Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: O aumento é proporcional?
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Diferentes significados da multiplicação e da divisão
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Renata Capovilla
Mentor: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF04MA06 Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação. (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
EF04MA07 – Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, mental e algoritmos.
Objetivos específicos:
Compreender a ideia de proporcionalidade da multiplicação.
Conceito-chave
Ideia de proporcionalidade na multiplicação.
Recursos necessários:
- caderno,
- lápis,
- borracha,
- lápis colorido,
- cola,
- atividades impressas (se desejar).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula. Este é um momento importante para que o aluno possa ter mais foco e saber o que deverá saber ao final da aula.
Propósito: Apresentar o objetivo aos alunos, para que saibam que ao final da aula deverão compreender a ideia de proporcionalidade aplicada na multiplicação.
Aquecimento
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Inicie a aula entregando a atividade aos alunos, apresentando um cartaz ou projetando a situação problema. Apresente a proposta e permita que os alunos pensem alguns minutos, individualmente. Proponha depois, a resolução em duplas, registrando no caderno a resolução. Discuta as hipóteses e escreva na lousa a resolução coletivamente.
Propósito: Retomar conceito de multiplicação para desenvolvimento da proposta da aula.
Discuta com a turma:
- Como podemos pensar na quantidade de ingredientes necessários para fazer essas receitas?
- De quais maneiras podemos calcular essas quantidades?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientação: Proponha que, em duplas, façam a leitura do problema e conversem sobre estratégias para resolução. Dê um tempo para que o registrem suas ideias. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados e faça intervenções para que avancem em suas propostas. Incentive o uso de estratégias diversificadas para a resolução. Peça para cada dupla compartilhar com os demais as maneiras pensadas para a resolução do problema. Registre as diferentes formas de resolução.
Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre proporcionalidade da multiplicação, aplicando-a em um problema.
Discuta com a turma:
- De quais formas podemos chegar às respostas do problema?
- Quando passar de 4 para 8 refrigerantes, o que acontecerá com o valor que Carina vai pagar?
Materiais Complementares:
Para saber mais sobre o ensino de proporcionalidade na matemática, acesse esse link e aqui também.
Discussão das soluções (slides 5 a 12)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Nesse momento, deixe os grupos se posicionarem e registre na lousa as soluções que destacarem, pedindo para que expliquem suas estratégias aos colegas. Você pode escolher algumas duplas para socializar enquanto circula pela sala. Após a apresentação das estratégias das duplas para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.
No slide 5 os alunos verão a resolução da compra de 4 refrigerantes utilizando a soma de parcelas iguais e a multiplicação. No slide 6 a soma por decomposição e no slide 7 utilizando o sistema monetário.
No slide 8 é introduzida a ideia de proporcionalidade, pedindo a resolução das demais quantidades.
No slide 9 é apresentada uma possibilidade de resolução, utilizando a soma ou a multiplicação dos valores.
No slide 10 e 11 é apresentada a resolução utilizando a multiplicação proporcional, aproveitando o valor já calculado dos 4 primeiros refrigerantes.
No slide 12 é apresentada a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Se Carina vai comprar 4 refrigerantes, como podemos calcular o valor que vai gastar?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Discussão das soluções (slides 5 a 12)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Nesse momento, deixe os grupos se posicionarem e registre na lousa as soluções que destacarem, pedindo para que expliquem suas estratégias aos colegas. Você pode escolher algumas duplas para socializar enquanto circula pela sala. Após a apresentação das estratégias das duplas para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.
No slide 5 os alunos verão a resolução da compra de 4 refrigerantes utilizando a soma de parcelas iguais e a multiplicação. No slide 6 a soma por decomposição e no slide 7 utilizando o sistema monetário.
No slide 8 é introduzida a ideia de proporcionalidade, pedindo a resolução das demais quantidades.
No slide 9 é apresentada uma possibilidade de resolução, utilizando a soma ou a multiplicação dos valores.
No slide 10 e 11 é apresentada a resolução utilizando a multiplicação proporcional, aproveitando o valor já calculado dos 4 primeiros refrigerantes.
No slide 12 é apresentada a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Se Carina vai comprar 4 refrigerantes, como podemos calcular o valor que vai gastar?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Discussão das soluções (slides 5 a 12)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Nesse momento, deixe os grupos se posicionarem e registre na lousa as soluções que destacarem, pedindo para que expliquem suas estratégias aos colegas. Você pode escolher algumas duplas para socializar enquanto circula pela sala. Após a apresentação das estratégias das duplas para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.
No slide 5 os alunos verão a resolução da compra de 4 refrigerantes utilizando a soma de parcelas iguais e a multiplicação. No slide 6 a soma por decomposição e no slide 7 utilizando o sistema monetário.
No slide 8 é introduzida a ideia de proporcionalidade, pedindo a resolução das demais quantidades.
No slide 9 é apresentada uma possibilidade de resolução, utilizando a soma ou a multiplicação dos valores.
No slide 10 e 11 é apresentada a resolução utilizando a multiplicação proporcional, aproveitando o valor já calculado dos 4 primeiros refrigerantes.
No slide 12 é apresentada a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Se Carina vai comprar 4 refrigerantes, como podemos calcular o valor que vai gastar?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Discussão das soluções (slides 5 a 12)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Nesse momento, deixe os grupos se posicionarem e registre na lousa as soluções que destacarem, pedindo para que expliquem suas estratégias aos colegas. Você pode escolher algumas duplas para socializar enquanto circula pela sala. Após a apresentação das estratégias das duplas para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.
No slide 5 os alunos verão a resolução da compra de 4 refrigerantes utilizando a soma de parcelas iguais e a multiplicação. No slide 6 a soma por decomposição e no slide 7 utilizando o sistema monetário.
No slide 8 é introduzida a ideia de proporcionalidade, pedindo a resolução das demais quantidades.
No slide 9 é apresentada uma possibilidade de resolução, utilizando a soma ou a multiplicação dos valores.
No slide 10 e 11 é apresentada a resolução utilizando a multiplicação proporcional, aproveitando o valor já calculado dos 4 primeiros refrigerantes.
No slide 12 é apresentada a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Se Carina vai comprar 4 refrigerantes, como podemos calcular o valor que vai gastar?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Discussão das soluções (slides 5 a 12)
Discussão das soluções (slides 5 a 12)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Nesse momento, deixe os grupos se posicionarem e registre na lousa as soluções que destacarem, pedindo para que expliquem suas estratégias aos colegas. Você pode escolher algumas duplas para socializar enquanto circula pela sala. Após a apresentação das estratégias das duplas para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.
No slide 5 os alunos verão a resolução da compra de 4 refrigerantes utilizando a soma de parcelas iguais e a multiplicação. No slide 6 a soma por decomposição e no slide 7 utilizando o sistema monetário.
No slide 8 é introduzida a ideia de proporcionalidade, pedindo a resolução das demais quantidades.
No slide 9 é apresentada uma possibilidade de resolução, utilizando a soma ou a multiplicação dos valores.
No slide 10 e 11 é apresentada a resolução utilizando a multiplicação proporcional, aproveitando o valor já calculado dos 4 primeiros refrigerantes.
No slide 12 é apresentada a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Se Carina vai comprar 4 refrigerantes, como podemos calcular o valor que vai gastar?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Discussão das soluções (slides 5 a 12)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Nesse momento, deixe os grupos se posicionarem e registre na lousa as soluções que destacarem, pedindo para que expliquem suas estratégias aos colegas. Você pode escolher algumas duplas para socializar enquanto circula pela sala. Após a apresentação das estratégias das duplas para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.
No slide 5 os alunos verão a resolução da compra de 4 refrigerantes utilizando a soma de parcelas iguais e a multiplicação. No slide 6 a soma por decomposição e no slide 7 utilizando o sistema monetário.
No slide 8 é introduzida a ideia de proporcionalidade, pedindo a resolução das demais quantidades.
No slide 9 é apresentada uma possibilidade de resolução, utilizando a soma ou a multiplicação dos valores.
No slide 10 e 11 é apresentada a resolução utilizando a multiplicação proporcional, aproveitando o valor já calculado dos 4 primeiros refrigerantes.
No slide 12 é apresentada a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Se Carina vai comprar 4 refrigerantes, como podemos calcular o valor que vai gastar?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Discussão das soluções (slides 5 a 12)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Nesse momento, deixe os grupos se posicionarem e registre na lousa as soluções que destacarem, pedindo para que expliquem suas estratégias aos colegas. Você pode escolher algumas duplas para socializar enquanto circula pela sala. Após a apresentação das estratégias das duplas para a classe, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções diferentes e que desejar discutir.
No slide 5 os alunos verão a resolução da compra de 4 refrigerantes utilizando a soma de parcelas iguais e a multiplicação. No slide 6 a soma por decomposição e no slide 7 utilizando o sistema monetário.
No slide 8 é introduzida a ideia de proporcionalidade, pedindo a resolução das demais quantidades.
No slide 9 é apresentada uma possibilidade de resolução, utilizando a soma ou a multiplicação dos valores.
No slide 10 e 11 é apresentada a resolução utilizando a multiplicação proporcional, aproveitando o valor já calculado dos 4 primeiros refrigerantes.
No slide 12 é apresentada a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações sobre o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Se Carina vai comprar 4 refrigerantes, como podemos calcular o valor que vai gastar?
- De quantas maneiras conseguem resolver esse problema?
Sistematização de conceito
Tempo sugerido: 4 minutos
Propósito: Retomar o conceito aprendido, focando na proporcionalidade do problema, que demonstra que um valor, estando ligado a outro, aumenta ou diminui proporcionalmente, de acordo com a alteração do número.
Orientação: Encerre a atividade lendo com os alunos a situação do slide, levando-os a compreender que um valor está alterando proporcionalmente com a alteração do outro.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Propósito: Retomar o conceito do que foi trabalhado na aula.
Orientação: Apresente o slide e leia para os alunos se preferir faça um cartaz ou apenas leia, deixe que os alunos exponham suas conclusões.
Discuta com a turma:
- Vocês concordam com essa afirmação? Justifiquem.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.
Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos com relação a ideia de proporcionalidade da multiplicação.
Discuta com a turma:
- Como podemos saber a quantidade de ovos que as tartarugas podem botar?
- Só há uma maneira de resolver o problema?
Professor peça para que os alunos justifiquem sua resposta nesse momento.
Materiais complementares
Resolução da Atividade complementar
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_08NUM_01
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Formulários, Google Documentos, Google Apresentações, YouTube.
Para este plano, foque na etapa Discussão das soluções.
Aquecimento
Proponha aos alunos que resolvam ao problema proposto e criem uma explicação para a resolução, indicando inclusive outra forma de resolver o mesmo problema. Isso pode ser feito por escrito ou usando o Google Formulários.
Atividade principal
Proponha aos alunos que resolvam à questão indicada no slide desta etapa, inserindo também questões problematizadoras, que levem a turma a pensar sobre a situação apresentada.
Os alunos podem responder às questões usando folhas impressas ou via Google Documentos.
Discussão das soluções
O professor pode dar uma devolutiva individual para cada aluno, tanto se o registro fosse feito de maneira escrita quanto se o registro fosse via Google Documentos. Para o recurso digital indicado, o professor pode usar os comentários no arquivo, permitindo que os apontamentos sejam bem direcionados, de acordo com os registros do aluno.
Além disso, o professor pode fornecer um vídeo aos alunos gravado por ele ou encontrado no YouTube que trate das ideias de proporcionalidade. Outra forma seria de colocar os slides presentes nesta etapa em uma sequência usando o Google Apresentações, disponibilizando o link compartilhado com a turma toda.
Sistematização
Não há.
Encerramento
Pedir aos alunos que registrem no caderno o que compreenderam sobre proporcionalidade.
Raio X
Propor aos alunos que resolvam às questões propostas nesta etapa, tanto no slide quanto no arquivo de Atividade complementar, disponível nas orientações ao professor. Isso pode ser feito com registros por escrito ou usando o Google Formulários. Porém, é importante que os alunos registrem uma breve explicação de como pensaram.
Convite às famílias
Convidar a família do aluno a solicitar as explicações das resoluções realizadas na etapa de Raio X.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Renata Capovilla
Mentor: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF04MA06 Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação. (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
EF04MA07 – Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, mental e algoritmos.
Objetivos específicos:
Compreender a ideia de proporcionalidade da multiplicação.
Conceito-chave
Ideia de proporcionalidade na multiplicação.
Recursos necessários:
- caderno,
- lápis,
- borracha,
- lápis colorido,
- cola,
- atividades impressas (se desejar).