Campanha de conscientização
Cobertura vegetal e emergência climática
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ciclo hidrológico: permeabilidade do solo, cobertura vegatal e erosão do solo
Este plano é composto por duas aulas de 50 min, do componente curricular de Ciências, para estudantes do 5º ano. Nele, os estudantes irão investigar o papel da vegetação no equilíbrio ambiental, compreendendo também como a tecnologia pode colaborar com a preservação da natureza.
Esta sequência de aulas permitirá aos estudantes compreenderem a relação direta entre cobertura vegetal, equilíbrio ambiental, emergência climática e o papel da Inteligência Artificial (IA) nesse contexto. As aulas têm o objetivo de promover o pensamento crítico aliado ao uso consciente de tecnologias na tomada de decisão sobre as emergências ambientais.
Equipamentos e dispositivos:
computador, tablet ou celular com acesso à Internet.
Recursos educacionais digitais:
computador conectado à internet.
Materiais diversos:
papel, caneta, cartolina e folhas.
1. Conhecimento.
2. Pensamento científico, crítico e criativo.
4. Comunicação.
5. Cultura digital.
10. Responsabilidade e cidadania.
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Tempo previsto: 50 minutos.
Este plano de aula tem como foco introduzir o tema da cobertura vegetal e sua relação com o equilíbrio ambiental e a emergência climática. Os estudantes começarão a refletir sobre o papel da natureza e das tecnologias (como a IA) nesse processo.
Para iniciar a aula, os estudantes participarão de uma atividade de role play, que consiste na interpretação de papéis. Cada grupo assumirá um papel social específico, receberá um desafio a ser enfrentado e contará com orientações para pesquisar e compreender melhor sua função. Para tornar a proposta mais instigante, cada grupo deverá elaborar uma questão provocativa, demonstrando de que maneira a IA pode contribuir para a análise e a resolução de problemas relacionados ao meio ambiente.
Tempo previsto: 5 minutos.
Peça aos estudantes que analisem as imagens a seguir:
Crédito: Pexels
Imagem gerada por Inteligência Artificial (OpenAI – DALL·E). Data de criação: 10 de agosto de 2025.
- O que vocês observam nessas imagens?
- Como acham que fica o ambiente depois dessas mudanças?
- E as pessoas que passam por ali, como se sentem?
É importante que os estudantes percebam como o ambiente fica degradado sem a cobertura vegetal. Com a retirada da restinga, vegetação típica das áreas litorâneas, contribui-se para a diminuição da biodiversidade, para a perda de habitats para diversas espécies e para a perda da proteção quando há altas marés, entre outras questões.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF).