Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo para a turma.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Separe a turma em grupos de dois ou três alunos, entregue uma folha impressa para cada grupo e peça para que pintem apenas os quadriláteros. A figura também pode ser projetada ou desenhada na lousa.
Propósito: Levantar conhecimento prévio sobre quadriláteros
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos as características de cinco quadriláteros, relacionando seus lados e seus ângulos. Proponha que, individualmente, eles construam cinco quadriláteros diferentes com tais características. Os quadriláteros podem ser construídos no geoplano com elásticos, ou na malha pontilhada com o auxílio de uma régua, caso não haja geoplanos suficientes para os alunos. Depois, peça para que nomeiem estes quadriláteros. Após esse primeiro momento, sugira que a turma divida-se em grupos de dois ou três alunos e sorteie duas ou três tirinha para cada grupo. Cada grupo monta/desenha e nomeia os quadriláteros que foram sorteados.
Dica de ampliação: visite a página escola kids.
Propósito: Interpretar as características dos quadriláteros e saber colocar essas características na forma concreta.
Discuta com a turma:
- Todos os quadriláteros possuem lados paralelos?
- Quantos ângulos possuem os quadriláteros?
- Vocês conhecem os nomes dos quadriláteros que possuem essas características?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da Atividade principal
Guia de intervenção
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: As soluções esperadas para essas características são: o paralelogramo, o retângulo, o quadrado ou o losango, pois todos esses quatro quadriláteros obedecem às características acima. Neste momento, explique a definição de paralelogramo como “um quadrilátero que possui dois pares de lados paralelos e ângulos opostos de mesma medida”.
Propósito: Interpretar as características descritas e comparar as composições das figuras.
Discuta com a turma:
- Com base no conceito de paralelogramo, podemos afirmar que o retângulo também é um paralelogramo?
- Com base no conceito de paralelogramo, podemos afirmar que o quadrado também é um paralelogramo?
- Com base no conceito de paralelogramo, podemos afirmar que o losango também é um paralelogramo?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: As soluções esperadas para essas características são: o retângulo e o quadrado, pois estes dois quadriláteros obedecem às características acima. Nota-se que as figuras podem estar posicionadas de maneira diferente daquelas que estamos acostumados a ver. Explique a definição de retângulo como “um quadrilátero que possui dois pares de lados paralelos de mesma medida e quatro ângulos retos”.
Propósito: Interpretar as características descritas e comparar as composições das figuras.
Discuta com a turma:
- Com base no conceito de retângulo, podemos afirmar que o quadrado também é um retângulo?
- Com base no conceito de retângulo, podemos afirmar que o losango também é um retângulo?
- Com base no conceito de retângulo, podemos afirmar que o trapézio também é um retângulo?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: A solução esperada para essas características é apenas o quadrado. Nota-se que os quadrados podem estar posicionados de maneira diferente daquelas que estamos acostumados a ver. Explique a definição de quadrado como “uma quadrilátero que possui dois pares de lados paralelos, os quatro lados de mesma medida e os quatro ângulos retos”.
Propósito: Interpretar as características descritas e comparar as composições das figuras.
Discuta com a turma:
- Com base no conceito do quadrado, podemos dizer que o retângulo é um quadrado?
- Com base no conceito do quadrado, podemos dizer que o losango é um quadrado?
- Com base no conceito do quadrado, podemos dizer que o paralelogramo é um quadrado?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: As soluções esperadas para essas características são o losango e o quadrado pois estes dois quadriláteros obedecem às características acima. Nota-se que as figuras podem estar posicionadas de maneira diferente daquelas que estamos acostumados a ver. Explique a definição de losango como “um quadrilátero que possui dois lados de pares paralelos e ângulos opostos de mesma medida”.
Propósito: Interpretar as características descritas e comparar as composições das figuras.
Discuta com a turma:
- Com base no conceito do losango, podemos dizer que o quadrado é um losango?
- Com base no conceito do losango, podemos dizer que o retângulo é um losango?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: As soluções esperadas para essas características são os trapézios, pois são os únicos quadriláteros que obedecem a estas características. Observa-se que existem diversos tipos de trapézios: o trapézio isósceles que tem dois lados de mesma medida e um par de lados paralelos; o trapézio escaleno, que possui um par de lados paralelos e os quatro lados de medidas diferentes e o trapézio retângulo, que tem um par de lados paralelos e ângulos internos retos, ou seja, com medidas iguais a 90º. Explique a definição de trapézio como um “quadrilátero que possui apenas um par de lados paralelos.”
Propósito: Interpretar as características descritas e comparar as composições das figuras.
Discuta com a turma:
- Podemos classificar o trapézio como um paralelogramo?
Encerramento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Encerre a aula resumindo as principais características dos paralelogramos, retângulos, losangos, quadrados e trapézios e representando cada um deles.
Propósito: Apresentar de forma clara e objetiva as características dos paralelogramos, retângulos, losangos, quadrados e trapézios.
Encerramento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Encerre a aula resumindo as principais características dos paralelogramos, retângulos, losangos, quadrados e trapézios e representando cada um deles.
Propósito: Apresentar de forma clara e objetiva as características dos paralelogramos, retângulos, losangos, quadrados e trapézios.
Raio-X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Entregue uma malha pontilhada para cada aluno para que, individualmente, com o auxílio de uma régua, construam dois quadriláteros diferentes que possuam dois pares de lados paralelos e os quatro lados com a mesma medida.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos e avaliar os conhecimentos de cada um.
Materiais complementares para impressão:
Raio-X
Resolução do Raio-X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar