Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Trocas no Sistema de Numeração Decimal
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos Matemáticos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Esther Maria Freixedelo Martins
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF04MA25) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.
Objetivo específico
Resolver problema com mais do que uma resposta.
Conceito-chave
Resolução de problemas com mais do que uma resposta.
Recursos necessários
- Quadro,
- giz,
- lápis,
- borracha,
- cópias das atividades ou projetor de slides,
- computador ou datashow para projeção da apresentação.
Habilidades BNCC:
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo da aula para seus alunos e, logo a seguir, realize o aquecimento.
Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o Sistema Monetário Brasileiro, suas cédulas e moedas.
Orientação: Roda de conversa sobre cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro.
Discuta com a turma:
- Você conhece o nosso dinheiro?
- Costuma fazer pequenas compras ou guardar moedas no cofrinho?
- Sabe quantos tipos de moedas existem e quais são seus valores?
- E as cédulas ou notas do real, quantas são? Que valores elas têm?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.
Orientação: Peça que os alunos leia e resolvam o problema individualmente. Após 5 minutos, forme duplas produtivas para que eles possam trocar ideias e comparar suas estratégias de resolução. Nesse momento o professor deve intervir nos grupos apenas para para determinar o que os alunos estão pensando e oferecer ideias baseadas no pensamento do aluno, sem redirecionar para estratégias diferentes.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Peça que os alunos leia e resolvam o problema individualmente. Após 5 minutos, forme duplas produtivas para que eles possam trocar ideias e comparar suas estratégias de resolução. Nesse momento o professor deve intervir nos grupos apenas para para determinar o que os alunos estão pensando e oferecer ideias baseadas no pensamento do aluno, sem redirecionar para estratégias diferentes.
Propósito: Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças; discutir outras estratégias, definir as estratégias mais práticas e eficientes.
Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar aos resultados e peça que compartilhem suas soluções, registrando na lousa o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.
Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.
Faça o mesmo procedimento para cada um dos problemas propostos.
Discuta com a turma:
- Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos .
Orientações: Apresente aos alunos as três resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Peça que expliquem como cada criança pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.
Propósito: Incentivar os alunos a explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e a sua?
- Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente aos alunos as três resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Peça que expliquem como cada criança pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.
Propósito: Incentivar os alunos a explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e a sua?
- Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente aos alunos as três resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Peça que expliquem como cada criança pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.
Propósito: Incentivar os alunos a explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e a sua?
- Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia a frase do quadro junto com seus alunos, relembrando o que foi realizado na aula, para que os alunos reconheçam que há muitas maneiras de termos a mesma quantia de dinheiro, utilizando moedas e cédulas variadas.
Propósito: Levar o aluno a perceber que aprendeu algo novo na aula de Matemática.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Permita que alguns alunos expliquem o que aprenderam durante a aula, articulando suas ideias com o objetivo apresentado. Foque a atenção dos alunos para o objetivo da aula e para a retomada do que foi realizado.
Propósito: Permitir que o aluno fale sobre o que aprendeu, para estruturar seu pensamento.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que aos alunos que, individualmente, leiam e resolvam o exercício.
Propósito: Avaliar a aprendizagem realizada para poder planejar as próximas aulas.
Materiais complementares para impressão:
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_28RDP_01
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Cédulas e moedas confeccionadas ou encartes prontos;
- Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Atividade principal
A atividade principal aborda a resolução de problemas com mais do que uma resposta, envolvendo situações de compra e venda. Dessa forma, sugiro a abordagem dos problemas apresentados nos slides 4 e 5 (o primeiro problema apresenta a resolução recorrendo à troca de moedas e o segundo, utilizando cédulas).
A realização da atividade, pode ser em aula síncrona ou assíncrona.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar os slides (um de cada vez), solicitando que os alunos realizarem a leitura e solucionem o problema no caderno. Estabeleça um tempo para realizarem a resolução e em seguida inicie os questionamentos:
- Só existe uma maneira de resolver esse problema?
- De quais maneiras vocês resolveram?
De acordo com as respostas apresentadas pelos alunos, você poderá ser o escriba, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela dos slides 4 e 5 e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva das resoluções e deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, escolha atividades desse e de outros planos que, juntamente com as apresentadas nos slides citados, formem uma sequência e faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Ressaltando que em todas as possibilidades de trabalho sugerido, pode ser utilizadas as cédulas e moedas confeccionadas ou de encartes prontos para favorecer a compreensão de algum estudante que apresente dificuldades.
Lembre-se que o plano apresenta atividades complementares que contribuem para a sistematização ou verificação da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, os problemas podem ser respondidos no caderno e as resoluções socializadas e discutidas. Lembrando professor(a) de estimular o aluno a explicar seu raciocínio. Em seguida questione a turma:
- Já apresentaram todas as possibilidades de resolução?
Após a discussão das possibilidades apresentadas pelos alunos, você pode apresentar os slides 7, 8 e 9, correspondentes a Discussão da solução, possibilitando reflexão quanto às semelhanças e diferenças das estratégias de resolução.
Na aula assíncrona, as resoluções devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou fisicamente). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das resoluções apresentadas pelos alunos e na Discussão da solução, por meio de fotos, mensagem de texto ou áudio. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os alunos que recorrem a este meio de comunicação.
Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para abordar as atividades, favorecer aos alunos, através da socialização das resoluções apresentadas, o reconhecimento que problemas envolvendo o Sistema Monetário Brasileiro permitem mais do que uma resposta.
Raio X
A atividade do Raio X apresentada no slide 12, pode ser usada para verificar se os alunos solucionam problemas com mais do que uma resposta. Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização da atividade principal, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e, se possível, acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Solicite se necessário, o apoio na construção das cédulas e moedas.
Sugira que os familiares compartilhem com o seu/sua filho(a) uma situação de compra realizada por alguém da família, possibilitando a discussão de:
- Quanto gastou?
- Como e quanto pagou?
- Teve troco? Quanto?
- Quais as possibilidades de cédulas ou moedas para representar o valor pago ou o troco recebido?
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família, e de grande aprendizado.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Esther Maria Freixedelo Martins
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF04MA25) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.
Objetivo específico
Resolver problema com mais do que uma resposta.
Conceito-chave
Resolução de problemas com mais do que uma resposta.
Recursos necessários
- Quadro,
- giz,
- lápis,
- borracha,
- cópias das atividades ou projetor de slides,
- computador ou datashow para projeção da apresentação.