Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: O autor, agora, é você!
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos Matemáticos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Esther Maria Freixedelo Martins
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
- Não há.
Objetivos específicos
- Definir o contexto e os dados do problema, a partir da pergunta apresentada.
- Relacionar os dados à pergunta de uma forma lógica, que permita a resolução do problema através do raciocínio combinatório.
- Desenvolver habilidades de leitura, escrita e produção de texto.
Conceito-chave
Elaboração de um problema de raciocínio combinatório, dada uma pergunta.
Recursos necessários
Quadro, giz, lápis, borracha, cópias das atividades principais e raio-x ou projetor de slides, computador ou datashow para projeção da apresentação.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Definir o contexto e os dados do problema, a partir da pergunta apresentada.
- Relacionar os dados à pergunta de uma forma lógica, que permita a resolução do problema através do raciocínio combinatório.
- Desenvolver habilidades de leitura, escrita e produção de texto.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Propósito:
Compartilhar o objetivo da aula com os alunos, explicando seus termos.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Professor(a), escreva o objetivo na lousa ou apresente-o, usando um computador ou datashow.
Leia o objetivo com seus alunos e comente que “elaborar” é inventar e que “problema de raciocínio combinatório” é aquele que em precisamos determinar os agrupamentos possíveis, considerando o “enunciado” ou comando do problema.
Para saber mais sobre a elaboração de situações-problema pelos alunos, leia:
“Por que formular problemas” - Cristiane H. Chica in “Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática” - Kátia Stoccco Smole, Maria Ignez Diniz (organizadoras) - Porto Alegre: Artmed, 2007.
Aquecimento
Propósito: Levar o aluno a refletir sobre o objetivo da aula.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Essas questões têm o objetivo de fazer os alunos relembrar os problemas de produto cartesiano que já resolveram.
Espera-se que os alunos digam que combinar é relacionar os elementos ou formar os pares, e que eles citem os problemas em que se busca o total de agrupamentos que podemos formar quando combinamos calças e blusas, pães e recheios, sabores de sorvete e coberturas, pois eles são muito trabalhados nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Para saber mais sobre problemas de raciocínio combinatório ou de contagem no Ensino Fundamental, acesse:
https://novaescola.org.br/conteudo/6076/estrategias-para-resolver-problemas-de-combinatoria ou
Atividade Principal
Propósito: Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Coloque os alunos em duplas ou trios, para que possam discutir suas ideias e elaborar conjuntamente o texto do problema.
Discuta com a turma: Nesse momento o professor deve intervir nas duplas apenas para determinar o que os alunos estão pensando e oferecer ideias baseadas no pensamento dos alunos, sem redirecionar para estratégias diferentes.
Para saber mais sobre o trabalho com grupos produtivos, acesse:
https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos ou
https://novaescola.org.br/conteudo/366/as-trocas-que-fazem-a-turma-avancar
Materiais Auxiliares
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução
Tempo sugerido:10 minutos.
Propósito:
Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los, verificar se podem ser solucionados por meio do raciocínio combinatório e discutir as estratégias utilizadas na elaboração do problema, definindo as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.
Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.
Discuta com a turma:
- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?
Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar nos nomes das roupas e dos brinquedos que Luiz pode ganhar.
- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?
Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema, por meio do raciocínio combinatório.
Discussão da solução
Tempo sugerido:10 minutos.
Propósito:
Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los, verificar se podem ser solucionados por meio do raciocínio combinatório e discutir as estratégias utilizadas na elaboração do problema, definindo as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.
Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.
Discuta com a turma:
- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?
Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar nos nomes das roupas e dos brinquedos que Luiz pode ganhar.
- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?
Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema, por meio do raciocínio combinatório.
Discussão da solução
Tempo sugerido:10 minutos.
Propósito:
Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los, verificar se podem ser solucionados por meio do raciocínio combinatório e discutir as estratégias utilizadas na elaboração do problema, definindo as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.
Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.
Discuta com a turma:
- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?
Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar nos nomes das roupas e dos brinquedos que Luiz pode ganhar.
- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?
Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema, por meio do raciocínio combinatório.
Discussão da solução
Tempo sugerido:10 minutos.
Propósito:
Compartilhar os problemas produzidos pelos alunos, para que possam compará-los, verificar se podem ser solucionados por meio do raciocínio combinatório e discutir as estratégias utilizadas na elaboração do problema, definindo as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.
Orientação: Escolha algumas duplas para que expliquem aos demais colegas como pensaram e peça que compartilhem os problemas que produziram, registrando-os na lousa, além de identificarem os autores. Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente e deixe que os alunos expliquem suas descobertas.
Discuta com a turma:
- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?
Espera-se que os alunos respondam que precisaram pensar nos nomes das roupas e dos brinquedos que Luiz pode ganhar.
- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?
Espera-se que os alunos digam que sim, pois precisaram conferir se os dados permitiam a resolução do problema, por meio do raciocínio combinatório.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Permita que alguns alunos expliquem o que aprenderam durante a aula, articulando suas ideias com o objetivo apresentado.
Propósito: Permitir que o aluno fale sobre o que aprendeu, estruturando seu pensamento.
Discuta com a turma:
- No que foi preciso pensar para elaborar o problema?
- Como você se sentiu sendo autor do problema?
- O que você aprendeu na aula de hoje?
Raio-X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça que os alunos, individualmente, leiam a atividade e a realizem, para que você possa verificar a aprendizagem realizada.
Propósito: Avaliar a aprendizagem realizada para poder planejar as próximas aulas.
Materiais Auxiliares
Resolução da atividade complementar
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_28RDP_10
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail e Jamboard.
Para este plano, a sugestão é que foque no Aquecimento e na Atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Aquecimento
O aquecimento oportuniza a retomada sobre raciocínio combinatório. Logo, como o objetivo do plano é “Elaborar um problema de raciocínio combinatório, a partir de uma pergunta dada”, é totalmente pertinente realizar o aquecimento. Dessa forma, sugiro uma adaptação para a atividade proposta.
Uma opção para abordar o raciocínio combinatório é lançar como atividade prévia para seus alunos, situações de combinação com elementos que eles tenham em suas residências.
Atividade Prévia:
Solicitar que cada aluno(a) separe:
3 blusas/camisetas e 2 saias ou 3 blusas/camisetas e 2 shorts.
Em seguida, proponha que pense e registre todas as maneiras diferentes que ele(a) poderá se vestir, considerando que ele(a) usará:
1 blusa/camiseta e 1 saia ou 1 blusa/camiseta e 1 short.
A atividade de aquecimento adaptada pode ser desenvolvida em aula síncrona ou assíncrona.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode iniciar abordando os resultados da atividade prévia, discutindo as possibilidades encontradas, as estratégias utilizadas, certificando de que todos compreenderam o que foi proposto. Solicite que citem outros agrupamentos que podemos formar quando combinamos pães e recheios, sabores de sorvete e coberturas.
Em seguida, pode apresentar o slide 3, e estimular uma conversa coletiva sobre as questões apresentadas.
Na aula assíncrona, você pode compartilhar com os alunos a atividade prévia por áudio, e em sequência, as situações apresentadas no slide 3 via WhatsApp ou e-mail, e pedi-los que apresentem seus resultados pelo mesmo meio recebido.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize a atividade prévia, com outras atividades desse e de outros planos e forme uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal oportuniza a elaboração de um problema de raciocínio combinatório, a partir de uma pergunta dada, assim essa atividade pode ser conduzida pelo mesmo meio de comunicação adotado no aquecimento.
Na aula síncrona, após a explanação das atividades do aquecimento, você pode apresentar o slide 4, e desafiar os alunos a realizarem a leitura da problematização e solucioná-la no caderno, mobilizando os conhecimentos que já possuem. Estabeleça um tempo para realizarem a produção e em seguida inicie os questionamentos sugeridos no “Discuta com a turma”, por exemplo:
- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?
- Tem outra maneira de elaborar esse problema?
- Foi necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?
Professor, você poderá ser o escriba, dos problemas elaborados e apresentados pelos alunos, tendo o cuidado de escrevê-los, focando a câmera para que todos possam visualizar.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela do slide 4 e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência construída, juntamente com a atividade do aquecimento.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta de problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, os problemas elaborados serão socializados e discutidos, mediante questionamentos e incentivo do(a) professor(a) para que o aluno explique seu pensamento.
Após o compartilhamento e discussão dos problemas elaborados pelos alunos, você pode apresentar os slides 6, 7 e 8, correspondentes a Discussão da solução, possibilitando reflexões com os questionamentos sugeridos no “Discuta com a turma”.
Na aula assíncrona, as produções devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização dos problemas elaborados pelos pelos alunos, e dos apresentados na Discussão das soluções (nos slides 6, 7 e 8), por meio de fotos, mensagem de texto ou áudio. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as produções e encaminhar para os estudantes que recorrem a este meio de comunicação.
Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, favorecer, através da socialização das produções apresentadas, o levantamento do que foi aprendido. Inclusive lançando os questionamentos:
- Como você se sentiu sendo autor do problema?
- O que você aprendeu na aula de hoje?
Raio X
A atividade do Raio X apresentada no slide 10 pode ser usada para verificar se os alunos elaboram problemas de raciocínio combinatório a partir de uma pergunta dada.
Dessa forma, professor, para os alunos que realizaram as atividades pelo acesso digital, solicite que registrem suas elaborações nos post its do Jamboard compartilhado por você.
Para os demais alunos, receba a devolutiva física e transcreva no Jamboard, ressaltando a importância de socializar com todos.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e se possível acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula, apresentando inclusive suas produções.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família e de grande aprendizado.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Esther Maria Freixedelo Martins
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
- Não há.
Objetivos específicos
- Definir o contexto e os dados do problema, a partir da pergunta apresentada.
- Relacionar os dados à pergunta de uma forma lógica, que permita a resolução do problema através do raciocínio combinatório.
- Desenvolver habilidades de leitura, escrita e produção de texto.
Conceito-chave
Elaboração de um problema de raciocínio combinatório, dada uma pergunta.
Recursos necessários
Quadro, giz, lápis, borracha, cópias das atividades principais e raio-x ou projetor de slides, computador ou datashow para projeção da apresentação.