Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_24GRM_03
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Fotos, Google Documentos, Google Formulários, Google Planilhas, Google Agenda.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal
Retomada
Propor aos alunos um esboço de agenda para os dias da semana deles, da forma que eles imaginam ser a melhor organização. Eles podem fotografar essa organização de agenda e enviar ao professor, que pode montar um álbum no Google Fotos e disponibilizar o link, compartilhando com toda a turma.
Caso os alunos façam isso por escrito, pedir que eles enviem ao professor para devolutiva posterior, com observações que os façam refletir sobre suas próprias organizações.
Atividade principal
Pedir que os alunos resolvam a situação proposta, seja por escrito para envio ao professor ou via Google Documentos, em que cada aluno faça uma cópia própria do arquivo para edição e, posteriormente, o compartilhamento do link com o professor.
Lembre-se de inserir questões que promovam a reflexão sobre a atividade em si e sobre a organização de tempo dos alunos em sua rotina, seja em isolamento social ou não.
Discussão das soluções
Propor para os alunos a organização das frações, da maior para a menor, justificando o porquê das escolhas que fizeram.
A escrita da fração precisa ser cuidada, para que a turma se acostume com a fração representada com os numerados sobre o denominador. Eles podem responder a isso pelo Google Formulários ou por escrito.
Sistematização
Não há.
Encerramento
Pedir que os alunos registrem uma possível organização das horas presentes na tabela da Atividade Principal usando o Google Planilhas, organizando cada uma das horas indicadas para o dia de Alana.
Caso os alunos não tenham acesso à ferramenta, pedir que eles façam essa organização em folha com linhas para facilitar o desenho da tabela, enviando ao professor.
Raio X
Propor aos alunos que respondam ao problema presente no slide, além das questões apresentadas nas atividades complementares. As resoluções podem ser apresentadas por escrito ou enviadas digitalmente via Google Documentos, contendo uma breve explicação de como os alunos pensaram sobre as situações para respondê-las.
Convite às famílias
Convidar a família a explorar o Google Agenda para organização dos horários do aluno e de um ou mais integrantes da família, cada um com a sua conta Google, para que possam ter dimensão de qual fração do tempo de um dia fica ocupada por esta ou aquela tarefa. Pedir que eles indiquem qual tarefa diária é a que se investe maior parte do tempo de um dia.