Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_24GRM_01
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Meet, Mentimeter, Google Apresentações, Google Formulários, FlipGrid.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Aquecimento
Propor aos alunos a construção de uma nuvem de palavras que remetem às medidas de tempo. O professor pode fazer essa construção dispondo aos alunos 3 ou mais possibilidades de respostas via Mentimeter, que pode ser disponibilizada posteriormente aos alunos, salvando a imagem final da nuvem construída.
É aconselhável a condução da conversa para destacar as horas e os minutos como unidades de medidas, comparando-as aos dias, semanas, meses e anos, pensando em quais contextos são mais interessantes o uso de cada uma delas.
Essa condução pode ser feita de maneira síncrona, via Google Meet, ou assíncrona, seja estruturando uma sequência de slides via Google Apresentações ou em atividade impressa com questões que levem a turma a refletir sobre a grandeza tempo e suas unidades de medida.
Atividade principal
Propor aos alunos que respondam ao problema proposto na Atividade Principal, incluindo mais dois itens para serem resolvidos:
“c) Quantos segundos correspondem ao tempo que o motorista utiliza para suas paradas?
d) Agora que você já realizou algumas transformações de unidades de medida de tempo para chegar às suas conclusões, quais seriam as melhores unidades de medida para descrever cada um dos intervalos de tempo estudados nesta atividade? Explique a sua escolha.”
O registro destas respostas pode ser feito por escrito ou digitalmente, usando o Google Formulários. Sugerimos que você disponibilize um campo para que os alunos expliquem como pensaram ou insiram seus rascunhos/cálculos para chegarem às conclusões registradas nas respostas aos itens do problema.
Discussão das soluções
O professor pode organizar as resoluções recebidas e apresentá-las em slides via Google Apresentações, para que os alunos percebam a proximidade das resoluções e os raciocínios que se distinguem dos seus.
O professor pode também fazer uma seleção menor de exemplos de resoluções para socializar em atividade impressa, concomitantemente com a etapa seguinte deste plano (Sistematização).
Sistematização
Ver etapa anterior.
Encerramento
Propor aos alunos, em parceria com a família, uma pesquisa sobre situações cotidianas que podem ter o tempo de acontecimento medido, além daquelas que necessitam ser medidas. Os alunos podem fazer um registro no caderno destas situações ou socializar com os demais integrantes da turma via FlipGrid, caso tenham acesso ao recurso digital.
Raio X
Propor aos alunos que resolvam as atividades propostas nesta etapa, incluindo as atividades complementares, seja em folha impressa ou usando o Google Formulários, desde que eles tenham sempre um campo de explicação do que pensaram para chegar até a solução encontrada.
Convite às famílias
Convidar as famílias a desenvolverem a etapa de Encerramento deste plano, conforme está descrito acima.