Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Identificando lados paralelos e ângulos retos em quadriláteros
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Polígonos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Paula Burkardt Moreira
Mentor: Paula Massi Reis Pires
Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF04MA18 - Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.
Objetivos específicos
Identificar lados paralelos e ângulos retos em quadriláteros.
Conceito-chave
Quadriláteros, retas paralelas, retas perpendiculares, ângulo reto.
Recursos necessários
- Lousa
- Geoplano
- Régua
- Papel A4
- Atividade Principal, Raio X e atividades complementares impressas
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Identificar lados paralelos e ângulos retos em quadriláteros.
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete a imagem no quadro ou entregue uma folha impressa para cada aluno fazer a atividade individualmente. Questione quantos segmentos de reta compõem a figura, quais os segmentos paralelos, quais os segmentos perpendiculares e quais os nomes dos polígonos que formam a figura.
Propósito: Retomar o conceito de retas paralelas, retas perpendiculares e polígonos.
Discuta com a turma: Sugira que os alunos deem exemplos de objetos que apresentem segmentos de reta paralelos ou perpendiculares. Questione se os alunos conhecem outros polígonos e pede que deem exemplos.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Projete ou mostre as imagens na lousa desenhadas sobre a malha pontilhada. Entregue um geoplano e 8 elásticos para cada aluno. Se não houver geoplano disponível na escola, é possível trabalhar com a malha pontilhada. Cada aluno deve fazer, individualmente, as suas próprias observações. Depois de um tempo, divida a turma em grupos de 2 ou 3 alunos e proponha que sejam discutidos entre eles os critérios para fazer os agrupamentos.
Utilize o guia de intervenções para orientar os alunos em caso de possíveis dificuldades.
Resolução da Atividade Principal
Propósito: Identificar ângulos retos e paralelismo entre os lados de quadriláteros.
Discuta com a turma:
- O que vocês perceberam em relação aos ângulos destes quadriláteros?
- Todos estes quadriláteros são formados exclusivamente por ângulos retos?
- O que vocês perceberam quantos aos lados destes quadriláteros?
- Existem pares de lados paralelos em algum destes quadriláteros?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Peça para que cada grupo apresente as suas soluções. Os outros grupos observarão as soluções apresentadas e verbalizarão o critério pensado pelo grupo que está apresentando a sua solução. É esperado que apareçam alguns critérios diferentes. É importante deixar claro que não existe a solução certa ou errada na realização da atividade, mas sim maneiras diferentes de pensar a escolha dos pares.
A partir da discussão de soluções encontradas, passaremos para o slide 6, 7 e 8, em que poderemos observar alguns critérios possíveis de formação de pares.
Propósito: Fazer com que os alunos entendam que existem diferentes formas de agrupar os quadriláteros, dependendo dos critérios utilizados.
Discuta com a turma:
- As opções encontradas pelos grupos foram sempre as mesmas?
- Quais foram as soluções encontradas pelos grupos?
- Será que podem existir outros critérios diferentes desses que foram apresentados?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Peça para que cada grupo apresente as suas soluções. Os outros grupos observarão as soluções apresentadas e verbalizarão o critério pensado pelo grupo que está apresentando a sua solução. É esperado que apareçam alguns critérios diferentes. É importante deixar claro que não existe a solução certa ou errada na realização da atividade, mas sim maneiras diferentes de pensar a escolha dos pares.
A partir da discussão de soluções encontradas, passaremos para o slide 6, 7 e 8, em que poderemos observar alguns critérios possíveis de formação de pares.
No slide 6, mostre os pares de quadriláteros da figura e desafie os alunos a tentarem entender quais os critérios utilizados para fazerem estes agrupamentos. Observa-se que:
- No par da esquerda da parte superior, os quadriláteros se assemelham por terem dois pares de lados paralelos. Quanto aos ângulos, o quadrilátero da esquerda apresenta os quatro ângulos retos, enquanto o da direita não apresenta ângulos retos.
- No par da direita da parte superior, o quadrilátero da esquerda apresenta dois pares de lados paralelos e o da direita não apresenta lados paralelos. Os ângulos se assemelham, pois nenhum deles apresenta ângulos retos.
- No par da esquerda da parte inferior, os quadriláteros se assemelham por terem um par de lados paralelos e dois ângulos retos.
- No par da direita da parte inferior, os quadriláteros não se assemelham, nem em relação ao número de lados paralelos, nem no número de ângulos retos. Portanto, este último agrupamento não formaria um par, pois não se assemelham em nenhum desses aspectos.
Propósito: Fazer com que os alunos entendam que existem diferentes formas de agrupar os quadriláteros, dependendo dos critérios utilizados.
Discuta com a turma:
- Vocês observaram semelhanças em todos os pares?
- Que semelhanças entre estes pares vocês conseguiram observar?
- Que diferenças entre estes pares vocês conseguiram observar?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Peça para que cada grupo apresente as suas soluções. Os outros grupos observarão as soluções apresentadas e verbalizarão o critério pensado pelo grupo que está apresentando a sua solução. É esperado que apareçam alguns critérios diferentes. É importante deixar claro que não existe a solução certa ou errada na realização da atividade, mas sim maneiras diferentes de pensar a escolha dos pares.
A partir da discussão de soluções encontradas, passaremos para o slide 6, 7 e 8, em que poderemos observar alguns critérios possíveis de formação de pares.
No slide 7, mostre os pares de quadriláteros da figura e desafie os alunos a tentarem entender quais os critérios utilizados para fazerem estes agrupamentos. Observa-se que:
- No par da esquerda da parte superior, os quadriláteros se assemelham por não apresentarem ângulos retos. Quanto aos lados, o quadrilátero da esquerda apresenta dois pares de lados paralelos enquanto o da direita não apresenta lados paralelos.
- No par da direita da parte superior, o quadrilátero da esquerda possui dois pares de lados paralelos e o da esquerda não possui lados paralelos. Quanto aos ângulos, o quadrilátero da esquerda possui quatro ângulos retos, enquanto o da direita não apresenta ângulos retos. Os quadriláteros não se assemelham nem em relação aos lados, nem em relação aos ângulos. Portanto, não podemos dizer que formam um par.
- No par da esquerda da parte inferior, o quadrilátero da esquerda apresenta um par de lados paralelos e dois ângulos retos, enquanto o da direita apresenta dois pares de lados paralelos e quatro ângulos retos. Pode-se caracterizar um par, por apresentarem lados paralelos e ângulos retos, embora em quantidades diferentes.
- No par da direita da parte inferior, o quadrilátero da esquerda apresenta um par de lados paralelos e dois ângulos retos, enquanto o da direita apresenta dois pares de lados paralelos e nenhum ângulo reto. Pode-se caracterizar um par, por apresentarem lados paralelos e ângulos não retos.
Propósito: Fazer com que os alunos entendam que existem diferentes formas de agrupar os quadriláteros, dependendo dos critérios utilizados.
Discuta com a turma:
- Vocês observaram semelhanças em todos os pares?
- Que semelhanças entre estes pares vocês conseguiram observar?
- Que diferenças entre estes pares vocês conseguiram observar?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Peça para que cada grupo apresente as suas soluções. Os outros grupos observarão as soluções apresentadas e verbalizarão o critério pensado pelo grupo que está apresentando a sua solução. É esperado que apareçam alguns critérios diferentes. É importante deixar claro que não existe a solução certa ou errada na realização da atividade, mas sim maneiras diferentes de pensar a escolha dos pares.
A partir da discussão de soluções encontradas, passaremos para o slide 6, 7 e 8, em que poderemos observar alguns critérios possíveis de formação de pares.
No slide 8, mostre os pares de quadriláteros da figura e desafie os alunos a tentarem entender quais os critérios utilizados para fazerem os agrupamentos. Observa-se que:
- No par da esquerda da parte superior, ambos os quadriláteros apresentam dois pares de lados paralelos e quatro ângulos retos.
- No par da direita da parte superior, ambos os quadriláteros apresentam dois pares de lados paralelos e nenhum ângulo reto.
- No par da esquerda da parte inferior, ambos os quadriláteros apresentam um par de lados paralelos e dois ângulos retos.
- No par da direita da parte inferior, nenhum dos dois apresenta lados paralelos ou ângulos retos.
Neste caso, por terem características em comum, os quatro agrupamentos podem ser considerados pares.
Propósito: Fazer com que os alunos entendam que existem diferentes formas de agrupar os quadriláteros, dependendo dos critérios utilizados.
Discuta com a turma:
- Vocês observaram semelhanças em todos os pares?
- Que semelhanças entre estes pares vocês conseguiram observar?
- Que diferenças entre estes pares vocês conseguiram observar?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: A partir dos conceitos de retas paralelas, ângulos retos e quadriláteros estudados previamente, e com o reforço durante o aquecimento e a atividade principal, o aluno é capaz de identificar lados paralelos e ângulos retos em quadriláteros.
Propósito: Sistematizar as características dos quadriláteros.
Discuta com a turma:
- Quantos lados paralelos e quantos ângulos retos um quadrado apresenta?
- Quantos lados paralelos e quantos ângulos retos um losango apresenta?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Encerre a aula comentando que eles aprenderam a identificar retas paralelas e ângulos retos em quadriláteros. Faça um resumo da atividade dizendo que, a partir da observação de possíveis pares formados, podemos identificar quadriláteros formados por um ou dois pares de retas paralelas ou até mesmo quadriláteros sem lados paralelos. Também podemos identificar quadriláteros formados por um, dois ou quatro ângulos retos.
Propósito: Sintetizar as características dos quadriláteros.
Raio-X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Oriente os alunos para que, individualmente, desenhem sobre a malha pontilhada dois quadriláteros diferentes que apresentem: dois pares de lados paralelos e os quatro ângulos retos; e outros dois quadriláteros diferentes, que apresentem dois pares de lados paralelos e ângulos não retos.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos e avaliar os conhecimentos de cada um.
Resolução da Atividade Complementar
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_19GEO_03
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: geoplano virtual (ver link na descrição da adaptação), Jamboard, Google Documentos, Google Apresentações, YouTube, Google Meet.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Aquecimento
Propor aos alunos que façam a atividade indicada nesta etapa, seja em folha impressa ou usando o Jamboard para a construção das soluções, aliado ao Google Documentos para as explicações necessárias.
Atividade principal
O professor pode propor que os alunos resolvam a Atividade Principal usando um geoplano virtual (link: https://apps.mathlearningcenter.org/geoboard/)
Caso a turma não tenha acesso à internet, o professor pode enviar um modelo impresso do geoplano, com a folha pontilhada como o geoplano, para que eles produzam as soluções. Porém, nesta última opção, é importante que os professor mostre os desenhos para os alunos sem os pontos, diferente do que está no slide desta etapa.
Discussão das soluções
Os alunos podem fazer as explicações dos pares formados em suas produções usando o YouTube, usando a opção de vídeo não listado (para evitar exposição), inserindo o link no arquivo do Google Documentos produzido na etapa de Aquecimento.
Caso a turma não tenha acesso à internet, o professor pode pedir essa explicação por escrito.
Sistematização
O professor pode fazer o movimento de sistematização de maneira síncrona com a turma via Google Meet, se possível. O professor também pode organizar uma sequência de slides via Google Apresentações destacando as classificações possíveis para os quadriláteros, usando exemplos: para os lados paralelos (um par de lados, dois pares ou nenhum par de lados paralelos) e para os ângulos (um ângulo reto, dois ângulos retos, quatro ângulos retos ou nenhum ângulo reto).
Encerramento
Não há.
Raio X
O professor pode propor que os alunos resolvam as atividades desta etapa (incluindo as complementares), usando o geoplano virtual indicado na Atividade Principal. Caso a turma não tenha acesso à internet, o professor pode enviar um modelo impresso do geoplano, com a folha pontilhada como o geoplano.
Convite às famílias
A família pode auxiliar os alunos nas produções das etapas Atividade Principal, Discussão das soluções e Raio X.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Paula Burkardt Moreira
Mentor: Paula Massi Reis Pires
Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF04MA18 - Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.
Objetivos específicos
Identificar lados paralelos e ângulos retos em quadriláteros.
Conceito-chave
Quadriláteros, retas paralelas, retas perpendiculares, ângulo reto.
Recursos necessários
- Lousa
- Geoplano
- Régua
- Papel A4
- Atividade Principal, Raio X e atividades complementares impressas