Retomada
Plano de Aula
Plano de aula: Simetria de reflexão
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Polígonos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Paula Burkardt Moreira
Mentor: Paula Massi Reis Pires
Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF04MA18 e EF04MA19 - EF04MA18-Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria .
EF04MA19-Reconhecer simetria de reflexão em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-la na construção de figuras congruentes com o uso de malhas quadriculadas e softwares de geometria.
Objetivos específicos
Estimular a percepção visual na construção de figuras simétricas.
Conceito-chave
Simetria
Recursos necessários
-Lousa
-Papel A4
-Régua
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Estimular a percepção visual na construção de figuras simétricas.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: O professor apresenta o objetivo da aula aos alunos.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: O professor retoma os conceitos de eixo de simetria interno e externo. Em seguida, o professor desenha ou projeta os polígonos na lousa e pede para que os alunos identifiquem eixos de simetria nos polígonos.
Propósito: Retomar a ideia de eixo de simetria: os eixos de simetria dividem as figuras em duas partes simétricas, isto é, como se fosse o objeto e sua imagem refletida no espelho. Relembrar que duas figuras são simétricas em relação a uma reta, quando todos os seus pontos se encontram à mesma distância da reta ou eixo de simetria.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Divida a turma em duplas, entregue duas malhas pontilhadas para cada dupla, uma com a imagem da tulipa e outra com a imagem de um barco. Em seguida, peça para que cada aluno faça a reflexão da imagem em relação à reta preta, localizada à direita dos desenhos, a fim de formar uma figura simétrica. Lembre aos alunos que esta reta é chamada eixo de simetria e funciona como se fosse um espelho. Cada aluno da dupla mostra para o colega a resolução da sua atividade e comentam entre si tal resolução.
Realize a mesma atividade, agora mudando a posição do eixo de simetria. Os alunos são desafiados a verbalizarem o que aconteceu com as figuras simétricas quando o eixo de simetria foi trocado da posição vertical para a horizontal.
Em um terceiro momento, entregue para cada participante das duplas uma malha pontilhada com dois eixos de simetria e peça para que eles criem uma imagem nesta malha pontilhada na parte superior, à esquerda da folha. O colega da dupla deverá fazer as imagens simétricas nos três espaços determinados para fazer as reflexões: na parte superior à direita, na parte inferior à direita e inferior à esquerda. Após a realização da atividade os alunos mostram suas resoluções para a dupla e posteriormente para a turma.
Propósito: Criar figuras simétricas e compreender a simetria de reflexão.
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Para acessar material complementar 1 clique aqui
Para acessar material complementar 2 (opção: Simetrias) clique aqui
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Divida a turma em duplas, entregue duas malhas pontilhadas para cada dupla, uma com a imagem da tulipa e outra com a imagem de um barco. Em seguida, peça para que cada aluno faça a reflexão da imagem em relação à reta preta, localizada à direita dos desenhos, a fim de formar uma figura simétrica. Lembre aos alunos que esta reta é chamada eixo de simetria e funciona como se fosse um espelho. Cada aluno da dupla mostra para o colega a resolução da sua atividade e comentam entre si tal resolução.
Realize a mesma atividade, agora mudando a posição do eixo de simetria. Os alunos são desafiados a verbalizarem o que aconteceu com as figuras simétricas quando o eixo de simetria foi trocado da posição vertical para a horizontal.
Em um terceiro momento, entregue para cada participante das duplas uma malha pontilhada com dois eixos de simetria e peça para que eles criem uma imagem nesta malha pontilhada na parte superior, à esquerda da folha. O colega da dupla deverá fazer as imagens simétricas nos três espaços determinados para fazer as reflexões: na parte superior à direita, na parte inferior à direita e inferior à esquerda. Após a realização da atividade os alunos mostram suas resoluções para a dupla e posteriormente para a turma.
Propósito: Estimular a percepção visual, compreender a simetria de reflexão, identificar e criar figuras simétricas.
Materiais complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos .
Orientação: Espera-se que os alunos observem que a forma da figura não modifica, apenas a posição da figura simétrica muda em relação à original. Se colocarmos um espelho plano em cima do eixo de simetria, veremos exatamente a figura desenhada ao lado direito da original. Pode-se dobrar o papel sobre o eixo de simetria e as duas imagens irão se sobrepor. Outra observação importante, é que a distância dos pontos que formam ambas as figuras ao eixo de simetria, permanece a mesma.
O professor deve estimular que os alunos utilizem os termos matemáticos para verbalizarem as suas observações. Por exemplo: os ângulos da figura original e simétrica não se modificam ou, ao dobrarmos o papel sobre o eixo de simetria, os vértices das figuras se sobrepõem.
Antes de passar para a atividade seguinte, a qual os alunos irão desenhar e refletir a imagem em diferentes eixos de simetria, o professor questiona qual a imagem esperada, caso o eixo mude para a posição horizontal.
A atividade seguinte envolve tanto o lado criativo quanto a habilidade de percepção visual.
Se o aluno desenhar figuras que não apresentem eixos de simetria, as quatro figuras apresentarão posições diferentes.
Se o aluno desenhar figuras que apresente apenas eixo de simetria vertical, a figura refletida em relação ao eixo de simetria vertical permanecerá exatamente a mesma, enquanto as refletidas em relação ao eixo horizontal apresentarão posições invertidas.
Se o aluno desenhar figuras que apresente apenas eixo de simetria horizontal, a figura refletida em relação ao eixo de simetria horizontal permanecerá exatamente a mesma, enquanto as refletidas em relação ao eixo vertical apresentarão posições invertidas.
Se o aluno desenhar figuras que apresentem eixos de simetria vertical e horizontal, todas as imagens refletidas permanecerão exatamente iguais.
Propósito: Perceber as diferente posições das figuras simétricas construídas a partir de diferentes eixos de simetria.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos .
Orientação: Espera-se, que os alunos observem que a forma da figura não modifica, apenas a posição da figura simétrica muda em relação à original. Se colocarmos um espelho plano em cima do eixo de simetria, veremos exatamente a figura desenhada ao lado direito da original. Pode-se dobrar o papel sobre o eixo de simetria e as duas imagens irão se sobrepor. Outra observação importante, é que a distância dos pontos que formam ambas as figuras ao eixo de simetria, permanece a mesma.
O professor deve estimular que os alunos utilizem os termos matemáticos para verbalizarem as suas observações. Por exemplo: os ângulos da figura original e simétrica não se modificam ou, ao dobrarmos o papel sobre o eixo de simetria, os vértices das figuras se sobrepõem.
Antes de passar para a atividade seguinte, a qual os alunos irão desenhar e refletir a imagem em diferentes eixos de simetria, o professor questiona qual a imagem esperada, caso o eixo mude para a posição horizontal.
A atividade seguinte envolve tanto o lado criativo quanto a habilidade de percepção visual.
Se o aluno desenhar figuras que não apresentem eixos de simetria, as quatro figuras apresentarão posições diferentes.
Se o aluno desenhar figuras que apresente apenas eixo de simetria vertical, a figura refletida em relação ao eixo de simetria vertical permanecerá exatamente a mesma, enquanto as refletidas em relação ao eixo horizontal apresentarão posições invertidas.
Se o aluno desenhar figuras que apresente apenas eixo de simetria horizontal, a figura refletida em relação ao eixo de simetria horizontal permanecerá exatamente a mesma, enquanto as refletidas em relação ao eixo vertical apresentarão posições invertidas.
Se o aluno desenhar figuras que apresentem eixos de simetria vertical e horizontal, todas as imagens refletidas permanecerão exatamente iguais.
Propósito: Perceber as diferente posições das figuras simétricas construídas a partir de diferentes eixos de simetria.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos .
Orientação: Espera-se que os alunos observem que a forma da figura não modifica, apenas a posição da figura simétrica muda em relação à original. Se colocarmos um espelho plano em cima do eixo de simetria, veremos exatamente a figura desenhada ao lado direito da original. Pode-se dobrar o papel sobre o eixo de simetria e as duas imagens irão se sobrepor. Outra observação importante, é que a distância dos pontos que formam ambas as figuras ao eixo de simetria, permanece a mesma.
O professor deve estimular que os alunos utilizem os termos matemáticos para verbalizarem as suas observações. Por exemplo: os ângulos da figura original e simétrica não se modificam ou, ao dobrarmos o papel sobre o eixo de simetria, os vértices das figuras se sobrepõem.
Antes de passar para a atividade seguinte, a qual os alunos irão desenhar e refletir a imagem em diferentes eixos de simetria, o professor questiona qual a imagem esperada, caso o eixo mude para a posição horizontal.
A atividade seguinte envolve tanto o lado criativo quanto a habilidade de percepção visual.
Se o aluno desenhar figuras que não apresentem eixos de simetria, as quatro figuras apresentarão posições diferentes.
Se o aluno desenhar figuras que apresente apenas eixo de simetria vertical, a figura refletida em relação ao eixo de simetria vertical permanecerá exatamente a mesma, enquanto as refletidas em relação ao eixo horizontal apresentarão posições invertidas.
Se o aluno desenhar figuras que apresente apenas eixo de simetria horizontal, a figura refletida em relação ao eixo de simetria horizontal permanecerá exatamente a mesma, enquanto as refletidas em relação ao eixo vertical apresentarão posições invertidas.
Se o aluno desenhar figuras que apresentem eixos de simetria vertical e horizontal, todas as imagens refletidas permanecerão exatamente iguais.
Propósito: Perceber as diferente posições das figuras simétricas construídas a partir de diferentes eixos de simetria.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Encerre a aula, comentando a ideia de figuras simétricas.
Propósito: Resumir objetivamente o conceito de figuras simétricas.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: O professor sugere que os alunos desenhe uma figura simétrica à figura dada, usando a malha quadriculada.
Propósito: Fixar o aprendizado sobre construção de figuras simétricas.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_19GEO_09
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Jamboard, Google Documentos, geoplano virtual (link na descrição da adaptação), Google Meet, Google Formulários.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Retomada
Propor aos alunos que identifiquem os eixos de simetria colocando as figuras presentes aqui no slide em um arquivo no Jamboard. Você pode sugerir que os alunos façam os eixos com cores diferentes, facilitando a identificação e contagem dos mesmos. Após a construção dos eixos de simetria possíveis, enviar ao professor o link por e-mail.
Caso a turma não tenha acesso aos recursos digitais, o professor pode fazer o mesmo movimento utilizando folha impressa.
Atividade principal
O professor pode propor que os alunos construam as figuras de acordo com o que é solicitado nos slides 3 e 4, usando o geoplano virtual (link: https://apps.mathlearningcenter.org/geoboard/).
Outra opção de aplicação da atividade seria usando uma malha pontilhada impressa, ou ainda o próprio arquivo da atividade que está disponível neste plano, nas orientações ao professor.
Discussão das soluções
Em momento síncrono, a turma pode fazer um bate-papo via Google Meet sobre as resoluções da atividade anterior, inclusive mostrando algumas construções usando o geoplano virtual indicado na etapa anterior deste plano (Atividade Principal). Caso não seja possível, o professor pode disponibilizar as imagens e pedir para que os alunos expliquem o que verificaram de semelhanças e diferenças nos exemplos apresentados. Isso pode ser feito em material impresso ou via Google Formulários. Lembre-se de inserir questões que levem a turma a refletir sobre o que estudaram ao realizarem a atividade.
Sistematização
Não há.
Encerramento
Pedir que os alunos registrem no caderno o que entenderam sobre a simetria de reflexão.
Raio X
Propor que os alunos resolvam as atividades desta etapa por escrito ou utilizando o Google Documentos e o Jamboard, para envio posterior das construções para o professor.
Convite às famílias
Convidar a família para construir os eixos de simetria junto com os alunos na etapa da Atividade Principal, seja usando o geoplano virtual ou com a malha quadriculada em folha impressa.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Paula Burkardt Moreira
Mentor: Paula Massi Reis Pires
Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF04MA18 e EF04MA19 - EF04MA18-Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria .
EF04MA19-Reconhecer simetria de reflexão em figuras e em pares de figuras geométricas planas e utilizá-la na construção de figuras congruentes com o uso de malhas quadriculadas e softwares de geometria.
Objetivos específicos
Estimular a percepção visual na construção de figuras simétricas.
Conceito-chave
Simetria
Recursos necessários
-Lousa
-Papel A4
-Régua