Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_24GRM_02
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Formulários, Jamboard.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Aquecimento
Proponha aos alunos os questionamentos apresentados nos slides 2 a 5, que pode ser feito via atividade impressa ou usando o Google Formulários. Porém, antes de fazer isso, o professor pode apresentar uma reflexão inicial sobre o tempo que os alunos normalmente passavam na escola e o tempo que passavam em casa diariamente, a partir de algumas questões:
- Vocês conseguem estimar quanto tempo passam na escola e quanto tempo passam em casa? E quanto tempo do dia vocês geralmente estão dormindo?
- Em relação ao tempo na escola, isso é mais ou menos do que a metade de um dia? E o tempo em casa? E o tempo dormindo?
- Quantas horas correspondem à metade de um dia inteiro?
- E se dividirmos um dia inteiro em 4 partes, quanto tempo teria cada uma destas partes?
Atividade principal
Propor aos alunos o problema indicado aqui na atividade, porém, inserindo mais uma pergunta: “E qual fração do tempo dos alunos na escola é destinada às atividades diversificadas?”.
Solicitar que os alunos resolvam o problema no caderno e fotografem suas resoluções para disponibilizarem os arquivos ao professor, via Google Formulários.
Caso resolvam o problema em folha impressa, enviar de volta ao professor para que ele faça a correção e seleção das estratégias de resolução.
Discussão das soluções
Propor aos alunos organizarem um cronograma das suas atividades diárias e outro com as atividades de um dos familiares, para analisar a fração de tempo gasta em cada uma das ações.
Sistematização
Não há.
Encerramento
Propor que os alunos registrem o que aprenderam sobre frações de tempo, principalmente sobre fração de uma hora, quando comparado com os minutos decorridos.
Raio X
Propor que os alunos construam círculos usando o Jamboard ou no próprio caderno para responder à proposta de atividade presente neste slide.
Convite às famílias
Convidar a família a acompanhar e trabalhar com o aluno na etapa de Discussão das soluções, visando ampliar as discussões sobre frações do tempo de um dia por parte do aluno.