Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 3 minutos.
Orientações: Inicie falando sobre as possibilidades de determinados eventos, para que haja a compreensão inicial das diferentes possibilidades diárias, pois a probabilidade baseia-se em determinar a probabilidade de ocorrência de um evento em um determinado espaço amostral.
Por se tratar de uma ideia inicial de probabilidade, você pode utilizar material manipulável, seja material dourado, ou o próprio objeto das atividades sugeridas. Para as atividades seguintes, organize a turma em duplas. Você pode reproduzir as atividades se tiver um projetor, as mesmas também estão disponíveis para impressão.
Propósito: Promover a familiaridade com o conceito de possibilidades, para embasar a probabilidade.
Discuta com a turma:
- Já ouviram falar em possibilidades e probabilidades? Estes termos são iguais?
- Em que situações podemos usar o termo possibilidade e em quais usamos probabilidade?
Atividade principal
Tempo Sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade, você pode usar material manipulável. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Abordar uma situação problema com eventos aleatórios.
Discuta com a turma:
- Quais as diferentes maneiras encontradas?
- Será que no exemplo haverá um número máximo de possibilidades?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo Sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, os alunos analisem o que está sendo pedido. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Abordar uma situação problema com eventos aleatórios.
Discuta com a turma:
- Quais as diferentes maneiras encontradas?
- Será que no exemplo haverá um número máximo de possibilidades?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7 e 8 ).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possibilidades de retirada das balas. Para os slides seguintes são apresentadas algumas possíveis soluções, discuta com eles as possibilidades que formam o espaço amostral. Caso tenha um projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Permitir aos alunos compartilhar as soluções desenvolvidas.
Discuta com a turma:
- Todos encontraram a mesma possibilidade?
- E se ao invés de 6 balas, tivessem 8, teremos mais possibilidades?
Exemplo: A criança então pergunta é maior que 100. Você dá a negativa e coloca o limite do número 1 000 na reta numérica para os alunos perceberem o espaço amostral e seus elementos.
Por fim, se os alunos perguntam se é 500, por exemplo, você diz que não e pode riscar este numeral da reta numerada. Então você terá na reta numerada os elementos do espaço amostral.
Propósito: Socializar as diferentes estratégias de resoluções para a situação problema.
Discuta com a turma:
- Que tipos de representações seu grupo utilizou para marcar as possibilidades (reta numérica, tabela, lista, escrita por extenso, entre outros)?
- Agora vocês conseguem descobrir qual é este número que a professora Carol pensou?
Ao registrar na lousa as possibilidades encontradas pelos grupos questione:
- Alguma criança acha que algum destes números não faz parte deste grupo de possibilidades? Por que acha que não?
- Que tipos de representações seu grupo utilizou para marcar as possibilidades (reta numérica, tabela, lista, escrita por extenso, entre outros)?
- Agora vocês conseguem descobrir qual é este número que a professora Carol pensou?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7 e 8 ).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possibilidades de retirada das balas. Para os slides seguintes são apresentadas algumas possíveis soluções, discuta com eles as possibilidades que formam o espaço amostral. Caso tenha um projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Permitir aos alunos compartilhar as soluções desenvolvidas.
Discuta com a turma:
- Todos encontraram a mesma possibilidade?
- E se ao invés de 6 balas, tivessem 8, teremos mais possibilidades?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7 e 8 ).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possibilidades de retirada das balas. Para os slides seguintes são apresentadas algumas possíveis soluções, discuta com eles as possibilidades que formam o espaço amostral. Caso tenha um projetor a sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Permitir aos alunos compartilhar as soluções desenvolvidas.
Discuta com a turma:
- Todos encontraram a mesma possibilidade?
- E se ao invés de 6 balas, tivessem 8, teremos mais possibilidades?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito trabalhado, realizando a leitura do slide para conclusão da atividade de acordo com o slide de encerramento a seguir.
Propósito: Definir a aleatoriedade.
Indicações de leitura e estudo ao professor:
Cálculo da probabilidade em eventos aleatórios https://novaescola.org.br/conteudo/2688/calculo-da-probabilidade-em-eventos-aleatorios
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Pergunte aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje, deixando-os refletirem e exporem suas opiniões oralmente. O objetivo é a retomada dos conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto.
Propósito: Incentivar a reflexão sobre o conteúdo trabalhado.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e as realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Verificar a compreensão dos alunos, a respeito das situações que envolvem eventos aleatórios.
Discuta com a turma:
- As diferentes formas encontradas de retiradas das bolas, comparando as possibilidades obtidas por eles.
Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução do raio x
Resolução da atividade complementar