Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula resgatando o conceito de perímetro. Em seguida, questione-os sobre qual seria o procedimento necessário para encontrar o perímetro de uma figura que não apresenta claramente a medida de seus lados e quais seriam as ferramentas necessárias para medi-las. Desenhe algumas figuras geométricas na lousa e use-as como exemplos. Por meio de questionamentos, permita que os alunos contribuam com suas opiniões e anote-as na lousa. Ao final, não apresente a opinião correta aos alunos ou explique os procedimentos. Passe para o próximo slide iniciando a atividade principal de forma desafiadora.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem o conceito de perímetro e reflitam sobre os meios para encontrá-lo.
Discuta com a turma:
- Vocês se recordam da definição do que é um perímetro?
- Como podemos encontrar a medida do contorno de uma figura plana se não houver o registro?
- Quais ferramentas podemos utilizar para encontrar as medidas de um retângulo, quadrado ou triângulo em uma folha de papel?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Entregue aos alunos uma cópia da atividade acima.
Inicialmente, permita que eles explorem a atividade e dê tempo para que tentem resolvê-la em duplas. Não faça nenhuma intervenção neste momento. Observe como os estudantes analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias de solução.
Utilize o guia de intervenção para orientá-los sobre os possíveis erros ou dificuldades encontradas, mediando suas descobertas.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre medidas e perímetro a fim de solucionar o problema proposto. É esperado que os alunos resolvam o problema por meio da exploração e colaboração.
Materiais complementares
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que algumas duplas expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e revelem o resultado final. Em seguida, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias.
Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se que, com a discussão, os alunos sejam capazes de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.
Discuta com a turma:
- Foi possível encontrar o perímetro da estrela sem as medidas?
- Qual foi a primeira estratégia utilizada para resolver este problema?
- Qual foi a medida dos lados encontrada? Por que elas se repetiram em todos os lados?
- Qual é o perímetro da estrela?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que algumas duplas expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e revelem o resultado final. Em seguida, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias.
Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se que, com a discussão, os alunos sejam capazes de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.
Discuta com a turma:
- Foi possível encontrar o perímetro da estrela sem as medidas?
- Qual foi a primeira estratégia utilizada para resolver este problema?
- Qual foi a medida dos lados encontrada? Por que elas se repetiram em todos os lados?
- Qual é o perímetro da estrela?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que algumas duplas expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e revelem o resultado final. Em seguida, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias.
Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se que, com a discussão, os alunos sejam capazes de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.
Discuta com a turma:
- Foi possível encontrar o perímetro da estrela sem as medidas?
- Qual foi a primeira estratégia utilizada para resolver este problema?
- Qual foi a medida dos lados encontrada? Por que elas se repetiram em todos os lados?
- Qual é o perímetro da estrela?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Antes de apresentar estes slides, peça que algumas duplas expliquem quais foram suas estratégias para resolver o problema e revelem o resultado final. Em seguida, exiba esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo os métodos possíveis para resolver o problema, de forma a confirmar ou refutar suas estratégias.
Propósito: Permitir que os alunos troquem experiências e estratégias para a solução do problema. Espera-se que, com a discussão, os alunos sejam capazes de comparar e analisar suas respostas, permitindo uma ancoragem de novos conhecimentos.
Discuta com a turma:
- Foi possível encontrar o perímetro da estrela sem as medidas?
- Qual foi a primeira estratégia utilizada para resolver este problema?
- Qual foi a medida dos lados encontrada? Por que elas se repetiram em todos os lados?
- Qual é o perímetro da estrela?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Retome com os estudantes o conceito de perímetro e as estratégias para encontrá-lo caso a figura não apresente suas medidas. Recorde-os sobre a revisão das medidas e o uso da régua.
Propósito: Apresentar o conceito aprendido em relação à atividade principal.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade apresentando o slide resumo do que foi explorado na aula.
Propósito: Apresentar um breve resumo do que foi aprendido.
Raio-X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação. Depois, entregue uma cópia desta atividade aos alunos e peça que resolvam individualmente.
O Raio-X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Acompanhe o desenvolvimento da atividade e, se necessário, medie as discussões.
Propósito: Analisar e avaliar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante envolvendo medidas e perímetro.
Discuta com a turma:
- Depois do que aprendemos nesta aula, como foi a sua experiência de solucionar este problema?
- Vocês tiveram alguma dificuldade? Se sim, quais?
- Qual foi a estratégia utilizada inicialmente?
- Como chegaram ao resultado?
Materiais complementares
Raio-X
Resolução do Raio-X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar