.

  • Conservação ambiental.

  • IA como ferramenta de auxílio à conservação do meio ambiente.

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender a importância da cobertura vegetal para o equilíbrio do ambiente.

  • Identificar como a emergência climática afeta os ecossistemas e a vida humana.

  • Reconhecer os usos da IA no monitoramento ambiental.

  • Argumentar e tomar decisões com base em dados e evidências científicas simples.

Competências gerais

1. Conhecimento.

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

4. Comunicação.

5. Cultura digital.

10. Responsabilidade e cidadania.

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O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
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Aula

Aula 1 - Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos.

Este plano de aula tem como foco introduzir o tema da cobertura vegetal e sua relação com o equilíbrio ambiental e a emergência climática. Os estudantes começarão a refletir sobre o papel da natureza e das tecnologias (como a IA) nesse processo.

Para iniciar a aula, os estudantes participarão de uma atividade de role play, que consiste na interpretação de papéis. Cada grupo assumirá um papel social específico, receberá um desafio a ser enfrentado e contará com orientações para pesquisar e compreender melhor sua função. Para tornar a proposta mais instigante, cada grupo deverá elaborar uma questão provocativa, demonstrando de que maneira a IA pode contribuir para a análise e a resolução de problemas relacionados ao meio ambiente.

Aula 1 - Conversa inicial/Introdução

Tempo previsto: 5 minutos.

Peça aos estudantes que analisem as imagens a seguir:

Projeto de espaço de lazer prevê retirada da cobertura vegetal na orla da praia

Crédito: Pexels

Imagem gerada por Inteligência Artificial (OpenAI – DALL-E). Data de criação: 10 de agosto de 2025.

Imagem gerada por Inteligência Artificial (OpenAI – DALL·E). Data de criação: 10 de agosto de 2025.

- O que vocês observam nessas imagens?

- Como acham que fica o ambiente depois dessas mudanças?

- E as pessoas que passam por ali, como se sentem?

É importante que os estudantes percebam como o ambiente fica degradado sem a cobertura vegetal. Com a retirada da restinga, vegetação típica das áreas litorâneas, contribui-se para a diminuição da biodiversidade, para a perda de habitats para diversas espécies e para a perda da proteção quando há altas marés, entre outras questões.

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