Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Pesquisas e frações
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Trabalhando com Frações Unitárias
Por: Thaís Schulz
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Thaís Schulz
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.
Objetivos específicos
Calcular e representar frações de quantidades discretas e contínuas, como 12, 13, 14, 15, 16, 18, 110, 1100.
Conceito-chave
Cálculo de frações unitárias.
Recursos necessários
- Folhas A4 em branco ou caderno dos alunos para anotação.
- Atividades impressas.
- Papel quadriculado.
- Materiais para a confecção de cartazes, como cartolinas ou papel desenho A3 ou A4, pincéis atômicos, canetas hidrocores, papéis coloridos ou quadriculados, réguas, tesouras, cola.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Calcular e representar frações de quantidades discretas e contínuas, como 12, 13, 14, 15, 16, 18, 110, 1100.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.