Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula será abordado o conteúdo envolvendo a relação entre o sistema urinário e o sistema circulatório, especificando que os vasos sanguíneos passam pelos rins, o processo de filtração do sangue, a formação da urina e como é excretada para fora do corpo. Para maior aprofundamento do tema, aplique, anteriormente, as aulas CIE5_06VE01, CIE5_06VE02, CIE5_06VE03, CIE5_06VE04, CIE5_06VE05 e CIE5_06VE06 sobre o sistema circulatório envolvendo suas funções, estruturas e mecanismos de defesa e a aula CIE5_06VE07 sobre a circulação sistêmica e pulmonar.
Materiais necessários para a aula: Material de impressão para realização do Mão na massa (encontrado no Material complementar deste plano), uma esponja de aço, uma esponja de lavar louça, um pedaço de tecido, um filtro de café, um guardanapo, uma folha de papel, uma peneira, um copo de plástico e uma garrafa contendo borra de café, arroz e terra.
Caso queira se apropriar de mais informações sobre a circulação urinário, utilize os links abaixo:
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-excretor.htm
https://planetabiologia.com/funcao-do-sistema-urinario/
http://www.anatomiadocorpo.com/sistema-urinario/
https://www.youtube.com/watch?v=AcDjbvw7m6k
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como:
- Vocês imaginam como é o processo de produção da nossa urina?
- Por que a produzimos?
- Que relação a urina tem com o nosso sangue?
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Projete o slide para os alunos. Caso não possua recursos, descreva-o. Apresente os seguintes materiais para turma: uma esponja de aço, uma esponja de lavar louça, um pedaço de tecido, um filtro de café, um guardanapo, uma folha de papel, uma peneira, um copo de plástico e uma garrafa contendo borra de café, arroz e terra. Permita que os alunos possam manusear os objetos e proponha um desafio a turma: Estão vendo essa água suja, qual dos seguintes materiais é o mais adequado para filtrá-la? Neste momento, o professor deve realizar os questionamentos:
- Quais materiais realizam a filtração? Será que todos os itens presentes na água são filtrados por todos materiais?
- Quais situações do cotidiano vocês conhecem em que a filtração é necessária?
- E o nosso sangue? Sabemos que o sangue é responsável por eliminar os resíduos produzidos em nosso corpo. Como ocorre a filtração dos resíduos para ser eliminados?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Projete a Questão disparadora para os alunos. Caso não possua recursos, leia e/ou escreva a Questão no quadro. Após a leitura, dialogue com os alunos:
- Vocês imaginam como é o processo de filtragem do nosso sangue?
- Por que o filtramos?
- Quais partes do nosso corpo participam deste processo?
- Qual a relação que a filtragem do nosso sangue tem com a produção da nossa urina?
Permita que as crianças exponham seus pontos de vista sobre o assunto. Estimule a interação e o diálogo entre elas, mediando conforme ver necessidade.
Diga que a atividade que irão realizar a seguir fará com que elas respondam esta questão.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Divida a turma em cinco grupos. Cada um receberá alguns materiais, como uma esponja de aço, uma esponja de lavar louça, um pedaço de tecido, um filtro de café, um guardanapo, uma folha de papel, uma peneira, um copo de plástico, massinha de modelar, um papelão grande e canudos. Proponha aos grupos o desafio de construir um protótipo de como acontece o processo de filtragem do sangue e oriente-os a seguir as instruções que serão entregues. Elas indicarão as estruturas que fazem parte do processo, o caminho que o sangue percorre e o que acontece com o produto final dessa filtração. Este material será encontrado no material complementar deste plano para realização do Mão na massa.
Ao passo que o grupo vai construindo seus protótipos, vá passando pelos grupo mediando a leitura das orientações, questionando:
- Percebam quais são as estruturas presentes.
- Qual função esta estrutura tem?
- Qual sua importância para o processo?
- Percebam onde elas se localizam.
Quando os grupos terminarem de construir seus protótipos, peça para que cada um compartilhe sua criação com os demais. Após a finalização da atividade, inicie a Sistematização.
Sistematização
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações: Inicie a Sistematização conversando com a turma sobre as orientações para a construção do protótipo. Projete o slide com as orientações entregues aos grupos. Caso não possua recursos, leia as orientações impressas. Ao passo da leitura, vá explicando cada item e questione os alunos:
- Vocês colocaram todas as estruturas?
- Qual a função de cada estrutura no sistema?
- Qual sua importância para o bom funcionamento deste processo?
Caso algum grupo tenha esquecido de algo, oriente ao grupo corrigir e acrescentar.
Sistematização
Orientações: Continue a leitura realizando a mediação e os questionamentos:
- Vocês colocaram todas as estruturas?
- Qual a função de cada estrutura no sistema?
- Qual a sua importância para o bom funcionamento deste processo?
Caso algum grupo tenha esquecido de algo, oriente o grupo a corrigir e acrescentar.
Sistematização
Orientações: Finalize a Sistematização com a imagem do sistema urinário localizando suas estruturas e funções. Converse com a turma sobre o resultado final de cada grupo, se todos ficaram de acordo com a imagem. Caso algum grupo tenha necessidade de corrigir, dê mais um pouco de tempo para finalizar o protótipo corretamente.