Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Multiplicando os dois membros da igualdade I
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre A igualdade como equivalência
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Luciana França Bernardino
Mentora: Carla Simone de Albuquerque
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidades da BNCC
(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que uma igualdade não se altera quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a seus dois termos.
(EF04MA15) Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.
Objetivos específicos
Reconhecer que uma igualdade não se altera quando se multiplica um mesmo número a seus dois membros.
Conceito-chave
Igualdade como equivalência.
Recursos necessários
- Atividades impressas;
- Projetor (opcional);
- Lápis e caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer que uma igualdade não se altera quando se multiplica um mesmo número a seus dois membros.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Discuta com os alunos as ideias apresentadas no slide. É interessante que as aulas sobre adição e subtração dos mesmos números nos dois membros da igualdade já tenham sido dadas. Vale dizer que a última pergunta será respondida nessa aula, porém, os alunos podem basear-se no que já sabem sobre a adição e subtração de mesmo número nos dois membros da igualdade.
Propósito: Introduzir o conteúdo que será trabalhado em aula.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5, 6 e 7)
Orientações: Projete os slides, ou entregue a atividade impressa para cada aluno. Peça que, individualmente, os alunos leiam e realizem. Você deve circular pelas mesas dos alunos observando o trabalho de cada um.Faça as perguntas e intervenções quando for necessário. Consulte o guia, você encontrará sugestões nele. Ao término do tempo destinado à Atividade Principal, deixe que os alunos discutam com um colega sua resolução e conclusão.
Propósito: Reconhecer que uma igualdade não se altera quando se multiplica um mesmo número a seus dois termos.
Discuta com a turma:
- Como posso completar essa igualdade?
- Qualquer número serve?
- O que devo observar nessa igualdade?
- Será que observar o primeiro membro pode me ajudar a saber como elaborar o segundo membro para que eles fiquem equivalentes?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5, 6 e 7)
Orientações: Projete os slides, ou entregue a atividade impressa para cada aluno. Peça que, individualmente, os alunos leiam e realizem. Você deve circular pelas mesas dos alunos observando o trabalho de cada um.Faça as perguntas e intervenções quando for necessário. Consulte o guia, você encontrará sugestões nele. Ao término do tempo destinado à Atividade Principal, deixe que os alunos discutam com um colega sua resolução e conclusão.
Propósito: Reconhecer que uma igualdade não se altera quando se multiplica um mesmo número a seus dois termos.
Discuta com a turma:
- Como posso completar essa igualdade?
- Qualquer número serve?
- O que devo observar nessa igualdade?
- Será que observar o primeiro membro pode me ajudar a saber como elaborar o segundo membro para que eles fiquem equivalentes?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5, 6 e 7)
Orientações: Projete os slides, ou entregue a atividade impressa para cada aluno. Peça que, individualmente, os alunos leiam e realizem. Você deve circular pelas mesas dos alunos observando o trabalho de cada um.Faça as perguntas e intervenções quando for necessário. Consulte o guia, você encontrará sugestões nele. Ao término do tempo destinado à Atividade Principal, deixe que os alunos discutam com um colega sua resolução e conclusão.
Propósito: Reconhecer que uma igualdade não se altera quando se multiplica um mesmo número a seus dois termos.
Discuta com a turma:
- Como posso completar essa igualdade?
- Qualquer número serve?
- O que devo observar nessa igualdade?
- Será que observar o primeiro membro pode me ajudar a saber como elaborar o segundo membro para que eles fiquem equivalentes?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5, 6 e 7)
Orientações: Projete os slides, ou entregue a atividade impressa para cada aluno. Peça que, individualmente, os alunos leiam e realizem. Você deve circular pelas mesas dos alunos observando o trabalho de cada um.Faça as perguntas e intervenções quando for necessário. Consulte o guia, você encontrará sugestões nele. Ao término do tempo destinado à Atividade Principal, deixe que os alunos discutam com um colega sua resolução e conclusão.
Propósito: Reconhecer que uma igualdade não se altera quando se multiplica um mesmo número a seus dois termos.
Discuta com a turma:
- Como posso completar essa igualdade?
- Qualquer número serve?
- O que devo observar nessa igualdade?
- Será que observar o primeiro membro pode me ajudar a saber como elaborar o segundo membro para que eles fiquem equivalentes?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)
Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.
Material Complementar:
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)
Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)
Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)
Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)
Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)
Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)
Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)
Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)
Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)
Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)
Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 8 ao 19)
Orientações: Peça que algumas duplas expliquem como fizeram para resolver. Durante o compartilhamento coletivo das resoluções dos alunos, converse com eles sobre as possibilidades encontradas para completar a igualdade em cada atividade e faça-os observar que, embora o valor em cada membro da igualdade tenha se alterado, a igualdade se manteve. Estes slides apresentam possíveis sugestões, porém você deve primeiro explorar aquelas apresentadas por seus alunos.
Propósito: Discutir a solução dos alunos e observar que ao multiplicar os dois membros de uma igualdade pelo mesmo número, a igualdade se mantém.
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Sistematize com os alunos a aprendizagem da aula. Propósito: Sistematizar o conceito.
Encerramento
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Encerre a aula, retomando o que foi aprendido.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após, faça a correção coletiva retomando o que foi aprendido em aula.
Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.
Discuta com a turma:
- Qual era a pontuação inicial dos garotos?
- Como ficou essa pontuação após a multiplicação?
Materiais complementares:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_16ALG_07
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Apresentações, Google Meet, Google Formulários.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Aquecimento
Apresentar a reflexão para os alunos darem suas ideias, o que pode ser feito por escrito ou usando o Google Meet.
Atividade principal
O professor pode indicar aos alunos a resolução das atividades, lembrando de inserir as questões propostas nas orientações ao professor para que os alunos reflitam enquanto fazem a atividade. Além disso, é preciso reforçar que a multiplicação deve ser feita ao resultado, e não a outro operador presentes nos termos da igualdade. Por exemplo: “8 - 3” é preciso multiplicar o resultado “5”, pois se corre o risco dos alunos multiplicarem somente o 8 ou somente o 3. Como o trabalho se dará remotamente, é preciso que isso seja feito com cuidado (esse cuidado foi tomado nas Discussões das Soluções no uso dos parênteses).
Discussão das soluções
Manter os slides a serem apresentados aos aluno, o que pode ser feito com o Google Apresentações, desde que inseridas as questões para reflexão.
Sistematização
Apresentar sistematização e Encerramento aproveitando o Google Apresentações da etapa anterior deste plano (Discussão das soluções). Caso o recurso digital não esteja disponível, fazer em material impresso.
Encerramento
Ver etapa anterior.
Raio X
Propor que os alunos resolvam a situação proposta e as atividades complementares, o que pode ser feito por escrito ou usando o Google Formulários.
Convite às famílias
Convidar a família a jogar o jogo Batalha das Adições, comentado na atividade de Raio X, ou outro jogo que o professor entenda ser pertinente ao que pretende desenvolver com os alunos para a aprendizagem, tanto no campo de Números quanto na Álgebra.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Luciana França Bernardino
Mentora: Carla Simone de Albuquerque
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidades da BNCC
(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que uma igualdade não se altera quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a seus dois termos.
(EF04MA15) Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.
Objetivos específicos
Reconhecer que uma igualdade não se altera quando se multiplica um mesmo número a seus dois membros.
Conceito-chave
Igualdade como equivalência.
Recursos necessários
- Atividades impressas;
- Projetor (opcional);
- Lápis e caderno.