Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 8 minutos.
Propósito: Rever os procedimentos usados pelos alunos para calcular adições.
Orientações: Faça um breve levantamento das estratégias de cálculo utilizadas pelos alunos. Peça que cada aluno pense em uma estratégia para resolver as operações durante dois minutos. Junte os alunos em duplas para que compartilhem suas resoluções e tentem elaborar outras. Circule pela sala e veja como estão trabalhando em duplas e trocando opiniões. Nesse momento, os alunos podem resolver da forma que acharem melhor: pelo algoritmo, decompondo, usando as propriedades, desenhos etc. Observe se há alguma em comum com as que serão apresentadas a seguir e aproveite a oportunidade para relacioná-la ao que será trabalhado na sequência da aula. Alguns alunos podem ir ao quadro para demonstrar e explicar como resolveram cada cálculo. Aproveite para fazer perguntas para relembrar as propriedades da adição, principalmente a comutativa e a associativa e a decomposição.
Propósito: Fazer um levantamento das estratégias que os alunos usam para efetuar adições.
Discussão com a turma:
- Como vocês conseguiram resolver as adições?
- Quem resolveu a adição sem armar o cálculo? Como fez?
- Vocês se lembram da propriedade comutativa da adição? Como usamos essa propriedade? Alguém usou?
- Vocês se lembram da propriedade associativa da adição? Como usamos essa propriedade? Alguém usou?
- Que outras formas podemos usar para resolver essas adições?
Resolução:
244 + 355 = 599
315 + 130 + 285 = 730
4 307 + 1 693 = 6000
Essa resolução é somente uma referência para o professor, a forma que os alunos irão calcular deve ser explorada durante a atividade.
Atividade principal
Título:
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Ampliar as estratégias usadas pelos alunos para calcular adições.
Orientação: Leia o problema com a turma, selecione e esclareça as informações principais do enunciado.
Discuta com a turma o significado da palavra meta. Se possível e/ou necessário, consulte o dicionário com as crianças. Uma vez esclarecido o significado da palavra, deixe que levantem hipóteses individualmente em relação às estratégias de resolução do problema. Incentive os alunos a utilizarem estratégias não convencionais. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Discuta com a turma:
- Qual a operação você acha que devemos utilizar para resolver o problema?
- Somente essa operação pode ser usada?
- Existem outras alternativas?
- Você consegue resolver essa operação sem “armar” o cálculo? Como podemos fazer isso?
- Você e sua dupla resolveram a operação da mesma forma? Como seu colega resolveu a operação?
- Vocês conseguiram chegar a um acordo para resolver a operação?
- Quem quer vir ao quadro para mostrar como resolveu?
- Explique para seus colega como você resolveu o problema.
- Você consegue explicar como seu colega resolveu o problema?
Materiais complementares
Atividade Principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Material complementar para o professor
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Ampliar as estratégias usadas pelos alunos para calcular adições.
Orientação: O uso do cálculo mental, da estimativa e o levantamento das hipóteses pessoais serão explorados amplamente. O momento de ouro destas atividades é a socialização dos procedimentos que os alunos usam/usaram para calcular. As crianças explicam qual foi o modo de pensar para resolver o exercício numa conversa coletiva, feita após a resolução de alguns exercícios. A turma pode optar ou não pela adoção de algum dos procedimentos que foram compartilhados, mas os analisarão, desenvolvendo a reflexão e a análise crítica. Leia e converse sobre os procedimentos usados pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como Maria resolveu os cálculos? E João?
- Que diferenças você observou nos procedimentos de cada um?
- Você acha que qual dois dois obteve mais dificuldade? Por quê?
- Você teria outra forma para sugerir que fosse mais fácil?
Durante as discussões, procure valorizar as tentativas realizadas pelos alunos, ainda que possam não ter tido sucesso na realização da atividade. Na medida em que for socializando as estratégias que deram certo, questione onde erraram e de que modo poderão proceder na próxima vez.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Ampliar as estratégias usadas pelos alunos para calcular adições.
Orientação: O uso do cálculo mental, da estimativa e o levantamento das hipóteses pessoais serão explorados amplamente. O momento de ouro destas atividades é a socialização dos procedimentos que os alunos usam/usaram para calcular. As crianças explicam qual foi o modo de pensar para resolver o exercício numa conversa coletiva, feita após a resolução de alguns exercícios. A turma pode optar ou não pela adoção de algum dos procedimentos que foram compartilhados, mas os analisarão, desenvolvendo a reflexão e a análise crítica. Leia e converse sobre os procedimentos usados pelos alunos.
Discuta com a turma:
- E agora, que método Beto usou? Explique para sua turma.
- Ele chegou no mesmo resultado?
- Que dificuldades ele pode ter tido?
- Você resolveria o problema assim como o Beto?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Retomar e organizar as estratégias usadas pelos alunos para calcular adições.
Orientação: Ler o slide com os alunos. Ao final da discussão, caso julgue oportuno, proponha a montagem de um pequeno cartaz que contenha algumas das estratégias de cálculo trabalhadas. Deixe-o afixado no mural da classe para que sirva de material de consulta durante as aulas.
Discuta com a turma:
- O que aprendemos hoje?
- As setas indicam vários caminhos, por que as setas foram usadas?
- Será que assim como as como as setas apontam para diversas direções, nós podemos usar várias estratégias de cálculo?
- Você teve alguma dificuldade em resolver a situação? Qual foi ela?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa atividade?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Propósito: Ampliar as estratégias usadas pelos alunos para calcular adições.
Orientação: Entregue a cada aluno a tirinha de papel com a atividade a ser feita e a instrução. Permita que resolvam a adição individualmente e circule pela classe verificando os procedimentos adotados, depois de 5 minutos promova a discussão e a correção coletiva permitindo que as crianças socializem suas soluções.
Propósito: Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de adição são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.
Discuta com a turma:
- Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de adicionar valores?
- Há uma forma mais prática de resolver adições?
Materiais complementares
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar